Candidatos da segunda aplicação do Enem 2016 não conseguem acessar o Sisu

As inscrições começaram à meia-noite desta terça-feira (24), mas esses candidatos continuam enfrentando problema para se inscreverem no sistema

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/01/2017 11:57 / atualizado em 24/01/2017 14:45

Twitter/Reprodução

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017 que permite acesso as instituições de ensino público por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 estão abertas até sexta-feira (27). O Sistema recebeu até às 13hs da terça-feira (24) 773.341 inscritos e 1.483.554 inscrições. Porém, os candidatos que fizeram o Exame na segunda aplicação, por conta das ocupações em escolas, não conseguem acessar o site do programa. Há uma grande revolta nas redes sociais, com alunos pedindo que o Ministério da Educação (MEC) resolva o problema. Veja o passo a passo de como se inscrever aqui.

 

Michelly Santana, 24 anos, tenta acessar o site, mas ao inserir o número de inscrição e senha do Enem 2016 uma mensagem de invalidez aparece. "Já troquei a senha várias vezes e mesmo assim continua a mesma coisa, mesmo os dados estando corretos", desabafa a candidata deseja cursar biblioteconomia na Universidade de Brasília (UnB). Michelly também teve dificuldades em acessar o resultado do Enem 2016, e só viu suas notas depois de mais de 24h em que foram liberadas. "Tenho tentado entrar no Sisu desde às 9h. Estou sendo prejudicada", conta triste.

 

Twitter/Reprodução

 

O problema também ocorre com Alexandre Castro, 17 anos. O mineiro tentou acessar o site logo quando as inscrições começaram, à meia-noite desta terça-feira (24), até às 3h, quando desistiu. Alexandre demorou cerca de 28 horas para acessar o resultado do Enem e, agora, enfrenta a mesma situação com o Sisu. "Me sinto bastante desrespeitado, porque o ministro prometeu isonomia. Mas começou com a nota atrasada e agora isso. O MEC nem dá atenção para a gente e ainda não reconheceu o problema", pontua o aluno que deseja ingressar no curso de direito ou letra na Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Twitter/Reprodução
 

 

Esclarecimentos

Em nota, a assessoria de imprensa do MEC informou que as dificuldades de acesso relatadas por candidatos, que prestaram o Enem em qualquer uma das aplicações, estão sendo sanadas. Além disso, o órgão afirmou que foram realizadas cerca de 100 mil mudanças de senha na base do Inep, e que as alterações impedem o acesso ao site do Sisu temporariamente. Cerca de 700 candidatos estavam registrados nas duas aplicações, com notas nas duas aplicações, mas a falha foi corrigida.

O MEC afirma que está trabalhando para identificar qualquer outra inconsistência e resolvê-la com a máxima brevidade, assegurando que não haverá prejuízo a nenhum candidato.

 

 

Oportunidades

São 238.397 vagas ofertadas em 131 instituições de ensino superior público. No Distrito Federal, são ofertadas 2.950 vagas na Universidade de Brasília (UnB), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e na Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs).

 

Na UnB, são 1.988 vagas, sendo 1.615 no câmpus Darcy Ribeiro, 140 no Gama, 85 em Planaltina e 148 na unidade de

Ceilândia. No IFB, são 802 oportunidades, sendo 162 no câmpus Taguatinga, 80 em Planaltina, 160 no Gama, 120 em Taguatinga Centro, 80 no Riacho Fundo, 120 em São Sebastião e 40 na unidade da Estrutural. A Escs oferta 160 vagas, 80 para enfermagem e 80 para medicina, na Asa Norte.

 

Prouni/Fies

 

O Programa Universidade para Todos (ProUni) passa a receber inscrições no período de 31 de janeiro a 3 de fevereiro. No caso do Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies), os candidatos poderão se inscrever de 7 a 10 de fevereiro. Por questões técnicas, segundo o Ministério da Educação, o início das inscrições do ProUni e do Fies sofreu ajuste de dia nas datas divulgadas anteriormente.

 

*Estagiária sob supervisão de Ana Sá