Estagio

Reprovados em português

Falta de domínio da língua é a principal causa de eliminação de estudantes em teste de estágio para nível superior

postado em 15/09/2013 19:33
Vicente tem o hábito de ler desde criança: facilidade na prova de redaçãoO estágio é o primeiro passo para quem pretende ter uma oportunidade no mercado de trabalho após a graduação. Ao participar de um processo seletivo para esse tipo de vaga o estudante precisa considerar que se trata de uma possível oportunidade de colocação no mercado no futuro. Muitos, no entanto, não estão preparados para encarar a entrevista e pecam em competências básicas. Pesquisa feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), entre 1; de janeiro e 31 de julho deste ano, mostrou que mais de 62% dos 6.175 candidatos que fizeram testes de estágio de nível superior na organização reprovaram. Os motivos foram os mais variados, porém o principal deles é a falta de domínio do português.

Todos os entrevistados fizeram um ditado de 30 palavras. Era permitido cometer até sete erros, mas 36,8% deles reprovaram. Falhas ortográficas graves ; como ;essepcional;, ;analize;, ;regeitar; e ;adapitação; ; foram encontradas nos testes. ;São erros de palavras comuns, e não de palavras mais rebuscadas;, alerta o coordenador de Seleção do Nube, Erick Sperduti. Nos processos seletivos em que é necessário escrever uma redação, o resultado costuma ser ainda pior. ;Se eles têm dificuldade até no teste ortográfico, na redação os problemas são ainda maiores. Eles pecam na concordância nominal e verbal e, às vezes, não têm conhecimento acerca do tema abordado. Por isso, não conseguem elaborar o texto. Já recebemos redação de três linhas;, conta Sperduti.

A falta de leitura e de prática da escrita são relacionadas como as causas dessas deficiências na formação. Os estudantes chegam à seleção sem conhecimento das palavras e não conseguem escrever um texto argumentativo que tenha introdução, desenvolvimento e conclusão. ;Nós identificamos uma falta de iniciativa do próprio jovem;, diz o especialista, que ressalta ser importante usar a tecnologia a favor, para ler mais, aumentar o vocabulário e aprender.

Janaína Andrade, coordenadora na empresa especializada em recrutamento e seleção Talent Group, também percebe a falta de domínio da língua portuguesa como uma das principais deficiências nos processos seletivos para estágio. ;Os jovens estão com uma lacuna muito grande no português, não conseguem escrever de maneira clara. Além disso, há o problema da dicção. Eles usam linguajar mais informal e, numa entrevista de emprego, é preciso ser mais formal, pensar como se fosse fazer parte daquela empresa um dia;, explica.

Objetividade
O professor João Trindade, autor do livro A língua no bolso, afirma que os erros mais comuns são de ortografia, crase, concordância verbal e nominal (veja o quadro com dicas). ;O ideal é ser simples, claro e objetivo na entrevista e na hora de escrever o texto também. Assim, a probabilidade de errar é menor. Uma dica é não usar períodos longos, pois eles tendem a fazer com que a pessoa erre mais;, sugere. Trindade destaca ainda que os examinadores não costumam cobrar regras muito complicadas em seleções de estágio e uma revisão das normas gerais é suficiente para se sair bem. ;Quanto a questões de ortografia, não há outra solução, é preciso ler muito e, sempre que tiver dúvida, consultar o dicionário;, afirma.

Para melhorar o vocabulário e aprender a redigir bem, a sugestão do professor é aliar a leitura de jornais, revistas e textos na internet à literatura. O estagiário da Procuradoria da República no Distrito Federal (PR/DF) Vicente Everthon Sousa Santos, 22 anos, segue à risca essa recomendação. Ainda no ensino médio ele leu obras de Maquiavel e de Platão. Para ser aprovado no processo seletivo da procuradoria, o estudante do 10; semestre de direito precisou escrever duas questões dissertativas de até 15 linhas, que cobravam tanto o conteúdo de direito quanto o de língua portuguesa. ;Fiz cursinho de português quando estudava para concurso e na escola prestava atenção na aula. Tive facilidade de escrever na prova dissertativa, porque sempre li muito e continuei com esse hábito por causa da faculdade;, conta.

Falta de domínio da língua é a principal causa de eliminação de estudantes em teste de estágio para nível superiorComportamento
Outro ponto em que os candidatos deixam a desejar nas seleções de estágio diz respeito aos quesitos comportamentais ; desenvolvimento de competências e postura inadequada ;, responsáveis por mais de 22% das reprovações (veja o gráfico). Erick Sperduti, do Nube, sugere que o candidato use sempre um traje mais formal. Para os homens, terno, unhas cortadas e barba feita, e, para as mulheres, nada de decotes, roupas curtas demais nem maquiagem exagerada. É importante também relaxar no dia anterior para chegar à entrevista descansado e com antecedência de 15 minutos.

A especialista Janaína Andrade sugere que o candidato pesquise sobre a empresa na internet antes de participar da seleção. Além disso, é necessário estar bem informado sobre a área de atuação para saber conversar com o entrevistador. ;Para um processo seletivo de estagiário, não tem como avaliarmos muitos aspectos técnicos. Então, ele é mais voltado para a parte pessoal, o cotidiano do candidato. Nessa parte, eles se saem pior ou por falta de conhecimento do próprio curso, ou por falta de direcionamento da carreira;, afirma Janaína. O candidato também precisa ter um objetivo definido na carreira, saber para que é a vaga e participar da seleção apenas se esse posto lhe interessar realmente, pois desinteresse conta pontos negativos. ;Quando você demonstra entusiasmo e conhecimento, é indício de que gosta do trabalho. É isso que faz a diferença em um processo seletivo.;


Nenhum aprovado
A prova de redação eliminou todos os candidatos a uma vaga do concurso público para o cargo de juiz do trabalho substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 5; Região, na Bahia. O resultado foi divulgado no início de agosto. Dos 2.591 inscritos, 61 passaram para a terceira etapa, uma prova de sentença, e nenhum conseguiu alcançar a nota mínima exigida, de seis pontos. O resultado final após a avaliação dos recursos sai na próxima quarta-feira.

Prepare-se

Cursos on-line
O Nube oferece cursos on-line gratuitos sobre processos seletivos, gestão de carreira, marketing pessoal, como falar em público e como elaborar um currículo. Eles podem ser acessados no site www.nube.com.br/ead.

Feira para estudantes

Durante a programação da Feira Capital Estudante, haverá oficinas e palestras com dicas de seleção de estágio. O evento começa na próxima quinta-feira e vai até sábado, das 9h às 20h, no Pátio Brasil Shopping. No primeiro dia de evento, das 17h às 18h50, a editora de Opinião do Correio, Dad Squarisi, ministrará a palestra Como escrever um texto nota 10. Na sexta-feira, às 10h30 e às 16h, será ministrada a palestra Mercado de trabalho e estágio. Haverá ainda estandes do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), onde os estudantes poderão encontrar oportunidades de vagas, fazer cadastro e ter consultoria para elaboração de currículo. A programação completa está disponível no site www.capitalestudante.com.br. A entrada é gratuita.

LEIA

A língua no bolso ; dicas de português para todas as ocasiões
; Autor: João Trindade
; Editora: Alumnus
; Edição: 2;
; Páginas: 112
R$ 18

A língua no bolso é um manual prático para professores, estudantes ou para qualquer pessoa que quiser aprender de forma rápida as principais normas da língua portuguesa. A obra traz dicas sobre ortografia e pontuação e ainda tem exercícios com o gabarito para testar os conhecimentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação