publicidade

PRATAS DA CASA

Programas de trainee estão em alta e têm seleções abertas em todo o país

Jovens devem atender à demanda por profissionais qualificados. Confira a lista de oportunidades

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/03/2013 17:43 / atualizado em 01/04/2013 17:49

Janine Moraes/CB/D.A Press
Empresas brasileiras estão investindo mais na capacitação de jovens. Um levantamento da Cia. de Talentos, empresa que coordena processos de seleção de trainees, registrou aumento de 56% no número de vagas de processos seletivos coordenados pela empresa, de 2011 a 2012. Só entre janeiro e fevereiro deste ano, para se ter uma ideia, houve crescimento de 15% na quantidade de vagas para trainee, em relação ao mesmo período do ano anterior.

A gerente de projetos da empresa, Priscila Rignani, explica que o interesse das companhias pela capacitação e contratação de jovens aumentou por causa do cenário econômico favorável vivido nos últimos anos, que trouxe a possibilidade de investir mais em recursos humanos. Devido à indisponibilidade de profissionais qualificados no mercado, as empresas têm investido na formação de jovens para que possam ocupar posições de gerência no futuro. “Nos últimos anos, houve uma valorização maior dessa iniciativa para formar a base de liderança que sucederá os atuais gestores das empresas,” explica.

Especialistas ressaltam que um bom programa de trainee deve ter foco na capacitação do profissional como líder dentro da organização. O processo também deve apresentar flexibilidade, permitindo ao jovem atuar em várias áreas internas da companhia. Cristiano Brasil, 40 anos, um ex-trainee que hoje ocupa o cargo de gerente regional das Lojas Renner, considera a inserção profissional pelo programa como princípio de uma carreira de sucesso. “Tive a oportunidade de passar por diversas áreas e entender como cada uma delas é fundamental para o funcionamento do negócio. O programa teve forte influência no meu modo de falar e de direcionar uma equipe”, relata.

Para ele, o acompanhamento por profissionais de recursos humanos e líderes experientes durante o processo foi fundamental para um aprendizado mais rápido e eficaz. Os desafios eram constantes, assim como o retorno por parte da empresa. A coach Rosana Franco, sócio-consultora da empresa de recrutamento de trainees Praxis, acredita que a comunicação com os jovens precisa ser bem planejada e executada desde o processo seletivo. “Existem ferramentas on-line para que possamos conhecer melhor os candidatos e para que eles também possam saber um pouco mais sobre a empresa”, exemplifica.

Escolha consciente
Na prática, nem sempre o candidato se identifica com o trabalho logo no início. Locais de trabalho em regiões distantes da primeira etapa do programa e falta de identificação com o trabalho a ser desenvolvido são os principais motivos para desistências durante programas de trainee. Possibilitar que os candidatos enviem vídeos de apresentação e os estimular a tirar dúvidas ainda na etapa inicial, pode evitar surpresas desagradáveis no futuro. “Muitos candidatos entram nos programas sem conhecer a empresa. Eles já poderiam fazer essa lição de casa e se candidatar a programas com que tenham maior identificação e alinhamento”, aconselha a coach Rosana. A responsabilidade, porém, não é apenas do candidato. As empresas precisam deixar bem clara a linha de atuação corporativa, tanto na divulgação quanto nas várias etapas que compõem a seleção.

“É muito comum o jovem sair da faculdade sem ter muita noção do mercado e, por isso, ter dificuldade em escolher uma área de atuação”, explica João Mendes, psicólogo e sócio-consultor da Vicky Bloch Associados, empresa especializada em coaching profissional. Ele recomenda que o trainee seja produtivo durante o programa. É importante tirar dúvidas e fazer relacionamentos, para que o conhecimento acumulado turbine a carreira do profissional dali para frente e o direcione para a posição que melhor se identifica com sua personalidade.

O publicitário recém-formado Gabriel Cunha, 23 anos, considera a liderança como uma habilidade fundamental para obter sucesso nas seleções. O jovem participou de vários recrutamentos, sendo que, em dois deles, chegou às etapas presenciais, ambas em São Paulo. Ele considera a paixão pela marca com a qual se pretende trabalhar, além da identificação com o respectivo produto ou serviço oferecido pela companhia, como pontos primordiais. Hoje, reserva as energias para se preparar apenas aos processos que o motive a vestir a camisa da organização. “Comecei me inscrevendo em todas as seleções que encontrava. Hoje, tenho a consciência de que só vale a pena se eu me identificar com a empresa”, conta.

Atitude coerente
Na hora de brigar por uma vaga, é preciso ficar atento às próprias atitudes. Candidatos a programas de trainee precisam demonstrar, durante as etapas do recrutamento, que possuem o perfil certo para a empresa em que pretendem atuar. A gerente de recursos humanos da Page Talent, Manoela Costa, explica que não existe jeito certo nem errado para se comportar em uma entrevista ou em uma dinâmica de grupo. “O candidato tem que ser coerente com suas habilidades. Afinal, qualquer inconsistência será percebida nas próximas etapas”, explica a especialista, que recomenda aos candidatos explorarem os principais diferenciais de sua personalidade, além de pontos que ainda precisam ser desenvolvidos. “Se alguém pergunta ao jovem por que ele deve ser contratado, é fundamental que ele próprio já tenha se avaliado”, completa Manoela.

Para evidenciar as habilidades, precisa contribuir nas dinâmicas de grupo. O psicólogo João Mendes diz ser importante que o jovem participe das discussões propostas, revelando estar ligado à equipe em que foi inserido e ao tema a ser tratado. “Ser ativo no grupo não é necessariamente dominar o debate, mas contribuir com ideias,” explica. Segundo ele, nessa etapa os recrutadores estão avaliando as habilidades de comunicação dos candidatos.


Oportunidades
Confira informações sobre os programas de trainee em todo o país

Programa de Trainee Tetra Pak 2013
» Número de vagas: 4
» Duração: 9 meses
» Área de atuação: a ser definida durante o programa
» Inscrições: até 17 de março
» Localização: Campinas (SP)
Requisitos:
» Recém-formado ou ter até dois anos de graduação
» Experiência de estágio em empresa de grande porte
» Formação superior em administração/marketing, economia ou engenharia
» Site: www.dreves.com.br/tetrapak

Programa Nova Geração PwC

» Número de vagas: 600
» Duração: 12 meses
» Área de atuação: auditoria, consultoria de negócios e consultoria tributária e societária
» Localização: em todo o Brasil. Trinta vagas para a região Centro-Oeste (escritórios de Brasília e de Goiânia)
» Inscrições: até 25 de março
Requisitos:
» Estudantes a partir do segundo ano do ensino superior ou recém-formados há, no máximo, dois anos em cursos de administração, ciências atuariais, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, engenharias, estatística, matemática, psicologia e cursos relacionados a tecnologia da informação
» Inglês básico ou intermediário
» Site: www.pwc.com.br/novageracao

Programa de Trainee do grupo Protege
» Número de vagas: 5
» Duração: 9 meses
» Área de atuação: administrativa, operacional e comercial
» Localização: São Paulo
» Inscrições: 31 de março
Requisitos:
» Ter completado o curso superior há, no máximo, cinco anos (dez/07 a dez/12), em administração de empresas, ciências contábeis, engenharia, economia ou gestão de segurança privada
» Ter disponibilidade para viagens, trabalhar e fixar residência em outras cidades
» Site: www.vagas.com.br/traineeprotege

Odebrecht Agroindustrial

» Número de vagas: 30
» Duração: 2 anos
» Área de atuação: operações agroindustriais e administrativas
» Localização: nos cinco polos industriais de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo e nos escritórios corporativos localizados na capital paulista e em Campinas
» Inscrições: até 31 de março
Requisitos:
» Formados em 2012 em administração de empresas, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, engenharia agrícola, engenharia agronômica, engenharia civil, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia industrial mecânica, engenharia mecânica e jornalismo
» Inglês intermediário e domínio do pacote Office
» Mobilidade para residir em outros estados
» Site: www.odebrechtagroindustrial.com/jp

Programa de Trainee da rede Brazil Hospitality Group (BHG)
» Número de vagas: 5
» Duração: 2 anos
» Área de atuação: governança, recepção, alimentos e bebidas, reservas, entre outras
» Localização: São Paulo e Rio de Janeiro
» Inscrições: até 1º de abril
Requisitos:
» Estar cursando o último ano de faculdade ou ter formação superior completa (concluída há, no máximo, dois anos)
» Inglês intermediário ou avançado
» Disponibilidade para viajar ou mudar de cidade ou estado no fim do programa
» Site: www.bhg.net/trabalheconosco

Programa de Trainee 2013 Unicasa

» Número de vagas: 16
» Duração: 3 meses
» Área de atuação: área comercial
» Localização: Bento Gonçalves (RS)
» Inscrições: até 10 de abril
Requisitos:
» Disponibilidade para morar em qualquer região do Brasil e para viagens
» Site: www.traineeunicasa.com.br

Programa de Trainee Lojas Renner
» Número de vagas: 63
» Duração: 12 meses
» Área de atuação:
» Localização: Porto Alegre (seis meses) e em uma das 188 lojas (seis meses)
» Inscrições: até 15 de abril
Requisitos:
» Curso de graduação completo, concluído entre dezembro de 2008 e dezembro de 2012
» Inglês avançado
» Site: www.traineerenner.com.br

Programa Jovens Profissionais 2013 Leroy Merlin

» Número de vagas: não informado
» Duração: 18 meses
» Área de atuação: comercial e administrativa/financeira
» Localização: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília
» Inscrições: até 8 de abril
Requisitos:
» Formação superior completada entre dezembro de 2008 e dezembro de 2012, em qualquer curso
» Site: www.across.com.br/leroymerlin

Programa Trainee 2013 BTG Pactual

» Número de vagas: não disponível
» Duração: 12 meses
» Área de atuação: administração de fundos, operações, auditoria, tecnologia, entre outros
» Localização: São Paulo e Rio de Janeiro
» Inscrições: até 30 de abril
Requisitos:
» Formação em administração de empresas, ciências da computação, economia, engenharia, matemática, contabilidade, ciências atuariais e estatística
» Inglês e português fluentes
» Site: www.btgpactual.com/home/ Carreiras.aspx/ProgramaTrainee

Programa de Estágio e Trainee Nielsen 2013

» Número de vagas: não informado
» Duração: 12 meses
» Área de atuação: client services e retail services
» Localização: Cotia (SP)
» Inscrições: até 31 de março
Requisitos:
» Formados entre dezembro de 2013 e dezembro de 2014 em administração de empresas, economia, engenharia, estatística, matemática, marketing, comunicação social, publicidade, relações internacionais ou cursos afim
» Site: br.nielsen.com/carrers/ NossaGente_Programadetrainees

Jovens Talentos GSK

» Número de vagas: 170 para trainees e estagiários
» Duração: dois anos e meio
» Áreas: marketing, comercial, estratégia e finanças
» Localização: São Paulo e Rio de Janeiro
» Inscrições: até 8 de abril para trainees e o ano todo para estagiários
Requisitos
» Formação entre dezembro de 2010 a julho de 2012 em administração de empresas, ciências biológicas, ciências contábeis, comércio exterior, comunicação social, direito, economia, engenharias, farmácia, informática, matemática, estatística, marketing, nutrição, psicologia, publicidade e propaganda, química, serviço social e secretariado executivo
» Exigida experiência prévia nas áreas de estratégia, marketing, comercial ou financeira
» Site: www.jovenstalentosgsk.com.br

6ª edição anual do Programa Trainee Internacional BG Group

Número de vagas: não informado
Duração: dois anos
Localização: no mínimo seis meses em um dos outros países de atuação do BG Group
Inscrições: até 30 de abril
Requisitos
- Formação até julho de 2013 em engenharia (diversas especialidades), economia, administração, matemática, física e ciências contábeis. Há vagas para as áreas de engenharia, perfuração, comercial e finanças.
- Site: www.bg-group.com/graduates

Programa Novos Talentos B2W
- Número de vagas: 60
- Duração: três meses
- Localização: Rio de Janeiro
- Inscrições: ao longo do ano
Requisitos
- Recé-formados em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, engenharias, estatística, informática (e todos os cursos relacionados a tecnologia da informação), marketing, relações internacionais, matemática, física
- O perfil é de jovens com 25 anos em média e cerca de até 3 anos de formado, mas isso não é uma restrição
- Site: www.vagas.com/v697393 - Digitar a senha: B2W

Ernst & Young Terco
» Número de vagas: 900
» Duração: não informado
» Áreas: consultoria, auditoria, transações corporativas e impostos
» Localização: Blumenau, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo
» Inscrições: ao longo do ano
Requisitos
» Candidatos a partir do penúltimo ano ou recém-formados em administração, ciências atuariais, ciências contábeis, direito, economia, engenharia, estatística, matemática, e cursos relacionados à tecnologia da informação
» Site: www.traineeseyt.com.br

Programa de Trainee Esmaltec

Requisitos
» Formação há no máximo 2 anos em engenharias (produção, química, elétrica, eletrônica, mecânica, mecatrônica), administração de empresas, ciências econômicas, ciências contábeis,comunicação social, marketing, design, publicidade e propaganda
» Inglês desejável
» Site: vagas.com.br/PagEmpr.asp?e=esmaltectrainee

Sodexo/Puras

» Duração: 3 meses
» Localização: abrangência nacional, distribuídas em diversas regiões do país
Requisitos
» Recém-formados a 1 ou 2 ano em nutrição, gastronomia, engenharia dos alimentos e economia doméstica
» Experiência profissional, pós-graduação e um segundo idioma serão considerados diferenciais
» Site: pessoas.vagas.com.br/vagas/v618447

Riachuelo

Número de vagas: 40
Inscrições: até 30 de abril
Requisitos: graduação entre julho de 2009 e julho de 2013 nos cursos de  administração, economia, engenharia, moda, comunicações e áreas correlatas.  É desejável inglês fluente, talento para administração comercial e gestão de pessoas e disponibilidade para morar em outras cidades brasileiras.
Início: agosto de 2013 e, no fim do programa, o trainee assume um cargo de gerente
Site: www.riachuelo.com.br.

Tags:

publicidade

publicidade