publicidade

Bolsista relata sua experiência em estágio na Hyundai Motor Group

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 25/02/2013 13:51

Uma das metas do programa Ciência sem Fronteiras é a formação de recursos humanos altamente qualificados. Na Coreia do Sul os estudantes do Programa estão sentindo essa formação surgir não apenas nos laboratórios das melhores instituições – as universidades do CsF Coreia são as mais qualificadas do país e estão entre as melhores do mundo  – mas também pelo viés pratico vivenciado na indústria coreana. Através das parcerias estabelecidas pelo CNPq e pela Embaixada do Brasil em Seul, as grandes empresas coreanas oferecem programas de estágios exclusivos para receber os estudantes do Ciência sem Fronteiras durante o período de férias nas universidades.

A Hyundai Motor Company foi uma das empresas a receber estudantes brasileiros em seu centro integrado de P&D. No total foram 13 jovens bolsistas de graduação sanduíche que atuaram durante 5 semanas em diversos setores da companhia. A empresa está expandindo suas atividades no Brasil, onde instalou sua primeira fábrica na cidade de Piracicaba no interior paulista, com capacidade de produção de 150 mil carros ao ano. Os modelos produzidos foram feitos exclusivamente para o mercado brasileiro. Contudo, o projeto de todos os carros fabricados pela companhia tem sua concepção feita no centro de design da Coreia do Sul. Este centro recebeu a bolsista Renata Thiel, que pôde vivenciar a concepção de um carro ao lado da equipe responsável por criar as linhas dos futuros veículos da empresa. Como resultado, Renata teve total liberdade para criar seu próprio modelo de automóvel do futuro.

Renata Michels Thiel é oriunda da Universidade da Região de Joinville. Na Coreia, é aluna do departamento de Design Industrial do KAIST, melhor universidade sul-coreana. Ela estagiou na Equipe de Design Avançado da Hyundai Motor Company, onde foi responsável por fazer um carro conceito para o mercado brasileiro. Ela conta que buscou inserir no modelo a flexibilidade para longas viagens privilegiando a visão dos passageiros para o lado externo, levando em conta as belas paisagens do Brasil. Tudo isso aliado a uma cara bem brasileira baseada em animais e tribos amazônicas:

“O projeto que me foi dado, foi o desenvolvimento de um carro conceito para o Brasil, na área de minha escolha. Sendo o quinto maior país do mundo, longas viagens são muito comuns. Porém, a maioria dos fabricantes de carros não leva em conta que num país tão grande, viagens possam vir a durar dias. Eis então que resolvi focar meu projeto em um carro conceito com espaço flexível para longas viagens, e também que tornasse a experiência mais agradável e proveitosa, focando também na melhor visibilidade das inúmeras paisagens naturais maravilhosas que o Brasil tem. O carro foi inspirado em animais brasileiros, como, por exemplo, a capivara, e em certas tribos da Amazônia, pois queria que o carro tivesse um tom de brasilidade, mas de uma forma de que fosse novo até mesmo para os brasileiros mais tradicionais, e que valorizasse o que o Brasil tem de melhor”.

Renata ressalta a importância da formação prática que o intercâmbio na Coreia vem proporcionando. Ela se surpreendeu com a experiência vivenciada na Hyundai.

“Eu acreditava que ter vindo para a Coreia e estudar em uma das melhores universidades da Ásia, tinha sido a maior oportunidade que me foi dada. Isso até que o estágio para trabalhar para o Hyundai Motor Group surgiu. A coisa toda parecia fora de proporções! Um ano atrás eu nem conhecia o CsF, e numa grande reviravolta, recebi oportunidades que me eram antes surreais. Eu pude estagiar na Equipe de Design Avançado de uma das maiores empresas automotivas do mundo, que me recebeu de braços abertos e com largos sorrisos. O programa foi muito bem estruturado, recebemos aulas ao longo do projeto, e nossos mentores fizeram questão que o resultado final fosse 100% nosso. ‘Nós só queremos que vocês se divirtam e sintam-se a vontade para serem criativas! Queremos ver o que vocês podem fazer!’ Disse Bitna Baek, a mentora responsável pelo programa. A equipe em todos os momentos estava disponível para ajudar e ensinar. Aprendemos não apenas sobre design de carros mas também sobre o que significa trabalhar em equipe dentro da cultura de uma empresa coreana, e como trabalhar sendo fiel à identidade da empresa. O ambiente era descontraído e inspirador, e embora todos trabalhassem muito duro com e tanta dedicação, sempre tinham um momento para nós”.

 

Renata fala que a companhia não mediu esforços para que os brasileiros crescessem tecnicamente nesse período, aprendendo com profissionais de ponta sobre todas as etapas do processo de design automotivo, revelando inclusive informações que são segredos industriais aos estagiários:

“Todo o processo foi um desafio muito grande, recebi uma quantidade imensa de informações num período de 5 semanas, foi um intensivo automotivo, e quanto mais eu aprendia, mais perguntas tinha vontade de fazer. “Nunca poderia imaginar que estagiárias brasileiras poderiam se interessar tanto por Color & Trim!”. Disse nossa mentora rindo ao mencionar sobre a quantidade aparentemente surpreendente de perguntas que fizemos durante a aula sobre acabamento automotivo. Em momento algum nos esconderam qualquer informação, compartilhavam informações confidenciais, pois estavam todos querendo que aprendêssemos o máximo possível”.

Renata fala sobre seu futuro depois de ter o primeiro carro desenvolvido dentro da Hyundai e de ter adquirido conhecimento em campo de trabalho novo, até então, para ela:

“Design automotivo é uma área em que eu tinha pouquíssimo conhecimento, e agora em breve terei um carro desenvolvido com a ajuda da Equipe. É incrível como uma experiência dessas muda os seus planos para o futuro. Eu não fazia idéia do quanto gostava de trabalhar com Experiência de Usuário até ter de imaginar todas as situações pelas quais o motorista e os passageiros brasileiros passam. Gostaria muito de continuar a trabalhar no ramo, e não consigo imaginar um começo melhor para minha carreira: em uma empresa de renome internacional, em meio profissionais e amigos, todos entusiasmados prontos pra te ajudar a crescer como designer e como pessoa“.

O carro-conceito desenhado por Renata não pôde ser divulgado por ter sido considerado de interesse estratégico da equipe de design da Hyundai Motor Company.

Sobre a Hyundai Motor Brasil

A Hyundai Motor Brasil (http://www.hyundaimotor.com.br/) inaugurou em novembro de 2012 sua primeira fábrica no Brasil, em Piracicaba - SP, com capacidade de produção de 150 mil carros por ano. A empresa investiu US$ 700 milhões nessa unidade, que vai produzir três modelos, desenvolvidos exclusivamente para o Brasil: a família HB. O primeiro veículo em produção é o HB20 hatch, com motores flex 1.0 e 1.6 e opção de câmbio automático nas versões 1.6. A família HB contará, ainda no primeiro semestre de 2013, com o crossover HB20X e uma versão sedan.

Sobre a Hyundai Motor Company

Fundada em 1967, a Hyundai Motor Co. (http://worldwide.hyundai.com)  cresceu dentro do Grupo Hyundai Motor, com mais de  vinte e quatro afiliadas e subsidiárias. Com sete fábricas fora da Coreia do Sul, incluindo Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Rússia, Turquia e República Checa, vendeu 4,4 milhões de veículos ao redor do mundo em 2012. A Hyundai Motor, que tem mais de 80 mil funcionários, oferece uma linha completa de produtos que vão de pequenos a grandes veículos de passeio, SUV e veículos comerciais.

Sobre a parceira do Grupo Hyundai Motors com o Programa Ciência sem Fronteiras

O Grupo Hyundai Motors e suas afiliadas - Hyundai Motor Company, Hyundai Mobis, Hyundai Rotem, Hyundai Engineering & Construction, Hyundai Steel, Hyundai Glovis e Hyundai Hysco – são apoiadoras do Programa Ciência sem Fronteiras. Durante os meses de janeiro e fevereiro, o grupo recebeu 44 estudantes brasileiros matriculados em universidades coreanas para um programa de estágio de 5 semanas. É a primeira vez que o grupo abre suas portas para estágio de estudantes estrangeiros. A empresa pretende dar preferência aos estagiários brasileiros nos processos de contratação da Hyundai Motors Brasil. No próximo período de recesso acadêmico (Julho e Agosto/2013), a Hyundai Motor Group abrirá 60 novas oportunidades de estágio na Coreia do Sul. A empresa contribui financeiramente com o Ciência sem Fronteiras com USD 1,5 milhão investidos até 2014.

Informações: Hyundai Motor Group e Embaixada do Brasil em Seul.

 

 

 

Tags:

publicidade

publicidade