SIGA O
Correio Braziliense

Gestão pública

MEC conquista sete prêmios em concurso promovido pela CGU

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 02/12/2016 19:07

O Ministério da Educação, representado por suas diversas instituições, conquistou sete prêmios na quarta edição do Concurso de Boas Práticas promovido anualmente pela Controladoria-Geral da União. Os projetos vencedores contemplam quatro das cinco categorias do concurso. A cerimônia de premiação será realizada no dia 9 próximo, quando será comemorado o Dia Internacional Contra a Corrupção.

 

No total, o concurso recebeu 43 inscrições de projetos desenvolvidos por órgãos e entidades do Poder Executivo federal sediados em todo o país. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) venceu na categoria Fortalecimento dos Controles Internos, pela modernização do processo de fiscalização das faturas dos agentes financeiros do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Na categoria Aprimoramento das Auditorias Internas, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) venceu pelas atividades de controle interno. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pelo programa de monitoramento das ações do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (Paint).

 

Os três vencedores da categoria Promoção de Transparência Ativa e/ou Passiva são supervisionados pelo MEC. A ferramenta criada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) para coletar dados acadêmicos dos seus estudantes teve destaque. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) venceu com a ferramenta de gestão da transparência e controle orçamentário do Centro de Educação da instituição gaúcha. Já o Instituto Federal de Brasília (IFB) ganhou com a ferramenta criada para divulgar informações sobre ensino, pesquisa, extensão e gestão.

 

A Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa) foi premiada na categoria Aprimoramento das Apurações Disciplinares e de Responsabilização de Entes Privados. A instituição desenvolveu ferramenta virtual para os servidores que atuam em comissões de sindicância e processos administrativo-disciplinares.

 

O concurso, que tem ainda a categoria Aprimoramento das Atividades de Ouvidoria, visa a estimular, reconhecer e premiar iniciativas que contribuam para a melhoria da gestão pública no Poder Executivo. A seleção das melhores práticas obedece a critérios previamente estabelecidos, tais como inovação, criatividade, simplicidade, utilidade, aplicabilidade e custo-benefício.

 

Portal MEC