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Lições para donos do próprio negócio

Empreendedorismo não se aprende na escola, mas palestras, oficinas e cursos com quem entende do assunto podem ajudar. Interessados podem participar de programações do Sebrae

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postado em 14/02/2016 15:02 / atualizado em 14/02/2016 17:54

O calendário de cursos, palestras e oficinas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF) para o primeiro trimestre do ano começou em janeiro, mas ainda há muitas oportunidades para capacitar donos do próprio negócio e aspirantes a empresários. Há 20 eventos gratuitos e pagos, no total, e 15 ainda serão promovidos na sede da instituição no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). A expectativa é beneficiar até mil alunos.


“Numa situação de crise e em que as vendas diminuem cada vez mais, o gestor deve se preocupar em se atualizar e valorizar o cliente. Essa é a estratégia para se manter na ativa”, afirma o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo de Comércio do Sebrae-DF, Ary Ferreira Júnior. Formado em economia, ele atua no Sebrae-DE desde 1989 e observa que os cursos ensinarão a empreendedores, gerentes, vendedores e outros profissionais ferramentas e conhecimentos importantes para atender as necessidades da clientela. Segundo ele, os temas dos eventos foram escolhidos para se adaptar às necessidades do empresariado do Distrito Federal.


As oportunidades são especialmente focadas em pequenos negócios dos setores de comércio varejista, de material de construção, minimercados, mercearia e hortifrutigranjeiros, acessórios, calçados e vestuários. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre assuntos como vendas pela internet, visual de loja, coaching empreendedor, análise e planejamento financeiro e gestão de pessoas. As palestras têm duração de duas horas; as oficinas, de quatro horas; e os cursos, de 15 horas no total. Dez dias após o término do evento, os alunos podem emitir um certificado pelo site do Sebrae.

 

Oportunidade para aprender sobre vendas

 

José Ricardo Noronha será o palestrante do 1° Mastermind em Vendas de Brasília. O evento será em 9 de março, das 8h30 às 17h30, na Confederação Nacional Dos Trabalhadores No Comércio (CNTC), que fica na 902 Sul, Bloco C. A palestra tem por objetivo mudar atitudes e comportamentos de vendas, além de ensinar as técnicas mais eficientes e atuais. O investimento é de R$ 1.500. Informações e inscrições: (61) 3272-1027.

 

Capacitação que faz a difereça

 

Jhonatan Vieira
Vendedor há quase quatro anos na Hydros Irrigação e Drenagem, Leonardo Arthur Couto, 23 anos, participou em janeiro do curso de atendimento ao cliente oferecido pelo Sebrae por sugestão do chefe dele. Graças à capacitação paga, hoje ele sabe como receber melhor o público. “Superou as minhas expectativas, pois ensinaram coisas simples que não percebemos como são importantes no dia a dia”, comenta. “Depois do treinamento, passei a fazer amizade com os clientes, assim, as vendas aumentaram”, comemora. Beatriz Oliveira, 58, é dona do espaço Linha do Tempo no Sudoeste há dois anos e vai fazer um curso de plano de negócios pago no Sebrae ainda este mês. A empresa dela oferece procedimentos antiestresse, aromaterapia e massagens terapêuticas associadas a tratamentos de beleza. “Trabalhei em um universo de grandes empresas e, hoje, estou sozinha na gestão. Por isso, preciso de uma orientação para tornar o meu negócio sustentável. Espero achar um ponto de equilíbrio financeiro com o curso”, afirma.

Busca por conhecimento
Especialista em marketing, empreendedorismo social e vendas pela Owen Graduate School of Management e professor dos MBAs da Fundação Instituto de Administração (FIA), José Ricardo Noronha acredita que, em anos desafiadores como este, os clientes se tornam mais exigentes, por isso, é fundamental incrementar saberes e colocar em prática. “É necessário participar de cursos como os do Sebrae para dominar técnicas e novos recursos”, diz. Ele aconselha também buscar conhecimento na internet. “Existem várias palestras on-line.”


Para o coach de carreira Maurício Sampaio, investir em capacitação é sempre uma boa aposta. “Estar atualizado, adquirir novos conhecimentos e estratégias faz com que o profissional tenha uma performance melhor nos negócios”, comenta. Fundador do Instituto MS de Coaching, ele conta que também é necessário entender sobre relações humanas. “Cursos que foquem nos recursos humanos são valorizados pelo mercado.”

 

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