SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

MERCADO »

Seu currículo na internet

Ter um portfólio na rede ajuda a ganhar vantagem na corrida pelo emprego. Conheça os principais sites para a criação desse tipo de conteúdo on-line e faça o seu

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 06/05/2014 14:00 / atualizado em 06/05/2014 10:02

Alice Souza

Debora Rosa

Não faz muito tempo, o profissional que quisesse se destacar precisava ter, no mínimo, um currículo elegante. Hoje, uma boa carta de apresentação já não é suficiente para que o candidato possa mostrar as habilidades e, com o avanço das novas tecnologias, as empresas começaram a buscar nos possíveis colaboradores mais que um diferencial.

Na hora de avaliar o comportamento, as redes sociais são o ambiente preferido das empresas, mas além de manter a boa aparência no perfil, ter um portfólio ou currículo digital é fundamental para quem deseja estar um passo à frente dos concorrentes na hora da seleção, especialmente para quem trabalha com imagem, texto ou som. Nesses casos, uma boa coleção de trabalhos disponível na internet pode ser o item que vai definir a corrida pela vaga.

Para a coordenadora da Unidade de Desenvolvimento de Talentos do Instituto Euvaldo Lodi, Ana Cláudia Mendonça, ainda existem empresas que utilizam o método tradicional de recrutamento, mas dependendo do nível no qual o candidato deseja se inserir no mercado, ele precisa ter um currículo digital disponível.

“Atualmente, mais de 700 empresas são cadastradas no IEL em todos os setores da economia. Nós quase não recebemos mais currículos físicos. Quem pretende conquistar uma vaga deve se cadastrar no site e preencher o formulário curricular disponível na internet”, diz Cláudia, que ainda orienta que quanto mais informações o candidato ofertar, melhor a chance de ser avaliado. “Desde o ano passado, trabalhamos nessa forma. A digitalização nem é mais uma tendência, já é uma realidade”, completa a coordenadora.

O diretor de Criação da Alliança Comunicação, Anderson Lima, destaca o portfólio como plataforma interativa. “O profissional que trabalha com criação pode realizar a melhor tarefa do mundo, mas pode não ter o que nós queremos, então o portfólio vai nos dar essa noção de saber qual é o diferencial do trabalho daquela pessoa”, diz Lima, que não exclui a importância de sempre manter atualizado o velho currículo.

“Embora na área de criatividade a indicação do profissional conte bastante, é interessante sabermos se aquela pessoa já teve experiência anterior em uma empresa de referência e se domina uma língua estrangeira. Outra ferramenta que uso bastante na hora da seleção são as redes sociais. Já deixei de contratar gente porque tinha alguma coisa que não era legal naquele perfil”, completa o diretor.

Sem pasta

Outra maneira de profissionalizar ainda mais o currículo é sempre manter um arquivo salvo no formato móvel. Hoje em dia, o mais simples editor de textos já disponibiliza a opção de o usuário transformar seu arquivo em Portable Document Format (PDF), rápido e mais leve de acessar em qualquer máquina. As próprias redes sociais voltadas para profissionais, como o LinkedIn, também já oferecem a alternativa de baixar o currículo em PDF.

A profissional de relações internacionais Lorena Cabral, 26 anos, passou por uma situação inusitada. “Uma vez, mandei o currículo para uma vaga de emprego e uma das pessoas que tinha me indicado disse que era deselegante mandar o currículo em PDF. Mesmo assim, continuo optando pelo formato, pois acho mais prático e também seguro de utilizar”, conta a profissional.

O profissional do século 21 necessita mostrar a qualidade das suas produções e, nesse aspecto, a internet atua como a ferramenta mais eficaz.

Tags:

publicidade

publicidade