Encceja 2017 será aplicado no Brasil e no exterior

As provas ocorrerão em 10 de setembro no exterior e 8 de outubro no Brasil

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 26/06/2017 17:56

Após o Enem passar por mudanças, a função de reconhecimento do ensino médio voltou para o  Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Neste ano, as provas ocorrerão no Brasil e no exterior, tanto para o público regular quanto para o público privado de liberdade (PPL).

 
O Inep é responsável pela elaboração das provas, pela gestão da aplicação e da correção. O exame pode ser utilizado para duas finalidades: o certificado reconhecendo  que o candidato cumpriu na íntegra  todas as disciplinas curriculares do ensino fundamental ou médio e a declaração de proficiência, que é a certificação parcial que comprova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares (disciplinas) nas áreas avaliadas pelo Encceja. A emissão dos documentos certificadores é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação ou Instituição Educacional que firmar termo de adesão com o Inep.
 
Os testes são compostos por 30 itens do tipo múltipla escolha com quatro alternativas de resposta. Para as provas objetivas a nota mínima sugerida é de 100 pontos, o que representa em média 50% das habilidades que a prova de cada área. No caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física ou linguagens, códigos e suas tecnologias, o participante deverá adicionalmente obter proficiência na prova de Redação. A prova de redação distribui 10 pontos e a nota mínima sugerida pelo Inep é de cinco pontos.
 
CRONOGRAMA E lOCAIS DE pROVA
 
Encceja Nacional
Publicação do edital: 24 de julho
Inscrições: 7 a 18 de agosto
Aplicação: 8 de outubro
Locais de prova: Serão 564 locais distribuídos em todas as Unidades Federativas
 
Encceja Nacional PPL
Publicação do edital: 7 de agosto
Adesão das unidades: 14 a 25 de agosto
Inscrições: 21 de agosto a 1º de setembro
Aplicação: 24 e 25 de outubro
 
Encceja Exterior
Publicação do edital: 30 de junho
Inscrições: 3 a 17 de julho
Aplicação: 10 de setembro
Locais de prova: Estados Unidos (Boston e New York), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota), Holanda (Amsterdã)
 
Encceja Exterior PPL
Publicação do edital: 30 de junho
Inscrições: 3 a 17 de julho
Aplicação: 11 a 22 de setembro
Locais de prova: Guiana Francesa (Caiena) e Japão (Tóquio)