Tema de redação da segunda etapa do PAS foi sobre sanidade e loucura

Em, no máximo 30 linhas, os inscritos tiveram de discorrer acerca de um diálogo descrito na obra "Alice no país das Maravilhas"

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 03/12/2016 18:28

A prova da segunda etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) movimentou estudantes brasilienses, na tarde deste sábado (3/12). Embasado por obras críticas e questões polêmicas, o teste surpreendeu, principalmente, com o tema da redação. Em, no máximo 30 linhas, os inscritos tiveram de discorrer acerca de um diálogo descrito na obra "Alice no país das Maravilhas". O trecho referia-se à linha entre a sanidade e a loucura.

Descreveu-se: "Mas não quero me meter com gente louca", Alice observou. "Oh! É inevitável. Somos todos loucos por aqui. Eu sou louco. Você é louca". Os discentes deveriam, então, argumentar à favor ou contra a afirmação do gato, considerando que a alegação se aplica aos seres humanos em geral. Como motivação havia, ainda, a obra O Alienista, de Machado de Assis.

O aspirante à psicólogo Vinicius Rodrigues, 16 anos, comemorou a temática. "É uma interpretação relativa ao curso no qual desejo ingressar. Toda ação pode ser vista de inúmeras formas. Não existe atitude certa ou errada. Não há pessoas loucas ou sãs. Depende de quem enxerga. A felicidade, às vezes, é julgada como loucura", defendeu. 

Além do tema da redação, os alunos ressaltaram itens do teste. No segmento de ciências humanas e linguagens, destacaram-se itens relativos ao machismo e à cultura. Na vertente de exatas, um item dissertativo da prova de física despertou o interesse dos discentes. 
 
Pleiteante do curso de Medicina, Maria Eduarda Campos, 15 anos, classificou a prova como fácil. Entretanto, a discente reverenciou itens da prova das áreas de física e química. "Havia uma questão em que deveríamos completar o reflexo de uma imagem no espelho, além de explicar pontos deste processo: como ficaria o ângulo, o tamanho, entre outros", conta. 

Em relação às questões da área de humanas, destacou-se o item relativo à peça Casa de Bonecas, do autor norueguês Henrik Ibsen, abordou o impacto da obra, que trata do machismo, durante o século 19. A importância da estética em manifestações, em outra vertente, foi abordada mediante embasamento na Dança do Coco, expressão artística popular típica do Nordeste brasileiro . 

O desempenho individual de cada estudante poderá ser conferido no site do Cespe, em maio de 2017. Amanhã é a vez dos alunos do primeiro ano do ensino médio realizarem o PAS. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h.