SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

PERFIS DE SUCESSO »

Ela faz a festa

A decorada cuida do visual de eventos da capital federal há 25 anos. A profissional, com uma família tradicional na cidade e festeira, ajudou a consolidar o mercado do ramo em Brasília. Estilo das ornamentações transparece luxo e exuberância

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 03/04/2016 13:31 / atualizado em 03/04/2016 14:18

Ana Paula Lisboa

Hélio Montferre

Há 25 anos decorando festas na capital federal, Valéria Leão Bittar, 50 anos, vem de uma família fundamental para a consolidação do mercado de eventos em Brasília. “Hoje, contamos com profissionais maravilhosos por aqui, por exemplo, na parte de som e de flores. Quando viemos para Brasília nos anos 1970, era uma cidade onde não havia absolutamente nada para se fazer, nem prestadores de serviço. Então, para se encontrarem, os amigos iam sempre às casas uns dos outros”, lembra. “Minha mãe sempre gostou muito de receber e, como boa festeira, adorou isso e decorava todos os eventos. Eu ajudava desde pequena”, complementa.


Valéria é filha de Moema Leão, grande personalidade de Brasília, e de Flávio de Souza, empresário do ramo imobiliário, que se casaram em Rio Verde (GO); irmã de Francisco, Narciza e Viviane; cunhada do ex-corredor de Fórmula 1 Nelson Piquet; e mãe de Nathália, Luiza e Bella. “Quando tinha feijoada, por exemplo, fazíamos enfeites de repolho, verduras. Era tudo temático. Houve muitas festas polêmicas, envolvendo políticos, organizadas pela minha mãe, que marcaram a cidade”, recorda.


“Sempre gostei, então passei a fazer ornamentações sozinha. Comecei preparando festas em casas de amigas, e o negócio foi crescendo. Hoje, faço eventos pequenos e grandes, a partir de 10 pessoas até mil. Podem ser jantares, aniversários, casamentos, 15 anos...” Ela conta que a mãe, Moema Leão, opina bastante sobre as produções. De três anos para cá, ela tem sido convidada para ornamentar festas em cidades como São Paulo e Belo Horizonte.


A quantidade de serviço varia bastante, e ela não faz questão de ser procurada tanto tempo antes. “Decoro mais festas que fazem barulho do que um evento atrás do outro. Tem meses em que faço um, em outros organizo sete. Atualmente, existe um rótulo de que é preciso pelo menos um ano para planejar algo grande, mas isso acontece porque há profissionais com agenda lotada. No meu caso, pode levar um mês ou pode levar um ano, depende”, explica.

 

Cissa Sannomiya/Divulgação
 

Estilo

Há 15 anos, ela abriu uma empresa formalizada em sociedade com a irmã, Narciza Leão, que cuida da parte financeira e burocrática do negócio. “Assim, posso me concentrar apenas na decoração mesmo”, observa Valéria. A requisitada decoradora nunca fez cursos: aprendeu tudo na prática. “Fui descobrindo o que funciona ou não sozinha”, conta.


A construção do conceito da celebração é bem planejada. “É como se eu me casasse com a noiva: vivencio aquele momento, dou palpite em tudo, descubro o que ela quer, fico muito próxima das clientes”, diz. Os cenários são luxuosos. Ela prefere dizer que faz festas exuberantes e esclarece que isso não quer dizer que sejam “eventos milionários”, mas sim, bem planejados.


O estilo é bastante marcado; no entanto, a profissional garante que não tenta mudar a cabeça dos clientes e também conhece os próprios limites. “Não tento impor nada. Mas eu sei que tem coisas que não consigo fazer. Nesses casos, prefiro não pegar o serviço”, afirma. Um dos maiores diferenciais do trabalho é o uso de peças únicas. “Sempre tentei trazer coisas de fora para dar uma incrementada. Talvez, se eu tivesse os itens, ganharia mais dinheiro, mas não consigo copiar, por exemplo, um mesmo lustre para todo mundo. Minhas festas são pensadas: não repito nada.”


Apesar de trabalhar no ramo há décadas, Valéria deixa claro que a função dela é comandar a equipe — de 10 profissionais fixos, que pode ser incrementada por muitos outros eventuais — e conceber a ideia do evento. “Eu sou uma criadora de conceitos de festas. Não faço arranjos e não sou florista, mas sei se algo está bom.”

 

Leia Festas
Autora: Valéria Leão
Editora: 3R Studio
R$ 180
páginas
Em 2012, a decoradora lançou um livro, recheado de fotos, em que compartilha com o público a própria trajetória e traz muita inspiração para quem planeja um evento.

publicidade

publicidade