Trabalho e Formacao

Jovens de 20 estados participam do 4º Intercâmbio de Jovens Cooperativistas

postado em 22/10/2012 20:30
Jovens representantes de cooperativas de 20 estados brasileiros estão em Brasília, até quarta-feira (24), participando do 4; Intercâmbio de Jovens Cooperativistas. O evento, que é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), tem como objetivo despertar nos jovens o espírito empreendedor, apresentando a eles um caminho para a geração de trabalho, renda e inserção social. O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes, afirma que é importante a capacitação dos jovens. ;A formação é fundamental para que o movimento tenha capacidade de dar respostas hoje, amanhã e depois;, explica Lopes. A comitiva é integrada por 42 lideranças, que estão participando de palestras e terão oportunidade de expor no evento as ideias e experiências obtidas no projeto.

Comitiva integrada por 42 lideranças de cooperativas do país participam do 4º Intercâmbio de Jovens Cooperativistas, em BrasíliaJean Ferreira, 21 anos, estudante do 8; semestre do curso gestão do agronegócio na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), participa de programas ligados ao cooperativismo há 3 anos e acredita que é muito importante a realização desse tipo de evento. ;É uma oportunidade para a troca de experiência, levar para nossa região o que é usado com sucesso em outras regiões do país;, afirma.

Tanziana da Silva, 23, veio de Autazes, Amazonas, para representar uma cooperativa da cidade. Neta de um dos sócio-fundadores da cooperativa de laticínios, ela conta que não tinha noção do que significava o cooperativismo. Depois de participar do curso Jovens Lideranças, ficou fascinada pela área: ;Percebi que juntos podemos vencer com mais facilidade os desafios enfrentados pelo Brasil;, explica.

O gerente geral de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop, Maurício Alves, atenta para a importância do cooperativismo. Para ele, as cooperativas podem ajudar a superar a divisão desigual de riquezas no Brasil. ;A divisão de riqueza é um dos maiores princípios do cooperativismo, todo mundo é dono das cooperativas, a divisão é igualitária, é uma forma de mostrar que as coisas podem ser mais iguais;, afirma. Gilnei Mendes, 24, veio de Várzea da Roça, na Bahia, e acredita que o cooperativismo é importante para que o Brasil cresça de forma igualitária. ;O cooperativismo valoriza a sociedade e não só o indivíduo;, explica.

No evento, será apresentado o JovemCoop, que substitui o antigo Jovens Lideranças, cuja meta é a formação de jovens visando o crescimento do movimento cooperativista brasileiro. A gerente de formação e qualificação profissional do Sescoop, Andréa Sayar, explica que houve uma reformulação da metodologia: ;antes, o foco era a sala de aula . Agora, buscamos a mobilização e formação de grupos aptos a serem futuros cooperados;.

O estudante do 10; semestre de engenharia de produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Jaffer Vinícius Besen, 21, conta que no Brasil o cooperativismo não é muito conhecido entre os jovens. Ele acredita que seja por falta de conhecimento e divulgação das cooperativas. ;Mas é uma excelente forma de ingresso no mercado de trabalho, pois dá muitas oportunidades;, explica. Ele pretende seguir carreira no cooperativismo quando terminar o curso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação