SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Conheça a estudante do DF selecionada no programa Jovens Embaixadores

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 25/10/2012 19:05 / atualizado em 25/10/2012 19:56

Uma estudante do Distrito Federal foi selecionada para fazer parte do grupo de 37 brasileiros que vão participar do programa Jovens Embaixadores. Yasmin Gomes de Araújo, 16 anos, é a brasiliense escolhida para viver por alguns dias como embaixadora brasileira nos Estados Unidos. Ela participará de reuniões com autoridades do governo local e líderes de Organizações não Governamentais, irá a aulas na escola da cidade e participará de projetos sociais e atividades de voluntariado.

Adauto Cruz/CB/D.A Press


Yasmin é estudante do 2º ano do Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab), em Taguatinga. No meio da tarde do dia 23 de outubro, enquanto estudava em um cursinho preparatório para o Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB), Yasmin recebeu um telefonema da mãe, Vivianne Araújo. O contato inesperado era para avisar da convocação pelo programa Jovens Embaixadores. Em choque, a estudante ainda tenta assimilar a surpresa.

"Estou esperando a ‘ficha cair’ para acreditar e fazer planos mais concretos", conta. À espera de documentos oficiais da coordenação do programa, que detalharão o processo da viagem e a casa da família onde ficará, Yasmin começa a criar expectativas. "Espero conhecer e absorver o máximo de conhecimento que puder da própria rotina. Quero ter contato com coisas novas e representar bem o Brasil."

Ela ganhou a vaga depois de concorrer com 16 mil inscritos e passar por três etapas de seleção. A primeira foi a inscrição on-line. Depois, foi necessário fazer uma prova escrita e a última fase foi uma prova oral com entrevista, em que eram perguntadas situações corriqueiras da vida que ela levará nos Estados Unidos. "Não senti dificuldades na prova oral. Foi mais como uma conversa para ver como eu reagiria a situações que podem acontecer, por exemplo, o que fazer se uma pessoa se sentir mal", explica a estudante.

Dedicação
Apaixonada pela disciplina de inglês, Yasmin pretende cursar jornalismo e língua inglesa na faculdade. Com o apoio da família, ela espera que a experiência de viajar pela primeira vez ao exterior seja inesquecível. Na casa em que mora, vivem também os pais, os avós paternos e o irmão de seis meses. Toda a família se alegrou com a conquista. A mãe, grande torcedora de Yasmin, acredita que a experiência enriquecerá o aprendizado da filha. "Não tive dúvidas de que ela seria selecionada. Ela sempre foi esforçada e estudiosa. Todo o mérito é dela e esse é só o começo de suas vitórias", comemora.

A estudante conta que ficou sabendo do projeto pela professora do curso de inglês, ainda no 9º ano. Assim que fez 15 anos, idade mínima necessária para participar do projeto, a estudante se inscreveu. Ano passado ela tentou e não conseguiu, mas quando viu as inscrições abertas este ano tentou novamente. A Embaixada norte-americana arcará com os custos de passagem aérea e auxílios necessários nos Estados Unidos.

O grupo de jovens embaixadores brasileiro tem viagem marcada para 11 de janeiro de 2013. A volta dos estudantes ao Brasil está prevista para 3 de fevereiro. Eles passarão pela capital dos EUA (Washington, DC) e, depois, serão divididos em grupos e enviados para diferentes cidades americanas onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.

 

Tags:

publicidade

publicidade