SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

INTERNET »

Dizem por aí...

Com a proposta de mostrar o que os funcionários acham da empresa onde trabalham, o site LoveMondays reúne mais de 3 mil resenhas sobre companhias de todo o mundo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 03/11/2014 10:19

Elisa Cabral: site ajudou a escolher a empresa onde trabalhar (Daniel Ferreira/CB/D.A Press ) 
Elisa Cabral: site ajudou a escolher a empresa onde trabalhar


Está pensando em trabalhar numa empresa, mas não sabe se é uma boa opção? Foi para sanar esse tipo de dúvida que a plataforma on-line LoveMondays foi criada em novembro do ano passado. Pautada em reunir resenhas e avaliações anônimas sobre empregadores, o portal visa operar como fonte de informação para quem almeja mudar de trabalho. A proposta ambiciosa e inovadora é de contribuir para a transparência sobre o ambiente profissional e as oportunidades de desenvolvimento dentro das empresas. O site da startup atualmente conta com cerca de 3 mil resenhas sobre mais de 1,5 mil companhias nacionais e internacionais.

Funcionários ressentidos podem até usar a plataforma para descarregar mágoas, mas o site não se limita a críticas: o espaço também é para elogios e recomendações. Além disso, as companhias também têm espaço na plataforma. “Elas podem falar sobre oportunidades de carreira, treinamento e benefícios”, esclarece a advogada Luciana Caletti, cofundadora e diretora executiva da LoveMondays. Segundo ela, a fonte de informação profissional mais útil está na empresa onde se deseja trabalhar. “É por meio do boca a boca que o interessado vai conseguir informações detalhadas acerca das companhias. No site, os candidatos podem investigar e descobrir se determinado empregador dispõe ou não do ambiente de trabalho esperado. Fatores como a cultura corporativa da companhia e progressões funcionais são discutidos.”

Segundo Luciana, a LoveMondays preza pela privacidade e pela segurança dos usuários. “Os interessados podem se cadastrar gratuitamente para avaliar as companhias, e todas as informações sobre eles são mantidas em sigilo. Todos os comentários passam por aprovação, e palavrões são sempre cortados”, informa. Ela acredita que, por conta disso, a credibilidade das resenhas é garantida. “Quando as pessoas se sentem seguras para falar o que pensam, tendem a ser mais sinceras em suas observações”, ressalta.

Experiência

Apesar de a sinceridade ser um ponto forte do site, Luciana observa que “o foco não é falar mal das empresas, mas compartilhar experiências.” A professora do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (ECO/UnB) Denise Imbriosi alerta que a ética profissional deve ser mantida nos comentários. “O mesmo cuidado que o funcionário precisa tomar ao comentar sobre o trabalho com colegas deve ser levada em consideração na internet, mesmo anonimamente. A plataforma visa à troca de informações e não deve ser usada a fim de prejudicar ninguém”, orienta. Denise Imbriosi acredita que plataformas como a LoveMondays tendem a beneficiar o mercado. “Com sites como Catho, LinkedIn e 99jobs, que oferecem serviços similares, o trabalhador pode pôr em perspectiva suas ambições no local onde deseja trabalhar. Ao conhecer bem o terreno, o funcionário poderá, desde o começo, saber sobre suas possibilidades e limitações dentro das companhias”, diz.

Para a professora, a troca de informações no âmbito profissional de forma anônima é uma alternativa àqueles que não dispõem de uma ampla rede de relacionamentos. “Em um mundo globalizado, com o tempo, acredito que esse tipo de negócio será a principal forma de networking entre trabalhadores. Empresas já utilizam métodos semelhantes há algum tempo para fechar negócios, e esse é um tipo de projeto que tende a se expandir”, comenta.

A visão do empregador
Renato Guedes, gerente de Recursos Humanos das lojas Riachuelo, acredita que sites como o LoveMondays são positivos já que aproximam os funcionários da empresa. “É interessante que esse tipo de informação esteja acessível. Colaboradores, junto dos clientes, são responsáveis pela construção de uma companhia. Ouvir o que eles têm a dizer é fundamental.” Segundo Renato, conhecer a opinião de outras pessoas sobre o ambiente onde se deseja trabalhar pode influenciar na tomada de decisão do candidato quanto aos rumos da vida profissional. “Assim ninguém é pego desprevenido. Por meio de treinamentos e dinâmicas de grupo, empresas estabelecem um grau de expectativas quanto ao trabalho que será prestado. Dando a mesma possibilidade ao colaborador, ele tem o poder de escolha para decidir se seu perfil se ajusta ou não ao perfil ou não à determinada empresa”, observa. A chance de a empresa ganhar má reputação não está entre as preocupações do gerente. “Isso não nos incomoda. A empresa tem recomendações mistas na plataforma, e o feedback dos colaboradores é importante.”

Escolha de carreira
Além de disponibilizar resenhas com avaliações funcionais, a plataforma permite que os interessados consultem gratuitamente se o salário de um funcionário é compatível com o de seus colegas de empresa e também com aqueles que possuem cargos similares em outras companhias. Os valores são preenchidos de forma colaborativa pelos usuários.

Elisa Cidreira, 23 anos, aderiu à plataforma recentemente. Segundo ela, serviços do tipo são especialmente úteis para quem está ingressando na vida profissional. “É importante para quem está começando saber a média salarial de quem já atua na área. Existem sindicatos e leis para isso, mas eu acho que um profissional qualificado deve sempre procurar um local de trabalho onde possa progredir”, diz.

Graças à plataforma, a nutricionista especializada em nutrição esportiva se sentiu apta a escolher como local de trabalho uma empresa voltada à suplementação esportiva. “Por meio do site, eu pude analisar as possibilidades. Há infinitas opções para a minha área e, com o site, consegui comparar e escolher melhor”, conclui.

Acesse
» www.lovemondays.com.br
Outros sites em que é possível descobrir mais sobre empresas
» linkedin.com
» catho.com.br
» 99jobs.com

Tags:

publicidade

publicidade