Vestibular e PAS

Redação no vestibular da Unicamp traz gêneros cotidianos

postado em 12/11/2013 14:53
Um relatório e uma carta aberta foram os dois gêneros propostos aos candidatos da primeira fase do Vestibular Unicamp 2014 na prova de redação. A prova, aplicada neste domingo (10/11), teve ainda 48 questões de múltipla escolha em conhecimentos gerais. A expectativa da banca de redação deve ser divulgada nesta quinta-feira (14/11).

O gênero relatório deveria ser sobre as atividades feitas em uma oficina cultural e a carta aberta, um documento a ser divulgado nas redes sociais, reivindicando junto às autoridades melhorias da mobilidade urbana, um tema bastante em pauta na mídia no último ano.

[SAIBAMAIS]De acordo com o coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), professor Edmundo Capelas de Oliveira, estes gêneros precisam ser mais explorados pelas escolas. ;Os gêneros estão ligados as realidades com as quais as pessoas convivem, o relatório é um deles;, afirmou.

Outra característica da prova, ressaltada pelos coordenadores da Comvest foi a interdisciplinaridade. A questão de número 8, por exemplo, propunha um diálogo entre artes e história. Assim como a questão 9 abordava tema relacionado à filosofia, que vem sendo incluída no currículo do ensino médio.

O gabarito oficial da primeira fase do vestibular pode ser conferido . A lista de aprovados da primeira fase será divulgada em 20 de dezembro. A segunda fase ocorre em janeiro.

Sucesso

Edmundo Capela de Oliveira começou a entrevista dizendo que se pudesse resumir em uma palavra o Vestibular Unicamp 2014 a palavra seria ;sucesso;. Segundo ele, praticamente não houve i incidentes na aplicação das prova da primeira fase nas 18 cidades do Brasil. Mas em uma das escolas de Belo Horizonte houve o rompimento de um cabo da rede elétrica e os estudantes precisaram aguardar em sala a recuperação da energia e o início da prova.

O coordenador de pesquisa da Comvest, Jayme Vaz, ressaltou que houve queda no índice de abstenção de alunos em relação ao ano passado, revertendo uma tendência negativa dos últimos anos. Dos 73.818 candidatos, 68.705 compareceram às provas, o que representa um índice de abstenção de 6,93% contra 7,64% no Vestibular 2013.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação