PERFIS DE SUCESSO - SAMANTA MENDONçA BATISTA »

Após fazer a festa de 15 anos da filha, contadora se tornou cerimonialista

Samanta Mendonça não se arrepende da decisão: aprendeu a amar a nova profissão, pois, na visão dela, a atividade ajuda pessoas a realizarem sonhos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 26/11/2017 15:47

 

 

A cerimonialista social Samanta Mendonça Batista, 43 anos, passa os dias ajudando clientes a definirem, planejarem e executarem cada detalhe de um evento. Também faz parte da atividade dela indicar bons profissionais, dar dicas e coordenar todas as etapas da festa. Quem a vê em ação na organização de comemorações dos mais diversos tipos não imagina que, até pouco tempo atrás, ela atuava na área de formação: ciências contábeis. “Trabalhei durante 15 anos em empresas privadas de administração. Isso me ajudou no que aplico hoje na gestão do meu negócio”, conta. Casamentos, bodas, comemorações corporativas e aniversários (não só de 15 anos, mas também de 40, 50 ou 90 anos, por exemplo) estão no rol de festejos atendidos pela empresa dela, a Samüller — Cerimonial e organização de eventos. A marca é uma homenagem familiar.


“A primeira sílaba é uma referência a mim e à minha filha, Samara Kirmse Batista Nunes. A segunda parte é um sobrenome da minha avó paterna, Helene Müller Kirmse, com quem tenho uma ligação muito forte”, conta. O vínculo de sangue também é presente no dia a dia do negócio. Entre os 12 colaboradores que trabalham com ela durante as festas estão a filha, graduada em organização de eventos, e a irmã, Taíza Mendonça Batista. “As duas estão comigo desde o primeiro momento.” A inspiração para entrar no ramo também veio desse vínculo. “Tudo começou quando fomos organizar o aniversário de 15 anos da minha filha, em 2007. Foi uma vivência intensa”, lembra. “A partir daí, fizemos alguns pequenos eventos e percebemos que as pessoas nos procuravam por causa da qualidade do serviço”, diz. “Foi assim que ganhamos força”, percebe Samanta, que largou o emprego fixo, como contadora, para se dedicar integralmente à nova atividade.


Decisão da qual não se arrepende: “eu tenho amor pela minha profissão, pois, com ela, consigo ajudar pessoas a realizar sonhos nos momentos mais especiais da vida delas”. Para Samanta, a área é como a cereja no topo do bolo de uma festa: “não adianta ter excelentes profissionais e fornecedores e não ter um bom cerimonialista”. Trabalhando na área desde 2012, ela se formalizou como microempreendedora individual (MEI) em 2014 e atende de 30 a 40 eventos por ano. “Eu me importo mais com qualidade do que com quantidade”, define. Até hoje, o boca a boca é a grande propaganda do negócio. “Mais de 70% dos clientes chegam por indicação”, diz. “As pessoas deixam depoimentos e a mensagem acaba chegando aos donos de espaços e cria um diferencial, pois eles sabem que somos uma equipe confiável”, afirma.

 

Lanna Silveira/Esp.CB/D.A Press


Segundo Samanta, o segredo da qualidade é trabalhar de acordo com as necessidades dos clientes e se antecipar a elas. Para acertar os detalhes de um evento, a cerimonialista tem pelo menos três encontros com o contratante. “O bom cerimonial traz consigo a discrição, de modo que, por meio de um simples olhar, você se comunica com o cliente e, para isso, é preciso ter tido contato antes”, explica. Não é à toa que carinho, atenção, dedicação, competência, assertividade nas informações passadas, educação e gentileza são palavras usadas pelo público para descrever a equipe da Samüller. Seguir a programação à risca é outro atributo. “Para dar certo, não basta eu saber o que precisa ser feito. A equipe inteira tem que estar a par de tudo e eu tenho um time muito treinado”, elogia.

Reconhecimento

No mês passado, perto do Dia do Cerimonialista, Samanta foi convidada para uma homenagem pela data em sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal. “Recebemos uma moção de louvor, foi muito legal porque o reconhecimento e a regularização da profissão são uma grande luta”, conta. Desde 2016, a Samüller organiza uma feira voltada para noivos: a Fina Corte. A cada ano, o evento ocorre em um local diferente: as duas primeiras edições foram na Mansão Country House e na Maison Givanchyr.

 

Saiba mais

www.samullercerimonial.com.br