Trabalho e Formacao

Ministro da Saúde já está na Câmara para falar sobre o Mais Médicos

postado em 19/03/2014 16:33
Começou há pouco a audiência da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, para falar sobre o regime de contratação dos médicos cubanos pelo governo brasileiro no programa Mais Médicos. Além do programa, a reunião deve abordar também a transferência de recursos para os estados e a questão da saúde indígena.

Assista ao vivo.

No início da reunião, o presidente do colegiado, deputado Hugo Motta (PMDB-PB) agradeceu ao ministro por ter atendido ao convite com tanta rapidez. O convite para o comparecimento de Chioro, foi feito na semana passada a pedido do líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE).

O parlamentar quer informações sobre o Mais Médicos. Mendonça questiona a informação dada pelo ministro de que os contratos que viabilizaram a vinda de médicos cubanos, assinados por intermédio da Organização Panamericana de Saúde (Opas), eram idênticos aos firmados com 60 países outros, incluindo França, Chile e Itália.

;Contudo, na França os contratos são individualizados, os cubanos não participam de nenhum programa federal e possuem os mesmos direitos dos médicos franceses. No Chile, idem. E mais alarmante ainda: a Itália não contrata médicos cubanos;, afirma o líder.

Mendonça Filho afirma que o programa Mais Médicos já recrutou 6.658 profissionais do exterior. ;Destes, 80% são cubanos e recebem menos de 25% dos R$ 10 mil pagos como salário aos outros integrantes;, ressalta.

A audiência prossegue no plenário 9.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação