Faculdades de direito esclarecem desempenho em avaliações

Entramos em contato com todos os cursos de direito do DF para falar sobre os índices do MEC e da OAB, confira as respostas na íntegra dos que se manifestaram sobre o assunto:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 13/08/2017 08:00 / atualizado em 13/08/2017 16:30

Projeção

“O Grupo Projeção possui cinco unidades de Educação Superior distribuídas em diferentes Regiões Administrativas do Distrito Federal. Destas cinco unidades, o curso de bacharelado em direito é ofertado no campus I do Centro Universitário Projeção e nas Faculdades Projeção de Ceilândia, Sobradinho e Guará. Sendo que o nosso primeiro curso de direito foi devidamente autorizado pelo MEC/INEP ainda em 2003, sob Portaria nº3.048 de 06/11/2002.


Sobre os indicadores de qualidade da Educação Superior, os quais podem ser acessados no sistema eletrônico do Ministério da Educação, todos os cursos de bacharelado em direito do Centro Universitário e Faculdades Projeção possuem Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Conceito de Curso (CC) positivos.

Quanto ao Exame de Ordem, o Centro Universitário e Faculdades Projeção realizam criteriosa análise dos seus resultados e os utilizam com o objetivo de assegurar a excelência em educação para os seus estudantes. Prova disto, são os indicadores positivos alcançados pelo curso de direito (Enade 3 e CPC 4) e pelo Centro Universitário Projeção (IGC 4), bem como os primeiros lugares entre todas as Instituições de Educação Superior particulares do Distrito Federal no XII Exame de Ordem, com a Faculdade Projeção do Guará, e nos X e XIII Exames de Ordem, com a Faculdade Projeção de Sobradinho.

Os cursos de bacharelado em direito do Centro Universitário e das Faculdades Projeção, para além de um corpo docente de excelência, composto majoritariamente por doutores e mestres, de 07 (sete) Núcleos de Estágio de Prática Jurídica no Distrito Federal, também realizam atividades acadêmicas que objetivam a melhor formação dos nossos alunos, tais como palestras com renomados doutrinadores por meio do projeto Grandes Juristas, dos projetos de extensão e dos cursos de atualização multidisciplinar, dos Concursos de Artigos e de Sustentação Oral, das Práticas Investigativas dentre outros.”

Estácio

“O curso de Bacharelado em direito da Estácio visa formar profissionais críticos, criadores e éticos, aptos a atender a realidade social e econômica da região, com embasamento humanístico, técnico e científico. Com professores com larga experiência no mercado, o curso de direito da Estácio fornece ferramentas para ter a nítida compreensão da importância e do impacto de seu trabalho na sociedade e o amplo domínio da lógica, da linguagem e da habilidade de gestão para dirigir equipes de trabalho em escritórios ou em negócio próprio.”

Fortium

“A nota do curso de direito da Faculdade Fortium na avaliação do MEC é 4 (lembrando que as notas vão de 1 a 5) - Neste aspecto estamos satisfeitos com a referida nota. No que concerne a OAB, penso que dito método avaliativo precisa ser repensado, entretanto a faculdade Fortium apresenta ano a ano um elevado número de aprovações. O curso de direito da Faculdade Fortium só funciona na L2 Sul e no Gama, não possuímos campus na Asa Norte. O curso existe há 10 anos. O curso possui 900 (novecentos) alunos matriculados e possui 44 (quarenta e quatro) professores.”

Upis

“Diante dos dados por você coletados e após realizarmos um contraponto com os números internos da faculdade, gostaríamos de repassar a nossa análise em relação ao desempenho do curso de Direito.Segundo a OAB, 148 alunos se inscrevem na última prova da Ordem e preencheram o formulário como se alunos da UPIS fossem. Nesse processo, segundo consta nos últimos editais, não é exigida nenhuma documentação que comprove de fato a instituição de ensino a qual a pessoa pertence. Apenas após aprovação no processo são exigidas todas as comprovações. A Upis, por meio de canais formais, vem solicitando à OAB a relação das pessoas que citam no momento da inscrição a faculdade como origem de ensino superior. Ao longo dos anos nunca tivemos uma resposta. Sendo assim, não sabemos quem são essas pessoas.Tivemos no último semestre de 2016, 44 alunos graduados. Entramos em contato com 41 deles e chegamos ao seguinte resultado:

- 32 fizeram o exame da Ordem;

- 17 conseguiram êxito na aprovação;

- 15 foram reprovados;

- 9 não tiveram interesse em fazer a prova.


Diante desses números, que de fato são reais para a nossa Instituição, temos um percentual de 53,12% de aprovação.Sabemos que no número apresentado pela OAB podem estar ex-alunos e alunos dos dois últimos semestres, que ainda estão no curso da graduaçãoe muitas vezes fazem o exame como teste ou experiência. Frisamos que o número que para nós se mostra coerente por sabermos quem são as pessoas, é o acima colocado. De qualquer forma a UPIS tem como meta a busca da excelência e por isso procura atualizar sempre a grade curricular e também ampliou o Núcleo de Prática Jurídica para aproximar ainda mais os alunos da realidade da profissão. Quanto ao Enade é sabido que não há a obrigatoriedade de preenchimento de toda a prova. Muitos alunos apenas assinam a presença e não respondem toda a avaliação. Mas, temos trabalhado a conscientização sobre a importância de uma prova qualitativa e quantitativa.”

Anhanguera


“A Anhanguera de Brasília tem desenvolvido atualizações constantes no modelo acadêmico com o propósito de disponibilizar ensino adequado ao cenário atual e desenvolver uma série de competências, inclusive habilidades socioemocionais, que auxiliam os alunos em todos os desafios profissionais futuros,como: realização de provas de capacitação, ingresso e ascensão no mercado de trabalho e em concursos públicos, de acordo com as diretrizes do Ministério de Educação (MEC).”

Faciplac


“O curso de Direito da Faciplac, em funcionamento há mais de 15 anos, está entre os líderes do Distrito Federal em diversos indicadores. Atualmente, a Faciplac ocupa o segundo lugar no Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é o índice do Ministério da Educação (MEC) que avalia a infraestrutura, qualificação do corpo docente e modernização institucional, além do desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Com 754 alunos matriculados, o Curso de Direito da Faciplac, que funciona no campus Gama/DF, tem 23% de aprovação no Exame de Ordem, percentual acima da média nacional, que gira em torno de 15%.

O Coordenador do curso de Direito da Faciplac, Prof. Valdir Pucci, destaca que a instituição está satisfeita com os excelentes índices conquistados nas últimas avaliações. “A Faciplac está satisfeita com o desempenho dos seus alunos, tanto no Exame da Ordem quanto no Enade. Em relação ao primeiro, tivemos 23% de aprovação no XXII Exame, uma das maiores médias do DF. Já no último Enade, tivemos nota 3,0 de 5,0 e nosso CPC ficou em 4,0 de 5,0. Porém, é claro que a Instituição sempre busca melhorias nos índices, apesar da satisfação”, comenta.

“A busca pela excelência é constante e passa pela qualificação continuada dos professores do curso, buscando levar o conhecimento jurídico aos alunos da forma mais prática possível associada à teoria. O curso de Direito da Faciplac oferece aos alunos políticas que envolvam a pesquisa e a extensão, além do ensino. Há ainda uma programação extraclasse que é realizada todos os sábados, com palestras e oficinas, aberta tanto aos alunos quanto aos egressos. Nosso objetivo agora é aumentar os índices de aprovação no Exame de Ordem, Enade e alcançar o selo OAB – Recomenda”, finaliza o Prof°. Valdir Pucci, Coordenador do Curso da Faciplac.”

Faculdade Mauá


“O curso da faculdade Mauá foi autorizado pela justiça, devido a um abuso de poder por parte do MEC, em vista que não tinha nada contra o curso. Devido a isso, o nosso CC e CPC ainda não constam, mas o MEC já possui essas notas e sabemos que fomos bem avaliados. Em relação ao Enade, a primeira turma do curso é de 2012 e graduaram em 2016, então na época do último Enade não haviam formados. O alunado nos recomenda muito. Temos muitos pais advogados que trazem seus filhos para estudar aqui, a demanda é bem grande. Nossos professores são muito bons, todos com mestrado, ou se não tenham incentivamos a conseguir.”

Faculdade Promove de Brasília - Icesp

“Fizemos o Enade, e tivemos o resultado divulgado, ficamos muito satisfeito pelo CPC 4, porque nos coloca entre os melhores cursos do DF. Também tivemos uma visita in locu do MEC e alcançamos a nota 4.4 O curso tem 10 anos e já alcançamos resultamos expressivos no MEC e no exame da OAB. Muitos alunos são aprovados mesmo antes de se formar. Nós inclusive realizamos simulados, cursos de extensão, para o nosso aluno se preparar melhor. O curso tem tido bons resultados. Nós temos 820 alunos, 38 docentes a maior parte mestres e doutores e o curso tem como diferencial a qualidade do corpo docente, esse é o nosso ponto forte. Também tem o diferencial de ter muitas atividades de extensão, como visitas a órgãos público e assistência jurídica gratuita.”