SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

DNA inovador

Empresária investiu na área de tecnologia da informação e tem empresa que se mantém há 25 anos no mercado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 22/12/2013 10:48

Mariana Niederauer

Iano Andrade/CB/D.A Press
O que parecia um problema tornou-se uma oportunidade para a engenheira elétrica Suely Maria Silva. Ela foi demitida da companhia em que trabalhava na área de pesquisa e desenvolvimento e logo foi convidada a dar treinamento a uma equipe do Banco do Brasil. A partir daí, percebeu que poderia aproveitar as chances do setor pouco desenvolvido na capital e trouxe todo o know-how para o novo empreendimento, a Wise Indústria de Telecomunicações, que abriu as portas em 1988. Com o tempo, a empresa passou a focar na fabricação de equipamentos de teste para a área de comunicação de dados, como testadores de linha telefônica, e, hoje, é a única da América Latina. No início, apesar da experiência prática na área, ela buscou apoio para a área de gestão e para manter o negócio enquanto os principais produtos eram projetados. Foi aluna das primeiras turmas do curso Empretec — capacitação para empreendedores que usa metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) e, que no Brasil, é promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) — e recebeu apoio do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). A Wise ficou incubada no CDT pelos primeiros quatro anos, período em que a empresa conseguiu manter um quadro de profissionais desenvolvendo os softwares necessários para que o negócio deslanchasse. “Inicialmente, a maior dificuldade foi conseguir se manter até ter esse primeiro produto que gerasse dinheiro. Projetar um aparelho leva de um a dois anos e vendê-lo leva mais três”, afirma Suely. Capacitação Um dos segredos para o sucesso, segundo Suely, é estudar sempre. Durante os 25 anos de empresa, ela fez especializações em finanças, gestão estratégica, inovação, entre outras. Outro ponto que a empresária valoriza é a medição dos resultado. Por isso, a companhia adota o selo de qualidade ISO 9000 (veja o quadro). “O selo nos deu uma visão muito grande da empresa. Se você não mede os resultados, não sabe medir as falhas e os acertos”, explica. Este ano, a organização também implantou um plano de inovação e capacitou os funcionários seguindo o modelo da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), movimento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) que tem como objetivo incorporar e aprimorar a gestão da inovação nas empresas brasileiras. Foi desenvolvido um portal em que os colaboradores podem contribuir com ideias de melhorias para a organização. Suely lembra que a inovação se dá em três níveis, nos processos, na gestão e nos produtos, e que a motivação dos funcionários é essencial para manter o negócio produtivo. Além da participação por meio das sugestão no portal, os colaboradores recebem premiações, como participação no lucro gerado pela inovação que eles próprios criaram. “Essa não é uma função apenas do diretor ou do dono da empresa, é função de todos.” Hoje, ela tem uma equipe de confiança, com cerca de 50 funcionários, que permite que desenvolva outros projetos. “Para você caminhar, tem de estar ao lado de gestores e de pessoas com visão, que caminhem com você. Nesse ponto, eu não posso reclamar, tenho uma equipe boa que permite deixar a parte de gestão, de estruturação, de cuidado no dia a dia”, destaca. Mesmo assim, Suely está diariamente na empresa, para cuidar da parte administrativa, financeira e industrial. “Você tem pessoas que podem resolver até um limite, mas tem um ponto acima que só você resolve”, completa. Para o próximo ano, além do compromisso com a inovação, a empresária e os dois sócios pretendem ampliar a fábrica e tornar a produção mais rápida e eficiente. E essa é a sugestão de Suely para quem pretende empreender: não parar de inovar e estar sempre atento a novas chances. “Onde você estiver é preciso estar curioso às oportunidades, porque elas podem aparecer nos lugares que você menos espera”, resume. Qualidade assegurada O ISO 9000 é um selo internacional de qualidade que abrange vários aspectos do gerenciamento e oferece ferramentas para as companhias que querem ter certeza de que os produtos e serviços desenvolvidos atendem as expectativas dos consumidores e de que a qualidade está em melhoria constante. Todas as informações e manuais de uso do selo estão disponíveis para download gratuito no site em inglês www.iso.org/iso/iso_9000.
Tags:

publicidade

publicidade