SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

EMPREENDEDORISMO »

Pelo talento das novas gerações

Neste fim de semana, jovens se juntam para dar o pontapé inicial nas próprias empresas no Startup Weekend. Resultado da competição será anunciado hoje

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/05/2015 13:57 / atualizado em 24/05/2015 14:02

Tatyane Mendes
A quarta edição do Startup Weekend chegou a Brasília na sexta-feira (22) e continua até hoje. É uma chance para interessados em abrir um negócio do tipo e para investidores encontrarem ideias com potencial de sucesso. No evento, os participantes experimentam ferramentas e metodologias, podem desenvolver uma mentalidade empreendedora e encontrar parceiros para executar projetos. Além de assistir a palestras, a proposta é que os presentes participem de uma competição: os concorrentes terão a oportunidade de construir um modelo de negócios, desde a fase da ideia até o uso por clientes reais. As equipes serão expostas a uma banca de jurados, que anunciará as quatro melhores ideias hoje, às 19h30, na sede nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Mais de 13 mil empreendimentos foram criados a partir de ideias sugeridas em edições independentes do evento, realizadas em mais de 700 cidades, em cerca de 100 países, desde 2007. O primeiro encontro do tipo ocorreu no Colorado, nos EUA, e o modelo se replicou pelo mundo. Brunella Biancucci, 19 anos, cursa o 5º semestre de design na Universidade de Brasília (UnB) e participará pela primeira vez. “É uma oportunidade de acumular aprendizado e trocar conhecimento com gente de várias áreas.” A jovem pretende abrir uma empresa, mas ainda não tem certeza do ramo e sabe que desenvolver um perfil empreendedor é importante até mesmo para trabalhar como funcionária. “É muito rico para quem contrata por causa da mentalidade de ver que algo está errado e querer mudar e avançar”, percebe. A expectativa pelo resultado da competição é grande. “É intenso e cansativo, as pessoas ficam meio loucas com o passar do evento, porque não há como se desligar disso.”

 

Ana Rayssa
 

Celeiro de ideias
A vontade de abrir o próprio negócio é o terceiro maior sonho dos brasileiros, atrás apenas de comprar a casa própria e de viajar pelo Brasil. De cada 10 pessoas de 18 a 64 anos, três têm uma empresa ou estão envolvidas com a criação de uma. Não é à toa que a taxa de empreendedorismo no Brasil saltou de 23% em 2004 para 34,5% em 2014, de acordo com pesquisa do Sebrae divulgada no fim de abril. Uma das formas de realizar esse sonho é abrir uma startup. O termo pode ser definido como uma empresa inovadora em período inicial e com custos de manutenção baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros. Letícia Spinardi, 28 anos, coordenadora da Mega Sistemas Corporativos, empresa de apoio à gestão de startups, acredita que o crescimento desse tipo de negócio é reflexo do talento das novas gerações. “Percebemos uma juventude cada vez mais dinâmica e com ideias inovadoras”, comenta. Na hora de empreender, apenas criatividade não basta. Buscar conhecimento e formar parcerias é essencial, por isso é tão importante participar de eventos como o Startup Weekend. “Os jovens, geralmente, têm uma boa ideia, mas não sabem como direcioná-la ou não têm conhecimento para fazer o projeto virar realidade. A partir desse apoio, é possível gerar uma solução prática”, afirma.


Participe!
O Startup Weekend continua hoje, das 8h às 12h e das 14h às 20h30, na sede nacional do Sebrae, na 605 Sul. Quem quiser acompanhar pode entrar de graça. Para participar da competição, o valor da entrada é de R$ 210. Informações: 8133-8899 / brasilia.startupweekend.org.
 

publicidade

publicidade