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PERFIS de sucesso CARLO ALESSANDRO BENJAMIN E THIAGO CASTRO »

Dois sócios, quatro negócios

Depois de abrirem restaurante, amigos compraram duas casas e fundaram uma loja de cervejas importadas

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postado em 03/05/2015 14:21 / atualizado em 04/05/2015 09:44

Ana Paula Lisboa

Ana Rayssa
Com mais de 15 anos de amizade, o produtor de eventos Carlo Alessandro Benjamin, 42 anos, e o chef Thiago Castro, 34, resolveram unir habilidades para montar um negócio juntos há quase três anos. O primeiro fruto da união é o restaurante e bar-lounge Dois Quatro Dois Gourmet, localizado na 404 Sul. O nome e a proposta da casa homenageiam a capital federal. “242 é um dos primeiros prefixos de telefone da Asa Sul, e tudo aqui é baseado nisso: temos fotos do início de Brasília e vários pratos fazem referência a pontos da cidade”, explica Alesandro. “O Filé Três Poderes e o Picadinho JK, por exemplo, fazem muito sucesso”, revela Thiago.

De segunda a sexta-feira, o local recebe de 70 a 100 pessoas por dia no almoço, a maior parte formada por trabalhadores interessados nas diversas possibilidades de combinações dos pratos executivos do local. No sábado, o bufê de feijoada faz sucesso no horário. À noite, o movimento aumenta, e o Dois Quatro Dois recebe de 120 a 150 pessoas diariamente. Na quinta, o som é rock e, na sexta, house music. “É muito comum o pessoal vir comemorar aniversário aqui, e o público é bem diversificado. Mesmo tendo DJs tocando, não perdemos o clima de restaurante”, revela Alessandro. Além dos pratos elaborados por Thiago, 17 rótulos de cervejas especiais são atrativos do local.

A dupla está satisfeita com o movimento, mas nem sempre foi assim. “Começamos na 311 Sul, que não tem movimento para restaurante. Foi um erro de ponto. Em agosto do ano passado, mudamos para a 404 Sul, a quadra em que todo restaurante quer estar”, comemora Alessandro. A mudança trouxe resultados positivos, mas, por causa dela, os dois precisaram fazer duas reformas. “Os gastos estão começando a se pagar agora.”

Novos horizontes

Apesar de estarem satisfeitos com o estabelecimento, a dupla não pensa pequeno e, agora, comanda outros três negócios: com outro sócio, os dois são donos do Posto 6, loja de conveniência especializada em cervejas importadas, localizada na 206 Sul; em dezembro de 2014, compraram o Gazebo, restaurante no Lago Sul; e, há 40 dias, adquiriram o Francisco, do Metropolitan Hotel. A trajetória diversificada de Thiago permitiu a criação de pratos diferentes e saborosos específicos para cada casa. “Acumulei experiências em vários estabelecimentos, como Dudu Camargo, Outback, Striker, Carpe Diem, Primeiro Cozinha de Bar”, revela. “O Gazebro é cinco estrelas, o Francisco é para o hotel e eventos, e o Dois Quatro Dois é um bar-lounge. São áreas diferentes, mas conseguimos nos adaptar aos três. Preferimos um cardápio mais sucinto para trabalhar com qualidade e oferecer tudo fresquinho”, garante. Apesar de terem expandido os horizontes, o foco dos sócios continua sendo o Dois Quatro Dois. “É a menina dos nossos olhos. É aqui que os clientes sabem quem somos, é onde mais ficamos”, observa Thiago. No entanto, a rotina precisou ser remodelada com os novos estabelecimentos. “Passo nas três casas todos os dias e me divido para dar conta de tudo”, conta Thiago. No Gazebo, a dupla recebe de 500 a 800 pessoas por semana. No total, são 70 funcionários nas três casas. “É muito imposto, muita burocracia, e os aluguéis são caros. Há muitas dificuldades, mas as maiores são a falta de qualificação da mão de obra e a rotatividade”, diz Alessandro.

Carga pesada

Vida de empresário não é moleza. Thiago e Carlo Alessandro chegam a trabalhar 17 horas por dia para darem conta de tudo. Às 7h30, Thiago está na Ceasa para escolher pessoalmente frutas e verduras. “Vale a pena, porque é o que realmente gostamos de fazer”, explica Thiago. Com tanto trabalho, se os dois não estivessem em sintonia, não conseguiriam alcançar o sucesso. “Todos os sócios discutem, mas, como nos conhecemos há muitos anos, temos confiança um no outro e estamos sintonizados pelo bem do negócio”, revela Thiago. A segmentação também é importante. Por ser dono de uma produtora de eventos há 25 anos, Carlo Alessandro consegue atrair público para as casas abertas e aplica a experiência com administração e finanças nos negócios, enquanto Thiago se ocupa do cardápio. “Eu cuido da gestão, e ele da comida. Eu posso dar um pitaco ou outro no sabor dos pratos, mas não vou ali na cozinha dizer como deve ser feito. Essa divisão ajuda”, observa Carlo Alessandro.

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