SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Apoio

Ciência sem Fronteiras realiza evento para ampliar redes internacionais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/11/2012 15:26

No dia 13 de novembro, será realizado o Workshop "Ciência sem Fronteiras: construindo redes internacionais para inovação", durante o Open Innovation Seminar, que ocorrerá em São Paulo.

 

O evento, proposto pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), reunirá representantes de países, da indústria e de parques tecnológicos, incubadoras, institutos de pesquisa e outras associações de ciência e tecnologia que tenham interesse em colaborar com o Programa Ciência sem Fronteiras. Além disso, instituições e empresas, atuais parceiras do programa, vãoapresentar o porquê e como aderiram ao programa, suas expectativas e primeiras experiências.

 

O Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal, que conta com a ação conjunta dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), por meio, respectivamente, do CNPqe da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  

 

Durante o workshop, estão previstas as sessões "Objetivos, primeiros resultados, expectativas e desafios para o Programa Ciência sem Fronteiras", "O Programa Ciência sem Fronteiras na visão dos países parceiros", "Estudo de casos de cooperação da Indústria com o Programa Ciência sem Fronteiras" e "Estudo de casos de cooperação da Indústria com o Programa Ciência sem Fronteiras".

 

Já estão confirmados representantes da Alemanha, Austrália, Canadá, Reino Unido, Índia e Suécia e, entre as indústrias, Febraban, ABDIB, Saab, CISB, Petrobrás, BG Group e Natura.

 

O programa - Desde o lançamento do Ciência sem Fronteiras, em 2011, o governo brasileiro vem proporcionando a estudantes e pesquisadores a oportunidade de participar e estudar nas melhores e mais relevantes universidades do mundo. Para isso, foram convidados países, universidades nacionais e internacionais e indústrias para colaborar com o CNPq e a Capes no patrocínio e direcionamento das bolsas.

 

O programa prevê a concessão de até 101 mil bolsas até 2015 para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. A iniciativa busca também atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, criando oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

 

O Open Innovation - O Open Innovation Seminar, o maior encontro de inovação da América Latina, acontecerá este no Hotel Transamérica de São Paulo, entre os dias 12 e 14 de novembro. O encontro, que ocorre desde 2008, terá como tema Crescimento Sustentável apoiado em Redes de Inovação: Agenda Brasil e reunirá especialistas da chamada "hélice tripla da inovação", ou seja governo, empresas e universidades de diversos países.

Mais informações sobre o Workshop Ciência sem Fronteiras: construindo redes internacionais para inovação no Open Innovation Seminar aqui.

 

Assessoria de Comunicação do CNPq

 

 

 

 

Tags:

publicidade

publicidade