Ciências sem Fronteiras

Bolsistas realizam primeiro encontro regional em Frankfurt

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 11/10/2012 21:07

Foi realizado, em 24 de setembro passado, o Primeiro Encontro Regional de Bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras, na Universidade Goethe, em Frankfurt. O encontro, que teve como um de seus anfitriões o Cônsul-Geral do Brasil em Frankfurt, Embaixador Cézar Amaral, contou com a presença de representantes do DAAD, da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e de diversas universidades participantes, além de 148 bolsistas.

Durante o encontro foi apresentado o Guia de Orientação para os bolsistas brasileiros na Alemanha, elaborado conjuntamente pela Embaixada em Berlim e os Consulados-Gerais em Frankfurt e Munique. O guia contém dicas úteis para a vida do bolsista, passos relevantes para os preparativos de viagem e chegada, integração à vida acadêmica, entre outras informações relevantes. O documento pode ser encontrado no endereço eletrônico do Consulado-Geral em Frankfurt.

Um dos temas abordados na reunião foi o da realização de estágios, ocasião em que foram transmitidas orientações acerca das normas de estágio acadêmico na Alemanha e das ofertas atualmente disponíveis. Ademais, tratou-se do aprofundamento das relações entre as instituições de ensino superior e de pesquisa, e do aprendizado da língua alemã. Estandes de especialistas alemães de empresas estatais da área da saúde permaneceram à disposição para sanar as dúvidas dos brasileiros. O Governo do Estado alemão de Hessen, onde se localiza Frankfurt, também se fez presente através de seu "Programa de Cursos Paralelos" ("Studienbegleitprogramm"), que oferece a estudantes estrangeiros cursos gratuitos em língua alemã sobre a cultura e a história deste país.

Mais fotos do evento e informações sobre as atividades recentes estão disponíveis na página do Consulado.

       Divisão de Temas Educacionais, Departamento Cultural, Ministério das Relações Exteriores.

Tags: