SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

PAULA MOREIRA » Perfis de sucesso

Designer de bolos

Num ateliê em Taguatinga, empreendedora produz até 150kg de doce por semana. A receita é a mesma que ela aprendeu com a avó ainda na infância e se diferencia por ser leve e molhadinha

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 27/03/2016 13:52 / atualizado em 28/03/2016 14:46

Ana Paula Lisboa

Marcelo Ferreira

 

Quando aprendeu a fazer bolos com a avó durante a infância, Paula Moreira, 37 anos, não imaginou que aquela receita de família a levaria a trilhar uma carreira na área. O trabalho começou por acaso, a pedido de conhecidos. O primor com a qualidade, o sabor e a estética caíram no gosto do público. Hoje, a brasiliense acumula mais de 20 anos de experiência no mercado e, desde 2010, mantém um ateliê em Taguatinga. “Faço bolo desde os 9 anos. Aos 16, teve gente que passou a pedir que eu fizesse para ocasiões especiais. Comecei com clientes corriqueiros, de aniversários, até chegar a casamentos”, lembra Paula, que chega a produzir 150 quilos de bolo por semana.

Durante muitos anos, Paula conciliou a atividade de boleira com outros serviços. “Fui professora de artes e, depois, trabalhei num laboratório de análises clínicas. Decidi largar tudo para viver só de bolos há oito anos. Quando saí do emprego, consegui um bom acordo e, com o dinheiro, montei uma cozinha industrial na casa da minha mãe, que me ajuda desde o início. Dois anos depois, abri uma loja.” O talento, como explica Paula, foi herdado. “É um dom. A receita do bolo é a mesma que eu aprendi com a minha avó pernambucana, aos seis anos. Em time que está ganhando não se mexe”, brinca.

A massa, que pode ser branca, de chocolate ou aerada com misturas especiais, é marcante por ser leve e molhadinha. Há cerca de 25 opções de recheios, entre eles: baba de moça com abacaxi, creme de chocolate com avelã, doce de leite com nozes e doce de leite em pó. As combinações são tão apetitosas que a fidelidade da freguesia se mantém por gerações. “Hoje, estou fazendo bolos para os casamentos dos filhos dos meus primeiros clientes”, comemora Paula, que trata do assunto com comprometimento. “Quando você faz uma festa, está realizando um sonho. Então, é uma responsabilidade grande.”

O visual dos produtos depende do gosto do freguês — e há opções com confeito de chantili e naked cake —, mas Paula Moreira é conhecida pelas decorações primorosas com pasta americana, ao redor do próprio bolo ou em maquetes. “Faço os detalhes à mão. Demanda muito tempo e concentração. O diferencial é que personalizamos tudo do jeito que o cliente quer”, conta. “Muita gente não gosta do sabor da pasta americana, mas a minha é diferente, totalmente caseira”, explica.

Reestruturação
Há cerca de um ano, a empresária conseguiu dinamizar a produção com a aquisição de uma máquina de padaria adaptada. “É uma masseira. Antes, um funcionário sovava 20 quilos de massa em um dia inteiro de trabalho. Agora, tenho 30 quilos prontos em 30 minutos.” Com a otimização, passou a oferecer também docinhos tradicionais, como brigadeiro e beijinho ao público. Conciliar estética e paladar é uma das principais metas do negócio. “É muito comum ver por aí tortas bonitas, mas que não são gostosas. O nosso foco principal é agregar sabor e beleza. Por isso, tenho clientes que vêm de longe, por exemplo, de Sobradinho 2 ou do Lago Norte, só para comer um bolo, sem nenhuma ocasião especial”, conta, satisfeita.

Também em 2015, Paula Moreira redimensionou a equipe, que hoje é composta por cinco pessoas. Ela também investiu no aplicativo WhatsApp, pelo número 8636-8488, que, hoje, recebe 80% dos pedidos de encomendas da empresa. “À medida que crescemos, precisei aumentar o time, mas, com um grupo muito grande, não consigo acompanhar todo o ciclo de produção, o que é necessário para garantir a qualidade de tudo. Então, cortamos oito funcionários, e meu marido, Fábio Moreira, largou o emprego público para trabalhar aqui”, revela. O esposo se tornou um grande braço direito no negócio. “Para suprir necessidades nossas, ele se formou em webdesign e em marketing. Fez o site e a logo.”

A mãe da empreendedora, Francisca Alves Amaral, 56, é responsável por preparar recheios e caldas para molhar os bolos, além de controlar a produção e as compras. O pai, José Carlos da Silva, 65 anos, ajuda a fazer entregas. Paula define as filhas Maria Luiza, 13, e Mariamne, 7, como discípulas. “Elas me ajudam a enrolar docinhos, dão ideias. Elas precisam saber de onde sai o bem-estar da família.”

Recrutar e reter bons funcionários é uma das dificuldades do trabalho. “São 20 anos de trabalho, então não posso deixar na mão de qualquer um”, percebe. “O boca a boca construiu meu nome, mas, se houver qualquer falha, pode destruir a imagem de alguém. Então, o cuidado precisa ser muito grande”, finaliza.

"A receita do bolo é a mesma que eu aprendi com a minha avó pernambucana, aos seis anos. Em time que está ganhando não se mexe”

 

Na estante


Inteligência emocional 2.0

Autores: Travis Bradberry e Jean Greaves
Editora: HSM Educação Executiva
240 páginas
R$ 49,90

Em um cenário corporativo altamente competitivo, as qualificações técnicas e a experiência são apenas dois critérios na seleção de bons profissionais. A exigência de habilidades não cognitivas, como inteligência emocional, se tornam fatores preponderantes para cargos de lideranças. Os autores estruturaram o livro como um guia didático para promover autoconhecimento e aumentar as habilidades de autocontrole. A obra inclui o acesso a versão atualizada de teste para autoavaliação do leitor.

 

 

 

 

Termodinâmica para engenheiros
Autores: Kenneth A. Kroos e Merle C. Potter
Editora: Cengage Learning
620 páginas
R$ 159,90

Formatado como um curso em ciências térmicas para estudantes de engenharia, profissionais da área e outros interessados, o livro fornecer uma visão de como a termodinâmica pode ser usada para explicar exemplos de fenômenos cotidianos. Apresenta muitos exemplos práticos que demonstram a configuração e a solução adequada de problemas e uma grande variedade de problemas.
 

publicidade

publicidade