Trabalho e Formacao

Como acertar na escolha

Existem profissionais frustrados no mercado de trabalho por ter cometido erro na hora de optar pela carreira. Para ajudar o jovem que está enfrentando esse dilema, especialistas recomendam o autoconhecimento

postado em 15/10/2012 09:49

Fabio Almeida Lopes percebeu que não seria feliz como diplomata nem como químico. A realização veio com a aprovação no concurso da Câmara dos DeputadosA carreira de diplomata parecia ser a ocupação ideal quando, aos 16 anos, Fabio Almeida Lopes iniciou a graduação em relações internacionais. Porém, ao terminar o curso três anos mais tarde e conhecer melhor a área, ele percebeu que não era esse o caminho que queria seguir. ;O que me desmotivou foi a característica da profissão, de mudanças constantes;, conta. A vontade de lecionar fez com que Fabio iniciasse a segunda graduação, em química. ;Era uma disciplina que eu gostava no ensino médio e eu tinha a pretensão de ser professor;, explica. Só que antes mesmo de terminar o curso ele decidiu fazer outra mudança na carreira: passou para o concurso da Câmara dos Deputados, onde trabalha como assessor de plenário desde 2002. Hoje com 33 anos, o servidor público acredita que finalmente encontrou a profissão certa.

Assim como ele, muitos jovens enfrentam questionamentos na hora de escolher a carreira. E não é para menos, afinal, o resultado dessa decisão terá impactos para o resto da vida. ;O que carateriza a fase adulta é quando a pessoa é responsável por si mesma. Então, a escolha da profissão é um aspecto fundamental dessa transição;, afirma a psicóloga Gisela Castanho. Para quem percebeu que fez a escolha errada depois de iniciar uma carreira, o processo de troca pode ser mais desgastante. A especialista sugere, no entanto, que o profissional mude os rumos o quanto antes caso sinta que realmente não gosta daquilo que faz. ;É uma decisão difícil, mas pode recompensar;, afirma.

O presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), José Roberto Marques, acredita que, hoje, a adaptação para a nova carreira não é tão complicada. Ele lembra que a mudança não precisa ser drástica, pode ser apenas uma questão de adaptar o aprendizado obtido na primeira graduação para a nova área escolhida. ;Hoje, existem muitos cursos e especializações rápidas;, diz. Foi o que fez o servidor público Fabio. Depois das duas graduações, ele cursou uma pós em processo legislativo para se adequar ao novo trabalho

A estudante Adrielle Beghini vai prestar vestibular este ano e ainda não decidiu se fará direito ou medicinaMaturidade
Fabio acredita que muitas das dúvidas que enfrentou e que os jovens enfrentam têm a ver com a escolha precoce da carreira e com expectativas que eles têm e que não correspondem à realidade da profissão. Quando tomou a decisão, ele sentiu falta de testes vocacionais, de conhecer profissionais que trabalham na área e as próprias universidade. Especialistas são unânimes em afirmar que o sucesso na escolha da carreira depende do autoconhecimento. ;Se o adolescente não souber quem ele é tem grandes chances de escolher errado;, defende a psicóloga Gisela Castanho.

Depois de elencar tudo aquilo o que gosta e o que tem facilidade em trabalhar, o profissional precisa conhecer os fatores externos que podem ter impacto nessa decisão. Conversar com profissionais que atuem na área e acompanhar a rotina deles é uma boa opção. Também é preciso levar em consideração a remuneração, sem deixar que esse seja o fator determinante da escolha. ;Todo mundo tem que ser independente e se manter, mas, se a pessoa não gostar do que faz, não vai dar certo. Ganhar bem é consequência de se dedicar.; Outra dica importante é conhecer a grade curricular do curso escolhido.

A estudante Adrielle Beghini, 18 anos, está passando por esse momento decisivo agora. Ela vai se inscrever nos primeiros vestibulares de 2013 da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) e está em dúvida entre dois cursos: direito e medicina. A jovem está tão perdida na escolha que em um momento tem quase certeza de que quer medicina e no minuto seguinte enfrenta a indecisão total. ;Ambos os cursos me atraem muito. Se eu for fazer direito, vou prestar concurso para delegada;, diz. ;Estou em dúvida entre dois cursos bem-vistos pela sociedade e rentáveis.; Para Adrielle, faltou direcionamento no ensino médio, o que dificulta ainda mais a escolha. ;É complicado, porque você vê a profissão muito superficialmente, vê as duas como se fossem mil maravilhas, e não é assim.;

Transição
O especialista em orientação educacional e vocacional Maurício Sampaio, autor do livro Escolha certa ; Como tomar a melhor decisão hoje para conquistar uma carreira de sucesso amanhã, diz que seu principal incentivo para escrever a obra foi justamente a dificuldade que os jovens enfrentam na transição entre a escola e o mundo acadêmico. Ele lembra que a escolha da carreira tem início na escola, onde deveriam estar sendo trabalhados os requisitos para a fase adulta. ;Deveria ter uma disciplina de orientação vocacional ou de projetos de vida;, afirma. Para ele, falta uma preparação do jovem em termos emocionais e sociais. Como consequência da escolha errada tomada nessa fase da vida, Sampaio destaca as doenças que são constantemente relacionados ao trabalho e que acometem, inclusive, grandes executivos e empresários, como estresse, depressão e síndrome de burnout ; tensão emocional relacionada ao desgaste sofrido no trabalho.

O livro do especialista inclui testes vocacionais (veja o quadro) para ajudar na escolha. Mas ele sugere que esses testes não sirvam como única forma de tomada de decisão. Os jovens precisam buscar também acompanhamento vocacional com um especialista. O presidente do IBC concorda que a orientação de coach, psicólogo ou terapeuta potencializa os resultados do processo de escolha. ;Toda vez que eu tenho uma pergunta ou um diálogo interno e eu não tenho a resposta, é hora de buscar ajuda de um especialista. Talvez ele consiga te levar a um ponto ao qual você não conseguiria chegar sozinho.;

Existem profissionais frustrados no mercado de trabalho por ter cometido erro na hora de optar pela carreira. Para ajudar o jovem que está enfrentando esse dilema, especialistas recomendam o autoconhecimentoEscolha certa ; Como tomar a melhor decisão hoje para conquistar uma carreira de sucesso amanhã
Autor: Maurício Sampaio
Páginas: 150
R$ 24,90
















Identifique seu perfil profissional

Em cada linha assinale a palavra que mais combina com você. Depois, some as marcações. Quanto mais próximo de 25, maior será a sua afinidade com o estilo profissional indicado.


Existem profissionais frustrados no mercado de trabalho por ter cometido erro na hora de optar pela carreira. Para ajudar o jovem que está enfrentando esse dilema, especialistas recomendam o autoconhecimento


Resultado

Criador
Para estas pessoas o mais importante é colocar suas idéias e opiniões sobre o mundo. Dão muita importância à estética, à criação, ás emoções. Gostam de criar em tudo que fazem e costumam não aderir a rotinas.

Profissões que mais se relacionam: Arquitetura e Urbanismo, Artes plástica, Artes Cênicas, Cinema e Vídeo, Dança, Decoração, Desenho Industrial, Design Gráfico e de Interiores, Fotografia, Jornalismo, Multimídia, Música, Moda, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV.

Planejador
Estas pessoas gostam de adquirir conhecimentos, preferem estar em ambientes investigativos, científicos, tecnológicos e de pesquisa. São pessoas muito críticas e independentes, preferem atividades de controle.

Profissões que mais se relacionam: Administração, Agronomia, Astronomia, Ciências aeronáutica, Ciências em Geral (Computação, Aeronáutica, Contábeis, Sociais e outras). Estatística, Farmácia e Bioquímica, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, História, Jornalismo, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Microbiologia, Música, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Psicologia, Pisicopedagogia, Química e Zootecnia.

Relacionador
Estas pessoas valorizam o contato com outras pessoas, curtem atividades que envolvam a resolução de problemas éticos e sociais, tem necessidade de contato com pessoas, de modo amigável, costuma ser cooperativo e proveitoso.

Profissões que mais se relacionam: Administração. Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Economia Doméstica, Educação, Educação Física, Enfermagem, Esporte, Exército, Filosofia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Fotografia, Geografia, História, Hotelaria, Jornalismo, Letras, Lingüística, Marinha, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Musicoterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Psicopedagogia, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Secretariado Executivo, Serviço Social, Sociologia, Teologia, Terapia Ocupacional e Turismo.

Executor
São pessoas empreendedoras, que gostam de dirigir, coordenar e supervisionar as atividades dos demais. Gostam de estar em empresas, no comércio, na industria. São pessoas ativas, aventureiras e gostam dos bons prazeres da vida material. No geral são otimistas, sociáveis e líderes.

Profissões que mais se relacionam: Administração, Agronomia, Audiovisual, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Cinema e Vídeo, Direito, Eng. Civil, Eng. de Aqüicultura, Eng. de Horticultura, Eng. de Pesca, Eng. de Produção, Esporte, História, Hotelaria, Multimídia, Produção Cultural, Produção Editorial, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Relações Internacionais, Relações Públicas, Secretariado Executivo, Turismo e Zootecnia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação