Local de prova do PAS antecipa abertura do portão por causa da chuva

No Colégio Leonardo da Vinci, sede de aplicação da primeira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS), receberá cerca de 2 mil estudantes do 1º ano do Ensino Médio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 04/12/2016 12:35 / atualizado em 04/12/2016 18:13

A chuva antecipou, em 10 minutos, a abertura dos portões no Colégio Leonardo da Vinci, sede de aplicação da primeira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS). A instituição de ensino receberá cerca de 2 mil estudantes do 1° ano do Ensino Médio.

Em frente ao colégio, o trânsito estende-se aos poucos e o fluxo dos carros é baixo. Para não correr riscos, a discente Amanda Tomás Ferreira, 15 anos, optou por sair cedo de casa. Ela chegou ao centro de ensino às 12h10. Postulante à uma vaga do curso de Direito da Universidade de Brasília (UnB), a aluna conta ter mantido um cronograma rígido de estudos ao longo do ano: revisou o conteúdo programático diariamente e resolveu todas as questões das últimas seis edições do PAS. 

Para este ano, a aposta da estudante é um teste com cunho, majoritariamente, social e interpretativo. "O molde da avaliação mudou. Percebi isso ao analisar o certame da segunda e terceira etapa de 2016. Estão mais preocupados em estimular nosso senso crítico, que nos robotizar com conceitos", aponta. 

Gabriela Silva Montalvão, 15 anos, também acredita que a prova priorizará aspectos sociais e culturais. De acordo com a estudante, a mudança nas vertentes entregues pelo PAS acompanha a transformação das instituições de ensino. "A maioria das escolas não força matérias específicas sobre os alunos. Hoje em dia, priorizam a abordagem política e humanitária. A avaliação deve seguir esse modelo, com itens sobre machismo, sustentabilidade, preconceitos, entre outros", comenta. Moradora do condomínio Entrelagos, situado próximo ao Itapoã, ela saiu de casa às 10h, para chegar antes da abertura dos portões. "É sempre melhor prevenir", pondera.
 
Os gabaritos oficiais preliminares da prova de conhecimento serão publicados em 7 de dezembro, às 19h. O resultado provisório dos itens do tipo D e da redação em língua português está previsto para ser divulgado em 22 de fevereiro de 2017. Já o desempenho individual de casa inscrito poderá ser conferido no site do Cespe, em maio de 2017. Hoje, 24.053 discentes do 1° ano do Ensino Médio realizam a avaliação.