SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

A importância da imagem profissional

Marketing pessoal assertivo é fundamental para alcançar fama e permanecer no topo. É o que aponta livro sobre gerenciamento da visibilidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 20/04/2015 10:32 / atualizado em 23/04/2015 09:17

Minervino Junior/CB/D.A Press
Dinheiro, reconhecimento e glamour são características geralmente atribuídas a pessoas famosas, mas, dificilmente, se leva em consideração o esforço empenhado para alcançar esse status. Talento e sorte apenas não bastam. Para abrir caminho rumo ao topo, árduo trabalho e longa jornada em marketing pessoal são essenciais. Esse é o tema do livro Profissão: famoso — como gerenciar imagens de sucesso, escrito pela palestrante de construção e projeção de imagem profissional e publicitária Karla Ikeda, 27 anos.

“Em um universo on-line de constante vigilância nas redes sociais e outras ferramentas de comunicação, o gerenciamento de imagem torna-se fundamental para fortalecer marcas”, declara a autora paulista. No livro, Karla apresenta uma série de dicas sobre o que fazer, ou não, para ter uma imagem de sucesso, se destacar e se manter na mídia, além de trazer conceitos sobre termos próprios do showbiz e do mundo do marketing.

Direcionado a aspirantes a celebridades e profissionais cuja responsabilidade é cuidar da imagem de personalidades, como assessores, o livro ensina como aproveitar oportunidades e busca fazer o leitor entender que tudo pode afetar esse processo: a forma de se vestir, as atitudes tomadas e até mesmo as pessoas com que ele convive. “Fama é visibilidade e uma exposição saudável de você mesmo. É preciso ter cuidado com a imagem e se colocar no mercado com sinceridade, para não se trair tentando expressar algo que não é real.”

A obra surgiu da própria necessidade de material sobre a área. “Quando trabalhei na assessoria de comunicação do Jeito Moleque, procurei estudar estratégias voltadas especificamente para esse meio. Vi que havia pouco material de estudo e que tudo era adaptado do meio empresarial para o artístico”, revela.

Visibilidade
Marcelo Minutti, especialista em reputação e inovação, aponta que, num mercado de trabalho competitivo, se você não tem visibilidade, não vem à mente dos outros quando as oportunidades aparecem. Esse é o principal objetivo do marketing pessoal: ser lembrado. Segundo ele, imagem é poder: se o profissional conta com uma imagem positiva, ganha mais espaço para permitir que seus objetivos se realizem. “Não adianta apenas ser popular. Você pode ganhar um concurso de marchinhas de carnaval e ficar famoso, mas isso não contribui para a sua missão. É preciso construir uma imagem adequada a suas metas”, explica.

Com 17 anos de carreira, os 10 integrantes da banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju cuidam da própria imagem sozinhos, com base na intuição e em experiências mal-sucedidas com profissionais de assessoria. Esdras Nogueira, saxofonista barítono da banda, 35 anos, conta que matérias em capas de revista e música em novela (como Araguaia, da Rede Globo, exibida até 2011) geram visibilidade e despertam o interesse de um novo público pelo trabalho. “Cometemos muitos erros e procuramos aprender com isso. Um exemplo é quando fizemos uma brincadeira durante uma entrevista e dissemos que o nome da banda se devia à Revolta do Acaju (que, na verdade, nunca existiu) e fomos duramente criticados. Fizemos uma carta de esclarecimento ao público sobre o assunto, e no fim, recebemos apoio da classe artística e do próprio público”, conta.

Aspirante
Atriz emergente, Kelly Costty, 25 anos, faz trabalhos para companhias de teatro na cidade e frequentou um curso de gestão pessoal para artistas. Como atua em peças para o público infantil e adulto, a jovem tem muito cuidado com os conteúdos que divulga nas redes sociais. Ela acredita que saber se autopromover é fundamental para atuar no ramo. “A imagem é a porta de entrada principal.” Além de cuidar da marca pessoal, Kelly ressalta a importância de desenvolver o networking. “Todos os trabalhos grandes que consegui, eu devo a contatos da graduação em artes cênicas na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes”, disse.

 

 


Leia

Profissão: famoso — como gerenciar imagens de sucesso
Karla Ikeda
E-papers
124 páginas
R$ 24 (versão impressa) / R$ 12 (versão digital)

publicidade

publicidade