MEC divulga nomes dos aprovados em primeira chamada no Sisu 1º/2017

Matrículas deverão ser feitas entre 3 e 7 de fevereiro. Quem não passou agora ainda pode entrar em lista de espera e aproveitar oportunidades do ProUni e do Fies

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/01/2017 12:32 / atualizado em 31/01/2017 10:26

Depois de prorrogar as inscrições até o último domingo (29), o Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (30) os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2017, que selecionou estudantes para ocuparem vagas em cursos superiores em instituições de ensino públicas.

 

Confira as listas com os nomes de todos os aprovados nas instituições de ensino públicas do DF:

 

 

Os nomes dos aprovados em todo o país podem ser conferidos pelo site.

 

O programa levou em consideração as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. O critério mínimo para participação era não ter tirado zero na redação, mas cada faculdade podia estabelecer exigências adicionais.

Inscritos

Nesta edição, foram registradas 4.880.047 inscrições e computados 2.498.261 inscritos, já que cada pessoa podia escolher até duas opções de curso para concorrer.

Notas de corte

No Sisu, as notas de corte de cada curso de cada instituição são geradas de acordo com o sistema. O MEC ainda não liberou essas informações ao público.

Calendário

Os aprovados deverão fazer matrícula nas instituições de ensino entre sexta-feira (3) e 7 de fevereiro. Quem não passou pode solicitar participação na lista de espera entre esta segunda-feira (30) e 10 de fevereiro no site do Sisu, mas apenas para o curso que tiver marcado como primeira opção. Os estudantes da lista de espera serão convocados a partir de 16 de fevereiro.

Chances

Nesta edição, o programa, que permite o ingresso em cursos superior de instituições públicas de ensino em todo o país, ofertou 238.397 vagas em 131 estabelecimentos. No Distrito Federal, foram oferecidas 2.950 oportunidades: 1.988 em 89 na Universidade de Brasília (UnB), 802 em 18 cursos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e 160 em dois cursos na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).

Na UnB, as chances foram distribuídas na seguinte proporção: 1.615 no câmpus Darcy Ribeiro, 140 no Gama, 85 em Planaltina e 148 na unidade de Ceilândia. No IFB, foram 162 vagas no câmpus Taguatinga, 80 em Planaltina, 160 no Gama, 120 em Taguatinga Centro, 80 no Riacho Fundo, 120 em São Sebastião e 40 na unidade da Estrutural. Na ESCS, as oportunidades, todas para a Asa Norte, foram divididas entre os cursos de medicina (80) e enfermagem (80).

Matrículas no DF

Na UnB, para garantir a vaga, os aprovados no Sisu deverão se matricular entre sexta-feira (3) e 6 e 7 de fevereiro, como informado na Agenda do Calouro. Já o resultado da segunda chamada deve ser liberado em 15 de fevereiro. No IFB, a matrícula da primeira chamada também ocorre na sexta-feira (3) e em 6 e 7 de fevereiro. Já a convocação em segunda chamada está prevista para ocorrer em 20 de fevereiro; confira mais detalhes no edital. Na ESCS, a matrícula regular também será na sexta-feira (3) e em 6 e 7 de fevereiro, mas não há uma data definida para a convocação da segunda chamada, que deve seguir o cronograma do Sisu. Já a matrícula da segunda chamada está prevista para 21 e 22 de fevereiro, pessoalmente; confira detalhes no edital.

Vestibular com habilidades específicas da UnB

Nesta segunda-feira (30), a UnB também divulga, pelo site, o resultado do vestibular para cursos que exigem certificação de habilidade específica — no qual os candidatos também foram avaliados por meio da nota no Enem de 2016. Foram ofertadas 124 vagas em nove cursos. Os aprovados deverão fazer matrícula na sexta-feira (3) e em 6 e 7 de fevereiro, como orientado na Agenda do Calouro. Os nomes dos aprovados em segunda chamada devem ser divulgados em 15 de fevereiro. E esses devem se matricular entre 22 e 23 de fevereiro.

Outras oportunidades

Quem não passou no Sisu pode usar a nota do Enem para outras seleções: o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em faculdades particulares e cujas inscrições serão abertas na próxima terça-feira (31) e seguem até sexta-feira (3) pelo site pelo site; e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), focado em oferecer financiamento para quem quer cursar graduações particulares, que tem prazo de inscrições aberto entre 7 e 10 de fevereiro pelo site.