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Passo fundamental

Para diminuir os riscos, não se deve subestimar a pesquisa de mercado, o que possibilita conhecer melhor o investimento.

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postado em 25/05/2014 10:33 / atualizado em 25/05/2014 10:35

Antonio Cunha
Abrir o próprio negócio sempre exige cautela na hora de analisar todos os riscos. Por isso, é fundamental realizar uma boa pesquisa de mercado. A maioria dos novos empresários pula essa etapa por desconhecer a importância dela para o sucesso do empreendimento. Às vezes, deixa o entusiasmo atropelar as fases que podem garantir a sobrevivência do investimento.


Os empresários Nicolas Fujimoto e Milton Santos antenados nas oportunidades do mercado idealizaram o restaurante DuoO. O empreendimento é inédito em Brasília. É o primeiro ponto a trazer a culinária funcional, que busca aproveitar ao máximo os alimentos. O preparo dos pratos inclui o que geralmente é descartado, como cascas, talos e sementes. Além do conceito novo na maneira de cozinhar, todos os pratos do cardápio estão livres de glúten.


“A ideia surgiu da procura crescente das pessoas por produtos relacionados à saúde. Notamos que, cada vez mais, buscam por uma boa alimentação, por atividades físicas e consumo consciente de alguns alimentos. Analisando isso por meio da gastronomia, percebemos que em Brasília não existia um lugar com o conceito do DuoO”, conta Minton.


É por meio da pesquisa de mercado que o empresário terá informações estratégicas sobre o ramo que pretende atuar. “É fundamental conhecer os dados do concorrente para ter noção de custos, quais os melhores fornecedores, quais devem ser as atividades de operacionalização e o perfil do cliente para adaptar o produto e a forma de atender as necessidades dele”, Antônio Filho, diretor superintendente do Sebrae DF.


Por ser um segmento muito novo, a pesquisa de mercado teve que ser adaptada. Estudaram qual seria a melhor localização para receber o conceito da culinária funcional. Mapearam também os concorrentes, mesmo sendo indiretos, para que entendessem melhor a linha de comunicação que seguem. Apesar de ainda estarem descobrindo o público-alvo, assumiram o risco por ser um investimento inovador. “O nosso objetivo é introduzir a alimentação saudável no cotidiano das pessoas”, afirma Fujimoto.


O próprio empresário pode realizar a pesquisa de mercado. Antônio acredita que a iniciativa é a melhor forma do empreendedor conhecer todas as esferas do negócio. Entretanto, aponta que dependendo do tamanho da empresa, será necessário procurar uma consultoria especializada para concretizar essa etapa. A complexidade da companhia poderá exigir metodologias apropriadas. Os resultados da análise podem alterar o plano de negócios para adaptá-lo às exigências do mercado.

» Etapas da pesquisa de mercado


» Definir o problema: o primeiro passo é elaborar quais as perguntas a pesquisa deve responder e o definir o público-alvo;

» Planejamento: não importa se o negócio é pequeno ou grande. A escolha incorreta do método pode inabilitar a aplicação da pesquisa e levar a interpretações erradas. É importante também definir o cronograma e a amostra;

» Investigação: hora de saber como o questionário será aplicado. É bom fazer um pequeno teste;

» Coleta: se a pesquisa for grande e for necessário contratar, é fundamental selecionar e treinar os entrevistadores. É nessa etapa que  a coleta de dados com o mercado acontece;

» Análise: realizar relatório de conclusão da pesquisa. Deve conter no arquivo as partes quantitativa, qualitativa e comparativa
dos resultados

 

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