Trabalho e Formacao

Chamando todos os Bons Velhinhos

Pode parecer um pouco cedo para o Natal, mas a festa já chegou para Papais Noéis e outros profissionais em recrutamentos de fim de ano Pode parecer um pouco cedo para o Natal, mas a festa já chegou para Papais Noéis e outros profissionais em recrutamentos de fim de ano

postado em 28/09/2014 13:08
Fernando Xavier, morador de Alexânia: Papai Noel há 14 anos no DF (Telmo Ximenes/Divulgação )
Fernando Xavier, morador de Alexânia: Papai Noel há 14 anos no DF


Nos centros comerciais, o clima natalino sempre aparece bem antes do 25 de dezembro. A partir de novembro, personagens como Papai Noel, Mamãe Noel, noeletes, duendes e ajudantes chegam a lojas e shopping centers com decoração composta por árvores enfeitadas e piscas-piscas. Pensando nisso, a temporada de recrutamento de profissionais que desejam trabalhar nas comemorações de fim de ano como personagens natalinos começa nesta semana.

É a primeira vez que o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista) está realizando esse tipo de seleção. De acordo com o presidente do sindicato, Edson de Castro, o serviço deve simplificar o contato entre lojistas e profissionais. ;Identificamos uma dificuldade do mercado em encontrar Papai Noel. Houve muita procura por parte dos lojistas no ano passado. Além disso, pessoas que querem trabalhar nessa função, muitas vezes, não sabem quem procurar, por isso, decidimos fazer a seleção;, diz.

Segundo o Sindivarejista, pelo menos 180 personagens natalinos são contratados pelo comércio do Distrito Federal todos os anos. O rendimento desses trabalhadores pode chegar até R$ 12 mil para aqueles que, além de trabalhar em shoppings, participam de festas e eventos. Na opinião de Wânia Cristina de Moraes, sócia-proprietária do Grupo Ciranda, empresa que recruta personagens natalinos há 30 anos, alguns requisitos são fundamentais aos candidatos. ;Primeiramente, buscamos atores que gostem de crianças. Eles também devem ser refinados, ter saúde e bons hábitos de higiene. Se a pessoa já se parecer com o personagem, com barba natural, barriguinha e olhos azuis, melhor ainda;, diz.

Veterano
Papai Noel experiente, Fernando Xavier, 58 anos, está há 14 anos no ramo. Para ele, o segredo do trabalho está na dedicação. ;É preciso ter caráter, personalidade, saber cumprir horários e lidar muito bem com crianças e idosos;, resume. O aposentado da Marinha mora em Alexânia (GO) e vem todos os anos para a capital passar cerca de 50 dias como Bom Velhinho em um grande shopping da cidade. ;Sempre espero esta época do ano com muita ansiedade; o trabalho é gratificante;, diz. Ser bom ouvinte também é uma característica importante para o trabalho. ;Ouvimos todo tipo de história na cadeira do Papai Noel. O que tem de psicóloga e assistente social por aí que diz que eu estou fazendo o trabalho delas não é brincadeira;, ri.

Participe das seleções
Grupo Ciranda

A partir de amanhã, o Grupo Ciranda recebe currículos com foto de candidatos a Papai Noel e a noeletes, as ajudantes do Bom Velhinho. Os interessados devem enviar e-mail para grupociranda@gmail.com. Quem for selecionado passará por treinamento para a função.

Sindivarejista
O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista) abre inscrições para Papai Noel, Mamãe Noel e duendes a partir da próxima terça-feira (30). Os candidatos devem enviar currículo e foto (caracterizado e de corpo inteiro) para curriculo@sindvarejista.com.br, com o assunto ;Papai Noel;. Os escolhidos receberão noções de postura, figurino e maquiagem num curso de um dia.

Personagens natalinos
180
contratados por ano no DF
R$ 12 mil
Rendimento máximo de Papai Noel em cerca de dois meses

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação