Vestibular e PAS

Taxa de abstenção no vestibular da Unicamp ficou em 6,9%

postado em 11/11/2013 14:33

O número de candidatos que não compareceram para fazer o exame da primeira fase do Vestibular 2014 da Unicamp neste domingo (10/11) foi de 5.113 de um total de 73.818 inscritos. O número representa 6,9% de abstenção, revertendo uma tendência dos últimos anos com o aumento do índice. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) aplicou a prova em 18 cidades do Brasil, para o preenchimento de 3.460 vagas em 69 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp ).

Na primeira fase do Vestibular 2013, a abstenção foi de 7,6%; em 2012 foi de 7,4%; em 2011 6,9%; em 2010 5,3%. A Comvest vai divulgar o gabarito das questões amanhã (12/11) e a expectativa da banca de redação na quinta-feira (14/11), em sua página eletrônica na .

A prova da primeira fase teve duas partes: a redação, em que o candidato foi solicitado a produzir dois textos de gêneros diversos e de execução obrigatória, e a parte de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. O tempo máximo de prova foi de cinco horas. Tanto a prova quanto os índices de abstenção por cidade já estão disponíveis para consulta na mesma página.

Em Belo Horizonte, no Centro Universitário UNA (um dos dois locais de exame na cidade), a prova teve início mais tarde devido ao rompimento de um cabo da rede elétrica da rua, que interrompeu o fornecimento de energia elétrica. A interrupção no fornecimento ocorreu por volta das 12h50, ou seja, 10 minutos antes do fechamento dos portões e início da prova. A Comvest acionou imediatamente a CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais). Os candidatos também foram informados sobre o ocorrido imediatamente e orientados a aguardar. Tão logo o fornecimento foi reestabelecido, a prova teve início.

Os aprovados na primeira fase na primeira fase serão divulgados em 20 de dezembro, juntamente com os locais de prova da segunda fase, que serão aplicadas entre 12, 13 e 14 de janeiro de 2014. As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, serão feitas entre 20 e 24 de janeiro de 2014, em Campinas.

Segunda fase

Para a segunda fase, serão convocados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 550 pontos na primeira fase, em número mínimo de três e máximo de seis vezes o número de vagas do curso escolhido em primeira opção. Serão eliminados do vestibular os candidatos que obtiverem nota zero na parte de Redação ou na parte de Conhecimentos Gerais.

A Unicamp realiza as provas do Vestibular 2014 nas seguintes cidades: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação