Enem

Folga na reta final para o Enem

postado em 15/10/2013 16:08
Até nove dias de descanso, em meio à cansativa rotina de estudos. Principalmente para os vestibulandos, a Semana do Saco Cheio é muito bem-vinda. Tempo de recarregar as baterias para encarar o Enem e para o PAS, conforme aconselham professores. Por isso, mesmo com o feriado de 12 de outubro caindo no sábado, algumas escolas do DF optaram por liberar os estudantes até a próxima segunda-feira. Outras só permitiram que eles ficassem sem aulas ontem e hoje e devem voltar às atividades amanhã.

Mesmo com o recesso e a recomendação de descanso, os professores alertam: os jovens que tentarão uma vaga no ensino superior não devem deixar de estudar pelo menos um período do dia. ;A falta de feriados no ano cansa mais o aluno, e o clima de Brasília não favorece. Temos também a preparação para o PAS, para o Enem, então é importante fazer essa parada, o aluno descansa;, comenta o coordenador de ensino médio do colégio Galois, Euclides Chacon. A escola deu a semana inteira para estudantes do ensino fundamental e para os do 1; e 2; ano do ensino médio. Os vestibulandos têm a opção de aparecer a partir de amanhã para um intensivo visando ao Enem, que será nos próximos dias 26 e 27.

O estudante Matheus Amaral, 17 anos, do 3; ano do Galois, vai para a aula amanhã, mas resolveu desacelerar o ritmo de estudos no feriado prolongado. ;Não quero me estressar, porque no dia da prova fica ruim. É bom tentar sempre dar uma descontraída, principalmente com o vestibular tão perto, porque aí não fico paranoico com a prova;, explica o jovem.
Por outro lado, a estudante do 2; ano do colégio Sigma Beatriz Abreu, 16 anos, está em uma maratona de estudos durante a Semana do Saco Cheio. Além de preocupada com a segunda etapa do PAS, ela ainda tem que melhorar as notas de matemática. ;Os professores orientaram que a gente não estudasse todos os dias, mas principalmente quem está precisando de nota deve se esforçar mais;, comenta.

O colégio de Beatriz retomará as aulas amanhã. O professor de redação da instituição Eli Guimarães diz que é bom o aluno ter um tempo de descanso, mas que não deve negligenciar totalmente os estudos. ;Pode diminuir o ritmo, ir ao cinema, mas não deve deixar de estudar. É bom escrever uma redação, fazer exercícios de alguma matéria que precisa dessa repetição para fixar o conteúdo. Abandonar, na reta final, pode comprometer o resultado nas provas;, alerta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação