APRENDIZADO »

66 referências para o sucesso

No que diz respeito à carreira, a busca por qualificação é um caminho sem volta: por melhor profissional que alguém seja, sempre há como se aperfeiçoar. As ferramentas podem estar mais próximas do que se pensa: confira cursos, livros, canais de vídeos, filmes e séries nesse sentido

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/09/2017 11:42 / atualizado em 10/09/2017 13:55

Quer alavancar a carreira?

 

Arthur Menescal/Esp.CB/D.A
 

 

Para isso, se faz necessário mais do que apenas ser um bom funcionário: o mercado exige pessoas em constante atualização para dar conta dos desafios do mundo corporativo. A boa notícia é que não é preciso gastar muito para se aprimorar: cursos on-line, canais de vídeos, livros, filmes e até séries podem ensinar lições profissionais valiosas

 

Num mundo corporativo vasto e competitivo, há muitas experiências e casos de sucesso que podem servir de inspiração. Em busca de crescimento, não é preciso tentar resolver tudo sozinho. Ao procurar entender como outras pessoas solucionaram problemas similares aos seus no ambiente laboral, é possível encontrar a chave para diversas questões e, a partir do que foi feito antes, implementar ideias até melhores. Isso vale tanto para adversidades do dia a dia do trabalho quanto para os desafios envolvidos no processo de alcançar as metas necessárias a fim de conquistar a vaga dos seus sonhos (numa empresa, num órgão público ou num negócio próprio). 

Para lhe ajudar a chegar lá, nada como boas referências. Livros, cursos a distância, canais de vídeos e até filmes e séries podem ser uma mão na roda nesse sentido, por permitirem o acesso em qualquer horário e local, como observa Anamaíra Spaggiari, gerente de produtos de educação da Fundação Estudar, organização não governamental de apoio à educação. Segundo ela, que trabalha com desenvolvimento de liderança há seis anos, esse tipo de material pode guardar lições valiosas de temas como autoconhecimento, liderança e decisão de carreira.
 
E o melhor: de forma democrática e inclusiva. “Eles chegam a qualquer cidade ou estado e, normalmente, oferecem flexibilidade maior para quem não consegue encontrar tempo para algo presencial”, explica. A economista e mestranda em economia aplicada Ana Luíza Frange, 24 anos, aposta em livros e audiobooks para se aperfeiçoar. Além disso, fez um curso a distância sobre autoconhecimento oferecido pela Fundação Estudar. “É uma ótima forma de estudar, aprender mais e até melhorar o currículo sem precisar sair de casa”, percebe a analista de Qualidade da Fundação Lemann.
 
A pedagoga e especialista em RH Roseli Rodrigues avalia que esse tipo de recurso é interessante por falar a linguagem da nova geração. “Esse modelo de ensino pode avançar no futuro porque a tecnologia está presente em casa, na rua, no ambiente de trabalho”, diz. E o formato está cada vez mais interativo. “Fiz cursos que contaram com participação por vídeo e WhatsApp, além de um fórum que servia como sala de estudo, tendo acesso a informações do trabalho dos colegas”, relata Matheus Felipe, 27, graduado em relações internacionais e executivo de vendas do Grupo Dasa. “A falta do encontro físico foi quase imperceptível por causa da interação com os colegas.”

Arthur Menescal/Esp.CB/D.A
 
Edelweiss Glasser, 24 anos, mora no Guará II e é aluna de curso a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) sobre fundamentos do relacionamento interpessoal. Ela se inscreveu nas aulas on-line para completar o portfólio profissional, que já conta com formações mediadas pela internet sobre legislação trabalhista e processos logísticos e de compras. “Para conseguir emprego, cada curso no currículo conta. Esse tipo de formação também é interessante para completar o que não aprendemos e é importante no mercado de trabalho”, relata ela, que trabalha como auxiliar administrativa numa clínica odontológica. 

Anamaíra Spaggiari, da Fundação Estudar, vê várias vantagens em cursos do tipo. “Os alunos da EAD (Educação a Distância) tendem a ter performance ainda de mais destaque em alguns quesitos do que os estudantes presenciais, por precisarem ter a atenção testada devido às distrações oferecidas pela internet. Esses participantes precisam ter mais disciplina e engajamento para concluir um curso, então podem até aprender mais”, avalia. 

