Trabalho e Formacao

Gestão de pessoas em pauta

Em dois dias, encontro reúne 500 profissionais da área de recursos humanos para discutir inovação, engajamento e criatividade

postado em 17/11/2014 10:07
Congresso agrupou estandes de diversas empresas no Parlamundi da Legião da Boa Vontade (Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Congresso agrupou estandes de diversas empresas no Parlamundi da Legião da Boa Vontade

As organizações são cada vez mais exigidas quanto à competitividade. Por isso, há necessidade de ter colaboradores criativos e bem entrosados para obter mais resultados
As organizações são cada vez mais exigidas quanto à competitividade. Por isso, há necessidade de ter colaboradores criativos e bem entrosados para obter mais resultados" Hélio Vasconcelos, presidente da ABRH-DF


Uma chance para conhecer e discutir as últimas tendências na gestão de pessoas com palestrantes e expositores de todo o país. Assim foi o 24; EncontraRH, congresso regional realizado nas últimas quarta e quinta-feira (12 e 13) em Brasília, no Parlamundi da Legião da Boa Vontade (LBV). Com o tema Inovação, engajamento e produtividade: desafios na gestão de pessoas, a edição desde ano reuniu cerca de 500 profissionais do setor de recursos humanos.
;É importante conhecer as políticas de RH de outras empresas para integrar com nossas próprias políticas;, diz a chefe de Recrutamento e Seleção do Sesc-DF Daiana Vasconcelos, 32 anos. A coordenadora de Gestão de Pessoas do Sesc-DF, Carolina Sampaio, 38, aprova o tema do evento deste ano. ;Quanto mais engajado está o colaborador, maior é a produtividade, então é importante buscar as tendências para melhorar esses aspectos;, avalia. A chefe de gabinete Claúdia Mineu, 42, participou de outras edições e elogia o evento. ;Percebi crescimento tanto na organização quanto nos palestrantes. Vim para assistir a todas as palestras e acho fundamental discutir esses temas porque, se o funcionário não está motivado, não há produtividade e sem inovação não tem como acompanhar o que está acontecendo no mercado ;, diz.
O EncontraRH é organizado pela seccional do Distrito Federal da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-DF). O presidente da associação, Hélio Vasconcelos, ressalta a importância do tema desta edição. ;Há cada vez mais exigência quanto à competitividade das organizações. Por isso, é necessário ter colaboradores criativos e bem entrosados para obter mais resultados. Em cima de cada um dos eixos ; inovação, engajamento e criatividade ;, buscamos palestrantes que trouxessem o que há de mais atual;, explica. ;Brasília é uma cidade onde há predominância de órgãos públicos, mas há também um empresariado que está crescendo. Por isso, é preciso promover discussões sobre temas que saiam da mesmice no RH;, disse Vasconcelos.
O coach de executivos Wanderlei Passarela foi um dos palestrantes desta edição. O tema de sua apresentação foi As sete atitudes para o desenvolvimento profissional. ;O primeiro ponto é encontrar sentido em experiências profissionais diárias e, a partir daí, desenvolver atitudes de autoconhecimento para encontrar a motivação;, afirma. ;A nossa visão é a de que cada um é responsável pela própria motivação. Vemos o gestor como um facilitador. Há ainda uma grande falácia no mundo corporativo que defende que o líder é alguém que implantará uma ferramenta para que todos trabalhem em conjunto pelo mesmo objetivo;, afirma. Vindo do Rio de Janeiro, está é a primeira vez que Passarela participa do encontro regional do Centro-Oeste. ;É um pouco difícil se autoavaliar, mas acho que a recepção do público foi positiva, e as perguntas foram bastante pertinentes;, opina. Participaram do evento nomes como Rogério Leme, diretor de Desenvolvimento Organizacional da ABRH-Nacional, Wagner Brunini, diretor de Planejamento da ABRH-Nacional, e Lívia Barbosa, consultora independente em antropologia empresarial e consumo. Entre os expositores presentes no evento, havia instituições de ensino, escolas de idiomas e empresas de consultoria de RH.

Prêmio

Além das palestras e da visitação a estandes, o evento contou também com uma premiação para iniciativas eficientes em gestão de pessoas. Neste ano, o grande vencedor do prêmio Ser Humano foi o laboratório Sabin. Com o trabalho Integrando equipes para formar equipes de alto desempenho, a companhia teve crescimento de 43% em sua força de trabalho. A ação incluiu dinâmicas em datas comemorativas. ;Em dias como a Páscoa, fizemos dinâmicas para diminuir conflitos e melhorar as relações pessoais. Já no Dia do Trabalho, falamos sobre os objetivos e sonhos de cada um. No Dia dos Namorados, o foco não foi a relação romântica, mas a declaração de amor à vida;, explica Marly Vidal, diretora-administrativa e de Pessoas do laboratório.
O segundo eixo da iniciativa do Sabin se chama Líder conectado, que faz com que os gestores ouçam os subordinados. ;Acreditamos que o papel da liderança é importante na integração da equipe. A intenção é criar um sentimento de família entre os colaboradores, inspirá-los a buscar seus sonhos e fazer com que essas pessoas pensem sobre quais são seus objetivos no trabalho e qual legado gostariam de deixar;, resume Marly.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação