SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Um dia antes do PAS, especialistas recomendam relaxar

Para psicólogos, o momento é de relaxar, e não de assimilar conhecimento

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 27/11/2016 13:22

Mais de 11,5 mil estudantes participarão, neste domingo (27/11) da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB). Entre todos, o mesmo objetivo: ingressar em uma das maiores instituições de ensino superior do país. Os momentos anteriores à prova são tensos, porém, especialistas orientam que a melhor escolha agora é deixar os cadernos e livros de lado e relaxar. O Subprograma 2014 da seleção oferece 4.222 vagas distribuídas entre 99 cursos nos quatro câmpus. As oportunidades serão divididas para ingresso nos dois semestres letivos de 2017 — sendo 2.112 para o primeiro semestre e 2.110 para o segundo.

 

 

A busca por uma vaga no curso de medicina — o mais concorrido da UnB — fez com que Lucas Mendes, 18 anos, dedicasse o contraturno da escola para a preparação ao PAS. No período da tarde, ele fez um curso preparatório, no qual aprofundou os conteúdos do programa. “Eu busquei estudar as apostilas desenvolvidas pela escola com questões da UnB, a fim de acostumar com o que é pedido pela banca. Solucionei também questionamentos das provas anteriores. Como não fui bem na primeira etapa, esforcei-me na segunda para melhorar meu desempenho. Agora, nesta terceira, pretendo buscar o resultado ideal para classificação”, detalhou.

Na visão da psicóloga e orientadora vocacional Marília Pereira, este não é o momento propício para assimilar o conteúdo da prova. “O máximo que poderia ser feito era uma revisão ao longo da última semana de preparação”, destacou. A especialista explica que, nas horas anteriores ao exame, o aconselhável é relaxar, dormir bem e manter uma alimentação leve. Marília também alerta para o uso de medicamentos. “O calmante pode tirar a concentração. Somente seria adequada mediante um acompanhamento médico anterior. O remédio pode ter uma reação para cada pessoa”, explicou.

 

Perfil

O coordenador do Serviço de Orientação ao Vestibulando do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, Bruno Borges, explicou que, nas poucas horas que antecedem a avaliação, é recomendável que o candidato não tenha uma carga extraordinária de estudos. “Costumo dizer aos alunos que nenhum maratonista busca correr uma maratona na véspera da disputa oficial. O estudante deve respeitar o perfil dele. Se é mais estressado, não toque em nada e aproveite o momento com a família ou amigos para relaxar. Agora, se é mais ansioso e não aguenta ficar sem nenhum movimento anterior, a dica é que apenas fique restrito à matriz do PAS”, detalhou, referindo-se aos conteúdos de música, documentário e curtas.

O Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) é o responsável pela elaboração, aplicação e correção das provas. Em cada uma das três etapas do PAS, os candidatos são submetidos a uma prova de conhecimentos e a uma de redação. A primeira é dividida em duas partes: a de língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês, de acordo com a opção do estudante); e a de artes cênicas, artes visuais, biologia, filosofia, física, geografia, história, língua portuguesa, literaturas de língua portuguesa, matemática, música, química e sociologia.

 

Não se perca!

>> As provas começam às 13h e têm cinco horas de duração.


>> A orientação do Cespe é que o candidato compareça ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o início do processo.


>> Leve: caneta de tinta preta, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição e documento de identificação com foto — como Carteira de Identidade, Passaporte e Carteira Nacional de Habilitação.


>>
Alimentos (biscoito, chocolate, barra de cereal etc) e água devem ser levados em recipientes também de material transparente.


>> Livros, anotações, calculadora, telefone celular, pendrive, mp3 player ou qualquer equipamento eletrônico, relógio, óculos escuros, protetor auricular, chapéu, boné ou gorro, lápis, lapiseira, caneta marca-texto e borracha são itens que podem determinar a exclusão do candidato.

 

>> É preciso permanecer na sala, no mínimo, uma hora, sob pena de eliminação. Para levar o caderno de questões é necessário aguardar os últimos 15 minutos da avaliação.
>> As etapas do PAS 2 e PAS 1 ocorrerão em 3 e 4 de dezembro, respectivamente.  

 

publicidade

publicidade