Professora de gestão no Senac-EAD, Patrícia Barcelos concorda que as formações mediadas pela tecnologia trazem autonomia e flexibilidade. “Isso ajuda a otimizar o tempo, pois a pessoa não precisa levantar cedo, se arrumar, sair de casa ou lidar com trânsito para se aperfeiçoar.”

Para Eda Coutinho, reitora do Centro Universitário Iesb, o formato será cada vez mais comum. “A tendência do futuro são cursos híbridos (semipresenciais)”, comenta. Para garantir que essas formações tenham uma avaliação que não permita cola, Eda acredita que a solução está em exigir estudos de caso, que exigem análise, em vez de itens de memorização. O publicitário Diego Silveira, 26, fez cursos a distância de marketing digital e programação. “A única dificuldade que você pode eventualmente enfrentar é uma conexão ruim, mas a maioria das plataformas oferece download”, conta. 

Apesar das vantagens, a EAD não é para todos: a pessoa precisa se identificar e se adaptar à ferramenta. O biólogo e estudante de contabilidade João Lucas Piccirillo, 25 anos, descobriu o ensino a distância por meio de matérias oferecidas nessa modalidade na graduação que cursa atualmente na Faculdade Anhanguera. Fiscal na Profitway Assessoria Contábil, ele teve dificuldades com o formato. “Não pretendo voltar a estudar nesse modelo por causa da questão da disciplina e da atenção. Sou pouco focado tendo que estudar em casa e no meu tempo, então não aproveito completamente a experiência”, conta.
 
Em busca de referências 
Confira seleção certeira de materiais gratuitos ou acessíveis para se inspirar e aprender:
 
 
Cursos on-line
A Fundação Estudar, organização de incentivo à educação, elencou nove cursos on-line úteis para alavancar a carreira. Confira:

Marketing analítico, Insper
O curso é gratuito e tem como objetivo apresentar técnicas para embasar decisões e ações em marketing a partir da análise de dados. Inscrições: www.insper.edu.br/cursos-online/marketing-analitico.

Recursos humanos, Fundação Getulio Vargas (FGV)
O objetivo é analisar programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal. As aulas são ministradas por Sylvia Constant Vergara. Inscrições: goo.gl/MRW4t6.

Aprendendo a aprender, Coursera e Universidade da Califórnia
O curso dá acesso fácil a técnicas de aprendizagem usadas por especialistas em arte, matemática, ciência, esportes e outras disciplinas. Inscrições: pt.coursera.org/learn/aprender. O curso é gratuito, mas para obter certificado é preciso pagar US$ 29.

Criação de startups: como desenvolver negócios inovadores, Coursera e Universidade de São Paulo (USP)
As aulas ensinam a desenvolver um negócio de base tecnológica contando com a experiência das maiores startups do Brasil. Inscrições: pt.coursera.org/learn/criacao-startups. Para obter certificado, é preciso pagar US$ 29.
 
Autoconhecimento 
na prática on-line, Fundação Estudar
O curso permite ao participante olhar para a própria trajetória e extrair aprendizados com base nas escolhas feitas, facilitando as tomadas de decisão sobre carreira. Inscrições: napratica.org.br/autoconhecimento-online. Investimento: R$ 199, mas o curso se torna gratuito para os que inserirem o código ESTUDAR2017.
O empreendedorismo e as competências do empreendedor, Coursera e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Os participantes terão a oportunidade de compreender quais as habilidades necessárias para o sucesso nos negócios. Inscrições: pt.coursera.org/learn/empreendedorismo. Investimento: 
US$ 29 com certificado.

Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais, Coursera e Universidade de Michigan
Este curso fornece uma introdução prática e holística às estratégias e habilidades que podem levar a negociações de sucesso na vida 
pessoal e nas transações de negócios. Inscrições: pt.coursera.org/learn/negociacao. Investimento: US$ 29 com certificado.

Liderança, gestão de pessoas e do conhecimento para 
inovação, Veduca
O objetivo desse curso é desenvolver a liderança para extrair o melhor de cada pessoa da equipe. Inscrições: goo.gl/12ytMZ. Investimento: 
R$ 49 com certificado.

Gestão da inovação, Veduca
A formação definirá processos e conceitos para inovação incremental e radical e gestão de incertezas. Inscrições: veduca.org/p/gestao-da-inovacao. Investimento: 
R$ 49 com certificado.


Canais de vídeos
Confira sete canais do YouTube recomendados pela Fundação Estudar:
 
 
 
Foras de Série: www.youtube.com/forasdeserie
Além de histórias de sucesso, o canal apresenta entrevistas sobre atitudes, exemplos que inspiram, motivam e, sobretudo, educam. O objetivo é montar uma grande rede de transformadores.

Endeavor Brasil: www.youtube.com/endeavorbrasil
O canal da Endeavor no YouTube tem um arsenal de vídeos de capacitação e inspiração em moldes diverso sobre empreendedorismo. Jorge Paulo Lemann, Abílio Diniz e Romero Rodrigues são alguns dos que deram uma palavrinha ao canal.

The School of Life: www.youtube.com/schooloflifechannel
Aqui são apresentados vídeos sobre situações cotidianas, mas com insights preciosos, que tentam responder grandes questões da vida, ajudando a audiência a desenvolver a inteligência emocional.

Harvard Business Review Brasil: www.youtube.com/tvhbrbrasil
O canal fornece conteúdo com ideias e ferramentas que líderes 
e empreendedores precisam 
para serem profissionais melhores, tudo com uma forma inovadora 
de abordar os principais 
temas da atualidade.
 
Na Prática: www.youtube.com/NaPraticaBR
Trata de temas importantes para embasar reflexões sobre carreira. Os vídeos produzidos seguem os pilares de autoconhecimento, conhecimento de mercado, liderança e conexão. Um grande diferencial são conversas com importantes lideranças brasileiras.

Me Salva: www.youtube.com/migandorffy
Para quem ainda está na universidade ou ainda tem curiosidade sobre temas educativos, o Me Salva! traz videoaulas sobre matemática, programação, cálculo e até negócios. São aulas em vídeo, exercícios com resolução, resumos e monitorias semanais.

Estudar Fora: www.youtube.com/estudarforabr
Como é um jogo de futebol em Harvard? Ou um passeio de bicicleta em Stanford? Como é fazer um PhD na Nova Zelândia? Esses são temas de alguns dos vídeos do canal que reúne clipes sobre a vida de estudante nas universidades mais famosas do mundo.
 
 
Filmes e séries
Confira seis recomendações da Fundação Estudar

Filmes
Sociedade dos poetas mortos
Diretor: Peter Weir (1989)
Lição: fazendo um paralelo com o filme, é possível perceber que, às vezes, o jovem no mercado de trabalho está inserido em ambientes tradicionais e de status quo e precisa aprender a lidar com isso, adotando uma atitude de questionamento — mas sempre com bom 
senso e respeito.

A grande aposta
Diretor: Adam McKay (2015)
Lição: assim como no caso do grupo de investidores do filme, o profissional de hoje pode aprender a ser cada vez mais visionário, além de demonstrar autoconfiança, pensar fora da caixa e, com isso, colher excelentes resultados.

O sorriso de Monalisa
Diretor: Mike Newell (2003)
Lição: faça além do óbvio. 
Algumas tarefas parecem evidentes 
e muito simples de se resolver, 
mas é essencial inovar na maneira 
de pensar e executar.

Séries
House of Cards
Lançamento: 2013, cinco temporadas disponíveis
Lição: os personagens são obstinados e orientados para resultado, persistindo independentemente dos desafios. Essa perseverança, no entanto, acarreta em situações e comportamentos que devem ser evitados e deve despertar um 
debate ético.
 
 
 
Unbreakable 
Kimmy Schmidt
Lançamento: 2015, duas temporadas disponíveis
Lição: quando a protagonista consegue retornar para a civilização, dá de cara com um mundo completamente diferente e se vê diante da principal lição da série: a necessidade de adaptação.

The Crown
Lançamento: 2016, uma temporada disponível
Lição: a série retrata a família real britânica e aborda indiretamente o poder da mulher ao lidar com dilemas de gestão e diplomacia diante de um ambiente majoritariamente masculino.
 
LIVROS »
Leitura para crescer Confira
10 livros obrigatórios para quem deseja alavancar a carreira, segundo a Fundação Estudar
 
Garra
Autora: Angela Duckworth
Editora: Intrínseca
336 páginas
R$ 44,90
 
Empresas feitas para vencer
Autor: Jim Collins
Editora: HSM
368 páginas
R$ 79,90


Vencedoras por opção
Autores: Jim Collins e Morten T. Hansen
Editora: HSM
352 páginas
R$ 46,20

O lado difícil das situações difíceis
Autor: Ben Horowitz
Editora: WMF Martins Fontes
312 páginas
R$ 44,90

Faça acontecer
Autora: Sheryl Sandberg
Editora: Companhia das letras
288 páginas
R$ 42,90

Fora de série
Autor: Malcolm Gladwell
Editora: Sextante
288 páginas
R$ 49,90

O poder da confiança
Autora: Stephen M. R. Covey
Editora: Campus
368 páginas
R$ 110


Cultura de excelência
Autor: David Cohen
Editora: Sextante
208 páginas
R$ 39,90

Extreme ownership 
(Propriedade extrema, em tradução livre)
Autores: Jocko Willink e Leif Babin
Editora: St. Martin’s Press
Ainda não publicado no Brasil
 
Start with why 
(Comece com por que, em tradução livre)
Autor: Simon Sinek
Editora: Penguin USA
Ainda não publicado no Brasil

O que CEOs leem?

A McKinsey and Company perguntou a alguns dos maiores CEOs do mundo o que eles têm lido. Confira a bibliografia de cabeceira de 10 presidentes, num total de 34 livros.

O gene 
Autor: Siddhartha Mukherjee
Editora: Companhia das Letras
680 páginas
R$ 40,90

Superintelligence: paths, dangers, strategies 
(Superinte-ligência: caminhos, perigos, estratégias, 
em tradução livre)
Autor: Nick Bostrom
Ainda não publicado no Brasil

O ministério da felicidade absoluta 
Autor: Arundhati Roy
Editora: Companhia das Letras
488 páginas
R$ 65,90

Fabio Schvartsman, da Vale

Sapiens: Uma breve história da humanidade 
Autor: Yuval 
Noah Harari
Editora: L&PM
464 páginas
R$ 59,90

A marca da vitória — a autobiografia do criador da Nike 
Autor: Phil Knight
Editora: Sextante
384 páginas
R$ 36,90

Sigmund Freud na sua época e em nosso tempo 
Autor: Élisabeth Roudinesco
Editora: Zahar
518 páginas
R$ 49,90

Satya Nadella, da Microsoft

Leonardo da Vinci 
Autor: Walter Isaacson
Ainda não publicado no Brasil


Dawn of the new everything: encounters with reality and virtual reality 
(O amanhecer do novo tudo: encontros entre a realidade e a realidade virtual, em tradução livre)
Autor: Jaron Lanier
Ainda não publicado 
no Brasil

Exit west 
(Saída do oeste, em tradução livre)
Autor: Mohsin Hamid
Ainda não publicado no Brasil

Evicted: poverty and profit in the american city 
(Desalojado: pobreza e lucro na cidade americana, em tradução livre)
Autor: Matthew Desmond
Ainda não publicado no Brasil

Francisco Pérez Mackenna, da Quiñenco

O projeto desfazer 
Autor: Michael Lewis
Editora: Intrínseca
368 páginas
R$ 31,90 

Why they do it: inside the mind of the white-collar criminal 
(Por que eles fazem: por dentro da mente de um criminoso de colarinho branco, em tradução livre)
Autor: Eugene Soltes
Ainda não publicado no Brasil

