SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

EMPREENDEDORISMO »

Donos do próprio nariz

Terceira edição do Startup Weekend em Brasília abre portas para jovens que sonham em abrir um negócio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/02/2014 10:29 / atualizado em 17/02/2014 10:31

Antonio Cunha
Abandonar aquele emprego que só serve mesmo para pagar as contas no fim do mês e dedicar-se a projetos próprios é o sonho de muitos jovens empreendedores. Mas por onde começar? Uma boa estratégia para desenvolver o negócio é participar da terceira edição do Startup Weekend, que ocorre em Brasília de 21 a 23 de fevereiro. O evento já passou por mais de 500 cidades no mundo todo e formou mais de 600 companhias. Serão oferecidas 125 vagas para candidatos que queiram abrir a própria empresa. Quem garantir a inscrição participará de 54 horas intensas de reuniões com o intuito de debater e escolher as melhores soluções para cada empreendimento.

De acordo com o empreendedor e organizador do evento Carlos Bergfeld, o objetivo é fomentar e fortalecer o ecossistema de startups local. “Nosso intuito é formar empreendedores e fazer com que eles experimentem ferramentas que poderão ajudá-los nesse processo. Serão formados times e teremos mentores com vasta experiência para dar assistência aos iniciantes. Queremos que todos saiam com as mentes energizadas e com muita vontade de criar a própria empresa”, explica.

Mão na massa

No primeiro dia de evento, quem tiver alguma ideia de negócio terá um minuto para apresentá-la a todos os participantes, momento conhecido como pitch. As melhores ideias serão escolhidas, e assim começa uma competição entre os grupos para desenvolver inovações dentro do projeto. “Vamos fazer palestras motivadoras e atividades para mostrar o melhor caminho para cada time. Além disso, os mentores vão ouvir e passar dicas de situações que já viveram nas próprias empresas”, conta Carlos Bergfeld. No domingo, último dia do evento, um grupo de jurados vai escolher os melhores projetos, que ganharão prêmios, como assessoria jurídica e consultoria administrativa para que a ideia saia do papel.

O empresário Adriano Teles, 28 anos, participou do grupo que venceu a última edição do Startup Weekend Brasília, em fevereiro de 2013, e afirma que o melhor deste evento é permanecer inbox, ou seja, ficar concentrado durante 54 horas com tempo definido para a entrega das tarefas. “O ritmo de produção é muito intenso. Se todas as empresas tivessem alguns momentos de produção máxima assim, os resultados poderiam ser muito melhores”, diz. Ao lado de mais oito pessoas, Adriano montou o protótipo de empresa que ofereceria opções mais saudáveis para os lanches entre as refeições. “Participar de eventos assim é a melhor forma de criar uma rede de contato com pessoas competentes e de diferentes áreas”, conclui.

Já Marcela Moraes, 25 anos, recém-formada em desenho industrial, vai participar do evento este ano. Ela quer aproveitar a oportunidade para entrar no mundo empresarial. Marcela diz estar animada para debater a ideia. “Minha proposta é um projeto de design com viés social que busca alternativas para o não uso de trabalho escravo na produção. Se for escolhida, quero me reunir com pessoas com pontos de vista diferentes para ter diversas visões do negócio.”
O evento contará com mais de 15 mentores, entre eles fundadores de startups, CEOs de grandes empresas e empreendedores experientes. O fundador da HE Labs Rafael Lima virá do Rio de Janeiro para ministrar a palestra de abertura. Ele também será um dos mentores e pretende compartilhar o conhecimento dos 15 anos de experiência como programador e desenvolvedor de software. “Além da parte técnica na área de tecnologia, pretendo provocar o debate entre os grupos. Vou apontar pontos críticos para que eles identifiquem erros e, então, tentem buscar uma solução.”

Participe

Startup Weekend Brasília
Local: Sebrae — 605 Sul, Conjunto A
Data: 21 a 23 de fevereiro de 2014
Programação e inscrições: brasilia.startupweekend.org
Tags:

publicidade

publicidade