SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Investimento rentável

Abrir franquias ou microfranquias pode ser a solução para quem sonha em ter uma empresa no país. Especialista aconselha a escolher um estabelecimento já conhecido e respeitado, a fim de garantir mais segurança de retorno e sucesso em menor tempo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 27/10/2013 20:00

Alguns mitos sobre o mercado de franquias devem ser eliminados. Nem sempre o gasto inicial é alto ou distante da realidade do empresário. Cada empresa estabelece normas e requisitos — que devem ser cumpridos. Hoje, há muitas redes de franquias com investimento de até R$ 30 mil. As propostas podem parecer bastante tentadoras. “Quem investe deve pesquisar com outros franqueados da mesma rede para saber se o produto tem uma boa aceitação no mercado, se tem suporte técnico, o histórico da empresa e se estão satisfeitos com o investimento”, alerta a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Lucimar Santos.

A pesquisa realizada sobre a Sbarro fez com que Victor Augusto Lima trouxesse para Brasília a primeira unidade do Brasil da marca. Aberta há apenas dois meses, a Sbarro é a maior franquia de culinária italiana do mundo. Possui mais de 1.000 unidades distribuídas em mais de 45 países. A credibilidade conquistada no últimos 50 anos no mercado atraiu o empresário goiano. “A Sbarro tem cara de Brasil pelo fato de o brasileiro adorar pizza e culinária italiana”, conta Victor Augusto, sobre um dos atrativos que o motivou a investir na rede.

De acordo com o Sebrae, franquias no setor de alimentação e prestação de serviços são aqueles que mais crescem. De olho em parte desse mercado, João Márcio Moreira se profissionalizou e transformou sua empresa em franquia. Depois de adquirir experiência e firmar o nome da lavanderia BonaSecco no ramo, percebeu que era hora de expandir o negócio. Para isso, procurou ajuda de assessoria jurídica, do Sebrae, da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). A pesquisa extensa deu resultado. “Crescer é um objetivo permanente e a expansão da rede continua bem aquecida. O incremento do número de lojas franqueadas aconteceu no terceiro ano de atuação da marca”, conta o empresário

Lucimar Santos lembra que todo negócio pode virar franquia. “É necessário fazer um estudo das práticas da empresa para criar uma metodologia dos procedimentos”, afirma. O que determina o sucesso do empreendimento é a atuação do empresário. Mesmo com o apoio da empresa franqueadora com suporte, o esforço e a dedicação garantem o retorno do investimento. “Identifique o negócio em que pretende atuar e conheça suas particularidades e as dificuldades. Ter uma franquia ou empresa na qual não sente interesse em atuar é pior que ter um emprego indesejado”, analisa Victor Lima.

» Pequeno negócio

» O tempo médio de retorno do investimento na microfranquia está em média entre 18 e 24 meses, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), contra a média de 36 meses nos modelos tradicionais. As estimativas podem variar de acordo com uma série de aspectos.
» Evolução do Setor de Franquias 2002 – 2012
» O número de redes de franquias no setor de franchising brasileiro
cresceu 373%
» O faturamento do setor aumentou de R$ 28 bilhões para R$ 103, 292 bilhões

Fonte: Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Tags:

publicidade

publicidade