O fio da vida 
Autor: Kate Atkinson
Editora: Globo
536 páginas
R$ 44,90

A vida no limite — como o mundo quântico se comporta quando ninguém está olhando 
Autor: Jim Al-Khalili & Johnjoe McFadden
Editora: Blucher
422 páginas
R$ 54

Boom towns: restoring the 
urban american dream 
(Cidades em crescimento: restaurando o sonho americano urbano, em 
tradução livre)
Autor: Stephen J. K. Walters
Ainda não publicado no Brasil
 
Leitura para crescer
 
David McKay, do Royal Bank of Canada
 
Era uma vez um sonho: a história de uma família da classe operária e da crise da sociedade americana
Autor: J. D. Vance
Editora: Leya
272 páginas
R$ 49,90

Only humans need apply: winners and losers in the age of smart machines 
(Só aceitamos humanos: ganhadores e perdedores na era das máquinas inteligentes, em tradução livre)
Autor: Thomas H. Davenport e Julia Kirby
Ainda não publicado no Brasil

Sapiens: Uma breve história da humanidade 
Autor: Yuval Noah Harari
Editora: L&PM
464 páginas
R$ 59,90

Wild Ride: inside Uber’s quest for world domination 
(Passeio selvagem: dentro da busca da Uber pela dominação mundial, em tradução livre)
Autor: Adam Lashinsky
Ainda não publicado no Brasil

Martin Sorrell, do WPP Group

Powerhouse: the untold story of Hollywood’s creative artists agency (Powerhouse: a história não contada da agência de artistas criativos de Hollywood, em tradução livre)
Autor: James Andrew Miller
Ainda não publicado no Brasil
Universal man: the seven lives of John Maynard Keynes 
(O homem universal: as sete vidas de John Maynard Keynes, em tradução livre)
Autor: Richard Davenport-Hines
Ainda não publicado no Brasil

Elon Musk: como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando o nosso futuro 
Autor: Ashlee Vance
Editora: Ecco Press
400 páginas
R$ 99,58


Dominic Barton, líder global da McKinsey & Company

Inevitável: as 12 forças tecnológicas que mudarão o nosso mundo 
Autor: Kevin Kelly
Editora: HSM
368 páginas
R$ 49,90

Easternization: Asia’s rise and America’s decline from Obama to Trump and beyond (Orientalização: a ascensão da Ásia e o declínio da América de Obama a Trump e além, em tradução livre)
Autor: Gideon Rachman
Ainda não publicado no Brasil

Homo Deus — uma breve história do amanhã 
Autor: Yuval Noah Harari
Editora: Companhia das letras
448 páginas
R$ 35,90

Andrew Liveris, da Dow Chemical Company

A terceira medida do sucesso: nem dinheiro nem poder
Autor: Arianna Huffington
Editora: Sextante
176 páginas
R$ 24,90

O simpatizante
Autor: Viet Thanh Nguyen
Editora: 
Companhia das letras
392 páginas
R$ 59,90

The quantum spy 
(O espião quântico, em tradução livre)
Autor: David Ignatius
Ainda não publicado no Brasil


Gail Kelly, membro do G30 e ex-CEO da Westpac

Lab girl 
(Garota do laboratório, em tradução livre)
Autor: 
Hope Jahren
Ainda não publicado no Brasil

Pachinko 
Autor: Min Jin Lee
Ainda não publicado no Brasil

Meninos de ouro: nove americanos e sua busca épica pela vitória nas olimpíadas de Hitler
Autor: Daniel James Brown
Editora: Sextante
384 páginas
R$ 26,94


 Nick Carter, chefe do  Exército Britânico

Churchill: the power 
of words (Churchill: o poder 
das palavras, 
em tradução livre)
Autor: Martin Gilbert
Ainda não publicado no Brasil
Fighting talk: forty maxims on war, peace, and strategy 
(Conversa de combate: quarenta máximas sobre guerra, paz e estratégia, em tradução livre)
Autor: Colin S. Gray
Ainda não publicado no Brasil
 
Sun Tzu — estratégias de marketing 
Autor: Gerald A. Michaelson e Steven W. Michaelson
Editora: Mbooks
536 páginas
R$ 75 
 
 

*Estagiário sob a supervisão de Ana Paula Lisboa