SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Mais Médicos

Sétima viagem do Grupo de Supervisão será na região Norte

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/11/2015 11:30

Portal MEC

O Ministério da Educação iniciou nesta segunda-feira, 9, a sétima viagem do Grupo Especial de Supervisão do programa Mais Médicos, que faz a supervisão pedagógica dos profissionais que atuam em locais de difícil acesso na região Norte do país. A equipe é formada por médicos da área de saúde coletiva, medicina de família e comunidade ou da área de clínica médica, vinculados a instituições que aderiram ao programa, e fará o acompanhamento nos estados do Pará, Amazonas, Roraima e Acre pelas próximas quatro semanas.

 

A supervisão acadêmica de profissionais atuantes no programa Mais Médicos é realizada de forma permanente, com visitas mensais. Nessas regiões, as visitas são feitas a cada dois meses e é a primeira vez que localidades de Roraima e do Acre farão parte do roteiro.

 

 O objetivo é aperfeiçoar a atuação dos médicos do programa, em territórios indígenas e não indígenas, a partir da qualificação da prática da clínica médica, de modo a fortalecer a atenção básica, com vistas à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de chegar ao local de atuação do médico, a supervisão fortalece as ações de educação permanente em saúde, proposta pelas diretrizes do Mais Médicos.

 

O Ministério da Defesa colabora com o deslocamento das equipes, geralmente feito em aviões, barcos, balsas e carros das Forças Armadas. O grupo também conta com a parceria do Ministério da Saúde, secretarias municipais e estaduais de saúde e universidades federais e estaduais.

 

O grupo especial de supervisão para áreas de difícil cobertura do programa Mais Médicos para o Brasil foi instituído pela Portaria Normativa do MEC nº 28, de 14 de julho de 2015, publicada no Diário Oficial da União de 15 de julho último.

publicidade

publicidade