Confira a lista de aprovados no PAS/UnB

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/01/2017 18:57 / atualizado em 10/01/2017 17:25

A Universidade de Brasília (UnB) liberou a lista de aprovados em primeira chamada na terceira etapa do subprograma 2014 do Programa de Avaliação Seriada (PAS). São 2.025 aprovados.

 

Confira a lista de aprovados pelo link.

 

 

 

A  listagem também foi disponibilizada fisicamente no câmpus Darcy Ribeiro da instituição, no Ceubinho e no Teatro de Arena. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe, antigo Cespe) também liberou a consulta ao espelho de desempenho de todos os candidatos.

 

Foram ofertadas 4.222 vagas nesta edição, e foram aprovados 2.025 candidatos para o primeiro semestre de 2017. Como, agora, o PAS seleciona candidatos para os dois semestres do ano, os selecionados para o segundo semestre serão convocados depois de todas as chamadas para o primeiro semestre.

 

Entre os aprovados, para o curso de matemática, está Heloísa Sérgio, 17 anos. Ela fez o ensino médio no Centro Educacional 3 do Guará, não fez cursinho e passou por cotas para negros. "Estou muito feliz. Na escola, falta incentivo dos professores. Por isso, eu me sinto ainda mais realizada por passar", diz a filha de uma desempregada e de um autônomo.

 

Os amigos Bernardo Guimarães e Diego Nardotto, ambos de 17 anos, estudaram no Centro Educacional Sigma e passaram para medicina. Filho de dentistas, Bernardo diz ter dedicado três anos da vida dele ao PAS. "Estou colhendo os frutos do quanto estudei. Eu me sinto recompensado", afirma. Filho de analistas de TI, Diego diz que a aprovação é a realização de um sonho. "Primeiro, eu achava que não ia conseguir, mas fui feito para a medicina", conta.

 

Letícia Campos, 17 anos, passou para ciências políticas por cotas de escolas públicas para pretos, pardos e indígenas. "Estou muito feliz. Não esperava, pois a prova estava muito difícil e eu não sabia se a minha nota seria boa. Passei para o curso que eu queria, estou sem palavras", conta a filha de uma esteticista e de um policial civil.

 

Matrículas
A Agenda do Calouro para o primeiro semestre de 2017 foi divulgada há pouco. Os aprovados devem se matricular em 3, 6 e 7 de fevereiro na UnB. Os locais e turnos de registro variam conforme o curso.


As aulas começam em 6 de março, mesmo dia em que está marcada a cerimônia de boas-vindas aos calouros, em dois horários: às 9h, no Centro Comunitário Athos Bulcão; e, às 19h, no Anfiteatro 9 do Instituto Central de Ciências (ICC), no câmpus Darcy Ribeiro.

Oportunidades

Nesta edição, foram ofertadas, em 99 cursos, 4.222 vagas, que são disputadas por 11.553 inscritos. A graduação com maior demanda é medicina, com concorrência média de 26,48 candidatos por vaga. As 40 oportunidades abertas são disputadas por 1.059 pessoas.
 
A demanda de medicina entre os que concorrem no sistema de cotas para negros é de 35,50; no sistema universal é de 58,83. Entre as cotas para alunos de escolas públicas, pessoas com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo e que são pretas, pardas ou indígenas (PPI) enfrentam demanda de 13 por vaga; os que não são PPI enfrentam demanda de 33. No grupo dos que tem renda familiar maior que 1,5 salário mínimo, a demanda para PPI é de 22; e para não as pessoas que não são PPI, de 67,75.
 
A demanda média para direito é de 12,82. Em seguida, está odontologia, com demanda média de 10,57. Psicologia vem logo atrás, com demanda média de 10,56.

 

* Estagiária sob supervisão de Ana Paula Lisboa