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Negócio em alta

O setor de franquias cresce, em média, 10% ao ano e oferece oportunidades para quem quer correr menos riscos ao abrir uma loja. Antes de investir, é importante fazer uma autoavaliação e conhecer o mercado

postado em 10/02/2014 10:27
Ronan abriu a primeira franquia há quatro meses: o empreendimento formatado e a marca consolidada no mercado foram essenciais para a escolhaO setor de franquias cresce a cada ano no Brasil. Em 2012, o aumento foi de mais de 10% e a expectativa é de que se mantenha em 2013 ; os dados oficiais da Associação Brasileira de Franchising (ABF) serão divulgados no início do próximo mês. Para 2014, a expectativa de crescimento é de 14%, com faturamento de R$ 117 bilhões. Em Brasília, o cenário não é diferente. Considerado um dos mercados mais promissores do país, a capital é a quinta cidade com maior número de unidades instaladas, são 1.520 em operação, ainda de acordo com levantamento da ABF. Na primeira reportagem da série sobre franchising, o Correio mostra o perfil ideal para se abrir um negócio no setor e as principais obrigações de um franqueado.

O empreendimento formatado, com padrões predefinidos, faz do franchising uma opção mais segura para o investidor. ;Muitas pessoas que depois se especializam têm diferentes unidades de diversas redes;, observa o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, que também acredita no potencial do setor em Brasília. ;Esse mercado é um dos mais bem desenvolvidos no Brasil, porque tem inúmeros shoppings centers;, afirma. E as oportunidades de conhecê-lo melhor também estão aumentando. Hoje, termina a Brasília Expo Franquias, feira que apresenta diversas marcas e aguarda um público de cerca de 10 mil pessoas, inclusive de Mato Grosso, Tocantins e Minas Gerais. Além disso, ainda neste mês, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF) promoverá um evento para capacitar potenciais franqueados (leia Capacite-se).

Vantagens
Como o percentual de falência das franquias é mais baixo do que o de negócios tradicionais, o acesso a financiamento bancário é mais fácil e com juros mais baixos. Hoje, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste, BNDES, Bradesco, HSBC, Santander e Itaú têm linhas de crédito específicas, segundo a ABF. É importante, porém, que o empresário tenha de 50% a 60% de capital próprio para investir. Além disso, a compra dos produtos é mais barata porque é feita em rede, com os mesmos fornecedores, e é obrigação do franqueador dar suporte à unidade franqueada, o que inclui toda a organização do conhecimento, com acesso a treinamentos e a manuais.

No entanto, o franqueado precisa estar disposto a se dedicar. ;Se quer trabalhar menos, desista agora da franquia. É preciso estar preparado, inclusive, para trabalhar numa escala de horário complexa, se a loja for num shopping por exemplo;, lembra o especialista em varejo e em franchising Adir Ribeiro, sócio-fundador da consultoria Praxis Business. A habilidade de gestão de pessoas é outra característica que o especialista destaca como essencial no ramo. ;O franqueado tem que ser um bom gestor de negócio e com comportamento empreendedor. Ele recebe diretrizes e precisa que entregar a experiência para o cliente com muita excelência;, completa.

O especialista lembra ainda que, hoje, o processo de seleção do franqueado está ficando cada vez mais rigoroso e o nível dos candidatos têm melhorado. As marcas costumam mapear o perfil comportamental deles por meio de testes. Os potenciais franqueados enfrentam, por exemplo, a concorrência com quem já tem outras lojas da mesma rede. A dica para se destacar, segundo Ribeiro, é fazer um levantamento de informações e ter um profundo conhecimento sobre a marca, estudar o segmento e o mercado ; crescimento, público-alvo etc. ;As marcas mais conhecidas têm um volume muito grande de cadastros e há muita gente focada em comprar franquias;, lembra.

Ronan Rivadavia, 34 anos, abriu uma franquia da Cacau Show na Feira dos Importados há quatro meses, marca que tem 1.549 unidades no país. O suporte técnico e o acompanhamento oferecidos foram alguns dos fatores que mais influenciaram a decisão. Mesmo assim, não dispensou a pesquisa antes de investir. ;Já havia um ano que eu estava analisando o mercado de franquias. Como a marca está há um bom tempo no mercado, é um nome forte, comecei a estudá-la. Fui a uma reunião em que me mostraram os números e consultei outros franqueados;, conta.

O superintendente do Sebrae-DF, Valdir Oliveira, explica que o perfil para ser franqueado é o de um gestor, um administrador do negócio (faça o teste). Mesmo assim, ele lembra que nada impede que o empreendedor use a franquia como uma forma de se preparar para a abrir a própria empresa. ;Iniciar uma franquia não quer dizer que você vai ser um franqueado a vida toda. Esse tipo de negócio tem um limitador de ganho, porque você está se tornando um canal de distribuição daquele que é dono, mas é uma boa porta de experiência para entrar num negócio próprio;, afirma. Valdir Oliveira destaca que é possível abrir outras franquias ao longo do tempo ou, com a experiência, encontrar um produto adequado para determinado nicho de mercado e montar o próprio negócio.

Exigências
Apesar de ter várias facilidades com a abertura de uma franquia, o empresário precisa ter em mente que também deve cumprir uma série de obrigações, principalmente no início, quando as marcas costumam ser mais exigentes para garantir que o padrão de qualidade seja mantido e que o negócio prospere, já que o fechamento de uma franquia também compromete a imagem do franqueador. Claudia Bittencourt, diretora-geral do Grupo Bittencourt, que presta consultoria empresarial, lembra que o franqueado precisa ter em mente que está entrando num negócio estruturado, com regras predefinidas que ele precisa seguir. ;O empreendedor impulsivo vai ter dificuldades;, destaca. Também é obrigação do franqueado pagar uma taxa inicial de franquia e, mensalmente, uma quantia para o fundo de marketing e outra de royalties, além de participar dos eventos, convenções e programas de treinamento da marca.

Para avaliar o trabalho do franqueado, algumas franquias chegam a usar até mesmo o serviço de cliente oculto. José Worcman, sócio-diretor da On You, explica que esse serviço costuma variar de R$ 200 a R$ 450 por visita. ;Quando a empresa expande, precisa começar uma operação para ter supervisores de loja e ter certeza de que os padrões estão sendo mantidos;, relata. Esses clientes são treinados de acordo com o perfil do estabelecimento e observam atendimento, apresentação pessoal dos funcionários, limpeza, organização, técnicas de vendas, entre outros quesitos. Worcman lembra, no entanto, que o cliente oculto não é um espião: ;Isso tem de estar previsto em contrato. Muitos até dividem o custo entre franqueador e franqueado;.


Capacite-se
Brasília Expo Franquias 2014

Data: até hoje, das 10h às 18h
Local: Ala Oeste do Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Informações: www.brasiliaexpofranquias.com.br
Entrada gratuita (O credenciamento pode ser feito no local)
A feira contará com a participação dos departamentos de expansão de vários franqueadores, que vão apresentar as marcas ao público. Também estarão presentes representantes do Sebrae-DF, da ABF e de consultorias da área.

1; Encontro de Franquias do Sebrae-DF
Data: de 19 a 21 de fevereiro
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Informações: www.sebrae.com.br/uf/distrito-federal ou 0800-570-0800
Entrada gratuita
O visitantes terão acesso a todas as informações sobre franquias e poderão assistir a palestras, como a do técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, Bernardinho, que falará sobre motivação e formação de equipes.

O setor de franquias cresce, em média, 10% ao ano e oferece oportunidades para quem quer correr menos riscos ao abrir uma loja. Antes de investir, é importante fazer uma autoavaliação e conhecer o mercado

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