SIGA O
Correio Braziliense

ProUni registra quase 308 mil candidatos inscritos

Pessoas que estudaram na rede pública ou foram bolsistas integrais de escolas particulares, e professores de educação básica podem concorrer às vagas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/06/2017 16:40

O Ministério da Educação (MEC) registrou, até às 13h desta quinta-feira (8), 307.668 estudantes inscritos no Programa Universidade para Todos (ProUni) e 593.691 inscrições — a diferença de númeors é devido a opção de cada candidato escolher dois cursos para concorrer.  O Programa recebe inscrições até sexta-feira (9) pelo site. Podem se candidatar  pessoas que estudaram na rede pública ou foram bolsistas integrais de escolas particulares, e professores da educação básica em escolas públicas; em todos os casos é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 com média mínima de 450 pontos e nota maior que zero na redação.



O candidato pode concorrer a uma bolsa integral se sua renda familiar bruta mensal per capita não exceder a 1,5 salário-mínimo. No caso da bolsa parcial, a renda familiar por pessoa não pode ser maior que três salários-mínimos.

 

Neste ano, o programa oferece 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior —  67.603 são integrais e 79.889, parciais.
 
Etapas
O processo seletivo será constituído de duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos pré-selecionados estarão disponíveis na página do ProUni na internet, que divulgará  a primeira chamada na próxima segunda-feira (12) e a segunda chamada, em 26 de junho.
 
O candidato selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de educação superior para a comprovação das informações prestadas e a eventual participação em processo seletivo próprio, quando for o caso, no período de 12 a 19 de junho, na primeira chamada; de 26 a 30 de junho, na segunda chamada.
 
Lista de espera
O candidato deverá manifestar interesse em participar da lista de espera na página do programa, entre 7 e 10 de julho. A relação estará disponível no sistema, para consulta pelas instituições de educação superior, em 13 de julho. O selecionado deverá comparecer à instituição e entregar a documentação no período de 17 a 18 de julho.