SIGA O
Correio Braziliense

UnB abre 2.112 vagas para ingresso por meio da nota do Enem

Instituição lançou dois editais: um com 1.988 vagas para ingresso, por meio do Sisu, em 89 cursos; e outro com 124 vagas para nove cursos que exigem habilidades específicas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 06/01/2017 15:06 / atualizado em 10/01/2017 17:50

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 e quer estudar na Universidade de Brasília (UnB) deve ficar atento ao edital publicado pela instituição com relação ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 

A instituição oferecerá 1.988 vagas em 89 cursos presenciais para ingresso no primeiro semestre letivo de 2017. As inscrições deverão ser feitas pelo próprio sistema do Sisu - o cronograma de inscrições ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), que deve ser aberto a partir de 19 de janeiro. Para tanto, basta colocar a UnB como opção de instituição.

 

As notas mínimas exigidas nas disciplinas avaliadas no Enem são redação (400 pontos), matemática (350), linguagens (350), ciências humanas (350), ciências da natureza (350). Os pesos de cada matéria na nota final variam de acordo com o curso.

 

A relação dos candidatos selecionados em primeira chamada dever ser divulgada em16 de janeiro no site.

 

Entre as vagas ofertadas, cerca de 1.114 são para cotas - o que equivale a 56% do total. São 104 vagas reservadas a negros e 1.010 a alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas, divididas na seguinte proporção:

 

  • Candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita

Candidatos que  se  autodeclararam  pretos, pardos  ou indígenas  (PPI): 323 vagas
Candidatos que  não se autodeclararam  PPI: 198 vagas

  • Candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo  per capita

Candidatos que  se  autodeclararam  PPI: 312 vagas
Candidatos que  não se  autodeclararam  PPI: 177 vagas

Cursos com habilidades específicas

As vagas para nove cursos da UnB que exigem certificação de habilidades específicas para ingressos não serão ofertadas por meio do Sisu. A universidade lançou um vestibular à parte com essa finalidade que terá inscrições abertas de segunda-feira (9) a 12 de janeiro pelo site. Os interessados precisam ter sido aprovados na prova de habilidades específicas da instituição (os resultados da última do tipo fora publicados em dezembro).

 

São oferecidas 124 oportunidades para cursos diurnos (arquitetura e urbanismo - bacharelado / licenciatura; artes plásticas  - bacharelado / licenciatura; design - bacharelado; música - bacharelado; música - licenciatura) e noturnos (arquitetura e urbanismo; artes cênicas - licenciatura; música - licenciatura.

 

O edital estabelece notas mínimas com relação aos conteúdos cobrados no Enem: redação (400 pontos), matemática (350), linguagens (350), ciências humanas (350), ciências da natureza (350).

 

Do total, 74 vagas são para cotas (o que equivale a 59,67% do total): nove para negros e 65 para alunos que fizeram o ensino médio em escolas públicas. As cotas para alunos de escolas públicas se dividem na seguinte proporção:


  • Candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita

Candidatos que  se  autodeclararam  pretos, pardos  ou indígenas  (PPI): 25 vagas

Candidatos que  não se autodeclararam  PPI: 10 vagas

 

 

  • Candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita

Candidatos que  se  autodeclararam  PPI: 22 vagas
Candidatos que  não se  autodeclararam  PPI: 8 vagas

 

A relação dos candidatos selecionados em primeira chamada nos cursos que exigem habilidades específicas deve ser divulgada em16 de janeiro no site. A matrícula para aprovados em primeira chamada será em 20, 23 e 24 de janeiro, de acordo com o edital.

Dúvidas

Outras informações podem ser obtidas com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) por meio do site, do telefone (61) 3448-0100 ou presencialmente, na sede do Cespe, no Câmpus Darcy Ribeiro, de segunda a sexta, das 7h30 às 20h30.