PERFIS DE SUCESSO - MARI FEROLA »

Decoradora de luxo

Graduada em relações internacionais, ela chegou a trabalhar na área e estudar para concursos, mas encontrou vocação na segunda carreira, iniciada após a chegada do primeiro filho: trabalhar com festas, cuja marca registrada seja a sofisticação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/09/2017 15:17 / atualizado em 24/09/2017 15:22

 

 

Mariana Ferola, 36 anos, abriu uma empresa de festas com o próprio nome há nove anos e tem trilhado uma trajetória exitosa, atendendo, principalmente, o público infantil, em aniversários e batizados, mas também o juvenil (15 anos) e o adulto (casamentos, bodas, comemorações corporativas, entre outros). “Minhas decorações são bem detalhadas, sempre tive público classes A e B”, explica ela, conhecida como Mari. A marca registrada dos eventos é a sofisticação. Nos primeiros cinco anos, Mari trabalhava apenas com decoração, mas isso passou a não ser suficiente. “Eu via a necessidade de ter um lugar em que pudesse tomar conta de tudo para o cliente”, conta. Ela chegou a operar em outros endereços e, há quatro anos, concentra esforços num salão de 400m² na 116 Sul, onde oferece, além de decoração, bufê (que prioriza comidas saudáveis, bonitas e gostosas), garçons, recepcionistas, manobristas e brigadistas para públicos a partir de 60 pessoas.


“Logo no primeiro ano aqui, tive crescimento fantástico. Em 2016, mesmo com a crise, o faturamento cresceu 60%”, comemora. “Foi uma mudança muito estratégica, pois, ao fazer uma festa completa, proporciono não só um serviço, mas uma experiência. Isso ainda permite ao cliente ter redução de custo e tempo, pois não precisa ir atrás de outros fornecedores”, compara. Mari não exige aquisição de pacote fechado: a freguesia fica livre para contratar apenas o que quiser. Além disso, ela presta serviços fora do salão de festas próprio. “Nossa agenda tem programações até 2018”, diz. Os ingredientes para o sucesso, segundo ela, se originam na paixão pela área: “Coloco muito amor e dedicação em tudo que faço”. Para satisfazer à demanda de uma clientela exigente, ela procura traduzir a identidade do homenageado da festa nos mínimos detalhes, além de sempre se atualizar com as principais tendências do mercado.

 

 

Arthur Menescal/Esp.CB/D.A

 

 

“Sempre me reinvento, participo de feiras e cursos.” A reinvenção também parte de ouvir o público, abraçar as críticas e usá-las como degraus para crescer. Os desafios do trabalho são a gestão do tempo e a administração financeira. “Já quebrei muito a cara. No ramo de eventos, se você não se prender a um orçamento realista, aquilo vira um elefante branco”, diz. “Às vezes, temos uma hora e meia para montar uma festa, então preciso ter gente impecável e que me apoie. Ao longo dos anos, consegui selecionar e treinar um time (de funcionários e fornecedores) parceiro”, orgulha-se. A equipe fixa  é de sete pessoas, mas pode chegar a até 50 com freelancers.

 


Éris de Sá é o braço direito de Mari. “Ela foi minha primeira funcionária. Nossa primeira reunião foi na sala da minha casa”, recorda. “Eu cheguei e perguntei: ‘Mariana, o que você tem de peças para decorar?’ E ela me respondeu: ‘uns personagens de Toy Story e Cocoricó, uma girafa e uns troncos feitos de isopor’. Somente isso”, lembra Éris. A estrutura mudou muito desde então. Além do espaço na 116 Sul, a empresa é composta por um galpão de 400m² no Riacho Fundo, onde são guardadas peças de decoração. Nos últimos anos, o Espaço Mari Ferola recebeu mais de 55 mil convidados e 500 eventos — o número de festas fora do local é ainda maior, chega a mais de 3 mil. “É uma história de crescimento minha e da empresa e tenho muito ainda a construir”, sonha Mari, cuja meta é surpreender a clientela para que ela sempre volte.

 


Arthur Menescal/Esp.CB/D.A

 

 

“O que me dá mais prazer é ver a cara do cliente ao chegar ao evento. Muitos choram nesses momentos. O que dá vida ao negócio é fazer parte de momentos de alegria na vida das pessoas.” O marido dela, Marcelo Ferola, toca a Ferola Empreendimentos Imobiliários, criada há cerca de duas décadas. “Nós dois somos parceiros em tudo o que fazemos e consultamos um ao outro. Ele é meu melhor amigo, parceiro na vida e nos negócios”, elogia. Juntos, eles são pais de Davi, 8, Daniel, 7, e Lucas, 5. Há um ano e meio, Mari concilia o trabalho com festas com a atuação como coach. “Isso começou porque as pessoas me perguntavam como eu dava conta de gerenciar um casamento estável, um relacionamento saudável com três crianças, uma vida empresarial de sucesso e meus sonhos pessoais. Ao fazer um curso de coaching, me apaixonei por essa área e passei a trabalhar com mulheres”, afirma. Nas redes sociais, ela ainda dá dicas de decoração de festas.

 


Início
Formada em relações internacionais e pós-graduada em ciência política e direito ambiental, Mari foi gerente comercial da Câmara Americana de Comércio e assessora internacional de Luiz Fernando Furlan, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. “Em todas as áreas em que eu atuei, seja na área governamental seja na empresarial, ficava ligada ao ramo de eventos e networking. Sempre tive muita facilidade de lidar com pessoas”, percebe. Ela chegou a estudar para concursos públicos e a comprar uma franquia de serviços, mas não continuou essas trajetórias por não ter se identificado com elas. A partir da maternidade, a brasiliense encontrou uma nova paixão.


“Quando fui preparar a festa de um ano do meu primeiro filho, eu me apaixonei pelo universo de decoração infantil e resolvi usar minha bagagem empresarial e de eventos para trabalhar com isso”, lembra. O primeiro espaço da empresa chegou cinco anos depois e tinha 30m². “Em três meses, saí dali para outra loja de 250m². Quando a gente faz o que ama mesmo e se dedica, os problemas e obstáculos ficam muito pequenos diante do que se quer atingir.” Os dois primeiros endereços do negócio eram no Condomínio Solar de Brasília. Após um ano e meio, a empresária mudou a para a 105 Sul, o que impulsionou ainda mais a empreitada; até chegar a 116 Sul. Por fim de semana, tem capacidade de atender de sete a 10 eventos.

 

Saiba mais

espacomariferola.com.br / 3244-0002 / 99268-0292