SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Oportunidade

Caixa abre inscrições para programa Adolescente Aprendiz

Instituições sem fins lucrativos podem se inscrever gratuitamente para promoverem educação profissionalizante a jovens carentes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 05/09/2016 20:32 / atualizado em 05/09/2016 20:54

A Caixa está com inscrições abertas, de 5 a 23 de setembro, para celebrar convênio com entidades sem fins lucrativos (ESFL) a fim de viabilizar, em conjunto, a formação de adolescentes aprendizes em serviços bancários (Arco Ocupacional Aprendiz Bancário – Adolescente Serviços Administrativos ou Arco Ocupacional Administrativo). O programa tem a finalidade de promover a capacitação e facilitar a inserção do jovem no mercado de trabalho.

Serão selecionadas até 10 ESFLs inscritas e com cursos validados no Cadastro Nacional da Aprendizagem do Ministério do Trabalho. As instituições devem demonstrar qualificação técnica e capacidade operacional, e ter mais de 5 anos de funcionamento. Não podem concorrer órgãos governamentais, pessoas físicas, sindicatos ou instituições que integram o Sistema S (Senai, Senac, Senar, Senat, Sesc, Sesi, Sebrae).

A inscrição é gratuita. Para efetivá-la, as instituições interessadas devem enviar pelo correio a documentação descrita no edital para a Centralizadora Nacional de Gestão de Pessoas – Cepes ou entregar pessoalmente à Caixa Econômica Federal, localizada no Setor de Autarquias Sul, em Brasília. Após essa etapa, ocorrerá, entre 26 de setembro e 21 de outubro, a análise dos planos de trabalhos que será de caráter eliminatório e classificatório. A resultado será divulgado em 24 de outubro.

O programa destina-se a adolescentes de ambos os sexos em situação de vulnerabilidade social e econômica de 15 a 17 anos completos. Precisam estar cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental ou o equivalente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). As entidades participantes deverão tornar públicos os critérios de seleção dos aprendizes e manterem a lista atualizada de classificação dos estudantes selecionados a fim de tornar transparente o processo.

O contrato de aprendizagem, com vigência de 24 meses, terá o total de 1.840 horas, assim divididas:

  1. Atividades práticas realizadas na Caixa: 1.288 horas (70% da carga horária do Programa)
  2. Atividades teóricas: correspondentes a 552 horas (30% da carga horária do Programa)


O valor total custeado pela Caixa por adolescente contratado é de R$ 35.997,65. No fim da formação, será concedido certificado de qualificação profissional pela instituição conveniente, com assinatura conjunta da Caixa, ao aprendiz que concluir todo o conteúdo de aprendizagem teórica e prática.

 

Edital

publicidade

publicidade