SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Negócios na vitrine

Faltam oito dias para o início da Semana Global do Empreendedorismo. Evento oferecerá apoio a empresários

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 11/11/2013 11:12 / atualizado em 11/11/2013 11:14

Ana Rayssa
O Brasil é o 4º maior país em número de empreendedores. De acordo com estimativas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), são aproximadamente 37 milhões de empresários brasileiros espalhados pelas cinco regiões. Para apoiá-los, de 18 a 24 de novembro ocorrerá a 3ª edição nacional da Semana Global do Empreendedorismo (SGE) — evento mundial organizado em 130 países. Com o tema “Se existe um sonho, existe um caminho”, a iniciativa deve reunir 2 milhões de pessoas, em mais de 4 mil projetos.
Para a coordenadora-geral da Semana, Marcella Barros, o evento intensifica as discussões sobre o empreendedorismo no Brasil. “A SGE reforça os debates sobre o assunto. É um momento importante porque estimula a troca de experiências e de conhecimento”, explica. Todos os cursos e palestras são gratuitos e abertos ao público (veja a programação).

Inspiração

Com o intuito de inspirar os empresários brasileiros e de proporcionar capacitação, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) promove, durante todo o mês de novembro, o Escolas Empreendedoras. A iniciativa, que fará parte das atividades da SGE 2013, foi idealizada pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior, e mobilizará milhares de jovens em palestras, painéis e prestação de consultorias. Segundo Marcus Barão, presidente da confederação, o projeto é um marco para o empreendedorismo no país. “Atualmente, o MEJ é uma das principais redes empreendedoras jovem no Brasil. Este ano, decidimos compartilhar o que temos aprendido ao longo do tempo e dar um retorno que gere impacto à sociedade”, comenta. Para Barão, as iniciativas da semana refletem o amadurecimento do ecossistema empreendedor nacional. “O empresário necessita desse ambiente de troca, e ações como essas surtem efeitos imediatos não só para o empreendedor como também para toda a economia do país”, defende.

Em Brasília, o Escolas Empreendedoras ganhará um evento específico, o Nação Empreendedora, promovido pela Federação das Empresas Juniores do Distrito Federal (Concentro). Entre 18 e 27 de novembro, inúmeros universitários se dedicarão a prestar consultorias para micro e pequenos empreendedores da região. “Os negócios selecionados terão a chance de receber orientações administrativas sobre comunicação, gestão de pessoas e desenvolvimento sustentável, por exemplo”, explica Rayane Melo, uma das organizadoras do evento.

Renata Motta, 20 anos, é estudante de economia da Universidade de Brasília (UnB) e voluntária no projeto. Ela acredita que essa é uma oportunidade de crescimento mútuo. “É uma ótima chance de ajudar empreendedores que já estão no mercado e colocar em prática meus conhecimentos”, comenta. A jovem, que reflete sobre a possibilidade de abrir um negócio próprio no futuro, lembra que o espírito empreendedor não se limita à gerência da organização. “É possível empreender em qualquer lugar, não só dentro da própria empresa. Em casa, no serviço público ou em projetos pessoais. Experimentar o empreendedorismo é uma chance única de crescimento.”


Por dentro da semana

A programação da semana em todo o país está disponível no site www.semanaglobal.org.br. Confira os eventos agendados em Brasília:

Eventos e palestras
Curso “Como gerenciar seu negócio”
Local: Sebrae, na 515 Norte
Data: de 18 a 22 de novembro, das 14h às 17h
Contato: claudiaa@df.sebrae.com.br
Curso com duração de 15 horas para orientar pessoas que desejam abrir o próprio negócio. O conteúdo inclui gestão de recursos humanos, de marketing e vendas e de compras

Como empreender direito
Local: Faculdade Aguanguera
Data: 25 de novembro, das 19h30 às 20h30
Contato: fabio.lucio@aedu.com
Ritos de cartório e escritório jurídico, processos rentáveis para manutenção do custo e projetos de curto a médio e longo prazo
para criação de um escritório
com atendimento a clientes
Pessoa Jurídica

DemoDay
Local: Livraria Cultura do Shopping Iguatemi
Data: 28 de novembro, das 19h à meia-noite
Contato: robertopantoja@outlook.com
Evento voltado para empreendedores digitais, que vão apresentar seus projetos para investidores locais

Curso “Técnicas de vendas”
Local: Sebrae, na  515 Norte
Data: de 25 a 29 de novembro, das 14h às 17h
Contato: claudiaa@df.sebrae.com.br
Curso com 15 horas de duração para empresários e profissionais de venda de micro e pequenas empresas. Entre os conteúdos, está a visão histórica da profissão de vendedor

Nação empreendedora
A iniciativa oferecerá consultorias gratuitas a empresas do DF

Calendário
Inscrições das empresas interessadas: até quarta-feira
Seleção: entre quarta-feira e domingo (17)
Consultorias: entre 18 e 27 e novembro
Encerramento: 29 de novembro

Como participar
» Os empresários deverão enviar
e-mail para nacaoempreendedora@ concentro.org.br até a próxima quarta-feira, informando o ramo de atuação e contatos. Em seguida, será feita a seleção.

» O encerramento, no dia 29, será aberto ao público, com palestras
e apresentação dos resultados. Inscrições pelo mesmo e-mail.
Tags:

publicidade

publicidade