Trabalho e Formacao

Caiado acusa Ministério da Saúde de mentir sobre contratação de cubanos

postado em 19/03/2014 16:52
O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), que é um dos principais críticos do programa Mais Médicos, apresentou, há pouco, um vídeo da vinda do ex-ministro da Saúde, Alexandra Padilha, à Câmara em dezembro de 2013. Na ocasião, o ex-ministro afirmou que as prioridades do programa eram profissionais portugueses e espanhóis, quando, segundo o deputado, a ideia sempre foi trazer mesmo médicos cubanos.

Também de acordo com o parlamentar, países como França e Chile contratam os médicos cubanos diretamente, sem utilizar uma organização intermediária como a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Caiado também disse que a Itália, citada pelo ministério como contratante de médicos cubanos, negou que tenha qualquer profissional contratado por esse país.

Caiado questionou também qual a destinação dos recursos repassados pelo governo brasileiro pelos serviços dos médicos cubanos, já que, segundo ele, a destinação de grande parte desses recursos é desconhecida.

Ao citar dados do Jornal Nacional, o parlamentar disse que o único país citado pelo ministério que utilizou convênio com a Opas para contratar cubanos foi Portugal, que contratou apenas 40 profissionais. ;A própria Opas assumiu que o programa nos moldes do realizado no Brasil é inédito;, comentou.

O deputado criticou também o uso da organização como forma de burlar a legislação e os direitos trabalhistas. ;A Opas é ;gato;, é navio negreiro. Ela é uma forma de fugir da transparência;, acrescentou. Ele citou relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) apontando essa falta de transparência no contrato com o governo cubano.

Outro ponto abordado por Caiado foi a falta de infraestrutura. ;Entre o papel e a prática existe uma diferença enorme. Pelos dados do Siafi [Sistema Integrado de Administração Financeira], vocês construíram apenas 52% das unidades de saúde previstas para o ano passado;, afirmou.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participa de audiência da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para falar sobre o regime de contratação dos médicos cubanos pelo governo brasileiro no programa Mais Médicos.

A audiência prossegue no plenário 9.

Assista ao vivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação