Enem 2017

Necessidade de atendimento especial deve ser comprovada

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/05/2017 18:45 / atualizado em 08/05/2017 21:12

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que precisam de atendimento específico devem informar a necessidade já no ato de inscrição. A comprovação tem que ser feita por meio de laudo médico, anexado ao sistema de inscrição nos formatos .pdf, .jpeg ou .png. O número do CID – sistema de classificação das doenças – também deverá ser comunicado. As inscrições devem ser feitas no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre as 10h desta segunda-feira, 8, e as 23h59 do dia 19 de maio.

 

O atendimento especial é concedido aos candidatos que comprovarem autismo, baixa visão, cegueira, deficiência física, intelectual ou mental, déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, deficiência auditiva, surdocegueira e visão monocular. A partir deste ano, também entram na lista outras enfermidades; por exemplo, participantes diabéticos que usam bomba de insulina. Gestantes, lactantes e idosos também têm direito a atendimento específico. No casos dos estudantes que necessitem realizar as provas nas dependências do hospital, é necessário apresentar a autorização hospitalar.

 

Surdos

Nesta edição, um novo recurso vai auxiliar participantes com surdez e deficiência auditiva: a prova em vídeo libras, ofertada em caráter experimental. Estes candidatos poderão selecionar apenas um tipo de recurso. Contudo, o sistema tradicional também será mantido. “A nossa expectativa é que num futuro próximo a gente possa substituir totalmente o auxílio do intérprete de libras por um processo automatizado”, afirma a diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice Santos.

 

Atualmente, o Inep coloca à disposição guia-intérprete, tradutor-intérprete de Libras, leitura labial, prova ampliada, prova em Braille, prova super ampliada, auxílio para leitura, auxílio para transcrição e diversos outros mecanismos para promover a acessibilidade.

 

Nome

Transexuais e travestis podem solicitar o tratamento pelo nome social. Esses participantes devem fazer a inscrição com o nome civil. Só depois, entre 29 de maio e 4 de junho, poderão solicitar, pela página do participante, o tratamento por nome social.

 

Alterações

Durante a inscrição, o candidato deve indicar a cidade onde quer realizar o exame, que pode ser diferente do endereço de contato indicado nos dados pessoais. Até o término das inscrições, em 19 de maio, é possível atualizar dados de contato, mudar o município escolhido para realização das provas e a opção de língua estrangeira, além de solicitar atendimento especializado ou específico. Terminado o prazo de inscrição, não é possível fazer qualquer alteração.

 

Aplicativo

Disponível desde a edição passada, o aplicativo Enem tem novidades em 2017, como uma seção de notícias e acesso liberado ao público geral. Isso permitirá que pais, professores e jornalistas acompanhem as áreas que não exigem login do participante. Outra novidade é a liberação dos espelhos de redação por meio da plataforma.

 

Para acessar, é necessário que o participante informe o CPF e a senha cadastrada no sistema de inscrição do Enem. O aplicativo é gratuito e tem como objetivo ajudar os participantes nas diversas fases do exame. A ferramenta pode ser acessada de celulares e tabletes e está disponível nas plataformas Android e iOS.

 

A recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é que os candidatos baixem o aplicativo diretamente do Google Play ou App Store e confirmem se o nome do desenvolvedor é o Inep. No ano passado, o aplicativo Enem teve quase 3 milhões de downloads, tornando-se o primeiro na categoria educação.

 

Página

Com novo layout e funcionalidades, a página eletrônica do Enem estará disponível para o participante em todos os momentos. Por isso, todas as informações importantes estão divididas em três etapas chamadas antes da prova, no dia da prova e depois da prova. Há ainda uma seção de perguntas frequentes.

 

Leia mais:
Inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio começam nesta segunda-feira, 8 
Cerca de 30 mil já se inscreveram para o Enem 2017 nesta segunda 
Exame Nacional do Ensino Médio tem mais de 300 mil inscritos

 

 

 

 

Portal MEC