Enem

Candidatos celebram tema da redação, que abordou o racismo no Brasil

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 04/12/2016 19:00

Neste domingo, 4, estudantes de 165 municípios brasileiros que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 tiveram que dissertar sobre Os Caminhos para Combater o Racismo no Brasil. Considerado fácil por grande parte dos candidatos, o tema da redação trouxe à tona uma discussão bastante abordada nas rodas de amigos. “É um tema fácil, todo mundo sabe falar um pouco sobre isso”, definiu o estudante Ednilson Alves Oliveira.

 

Esta é a segunda vez que o candidato realiza o exame. “Não sei se foi só impressão, mas achei que neste ano as provas estavam mais difíceis”, disse. Cursando o 3º ano do ensino médio, Ednilson pretende usar a nota para ingressar no curso de Educação Física.

 

A paratleta Jéssica Campos, de 23 anos, também gostou do tema da redação. “É um assunto fácil de falar, porque quando a gente já tem um conceito, ele se torna uma coisa óbvia”. Fazendo o Enem pela primeira vez, Jéssica considerou o exame mais fácil do que pensava.

“Por ser a primeira vez que eu estou fazendo, achei mais fácil do que as pessoas falam”, garantiu. “Claro que não vou dizer que acertei tudo, mas a gente coloca uma proporção tão maior na nossa cabeça, que acaba não sendo tão difícil como a gente imagina”.

 

Alan Pereira, aluno do 2º ano do Centro Educacional Gisno, em Brasília, achou a prova difícil, mas afirmou que estava preparado. “Eu tive muito tempo para estudar”, disse. Sobre a temática, o estudante aproveitou para levantar a bandeira da raça humana. “Para mim não tem essa, os seres humanos são todos iguais”.

 

Cerca de 277,6 mil candidatos estavam aptos a fazer as provas neste fim de semana. Eles tiveram o exame adiado devido à ocupação das instituições de ensino nas quais realizariam o Enem na data oficial de sua aplicação, dias 5 e 6 de novembro. Além da redação, neste domingo, 4, os candidatos fizeram provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

 

O gabarito oficial deverá ser divulgado na quarta-feira, 7, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado final do Enem está previsto para ser revelado no dia 19 de janeiro do próximo ano.

 

Portal MEC