Trabalho e Formacao

Resultados de chamadas para graduação sanduíche no exterior

postado em 20/11/2012 19:39

O programa Ciência sem Fronteiras (CsF) divulga nesta semana os para graduação-sanduíche no exterior. As chamadas são para levar estudantes brasileiros para os Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul e Holanda.

Os estudantes selecionados receberão mensalidade de bolsa, auxílio-instalação, auxílio para aquisição de passagens aéreas e auxílio seguro saúde. As atividades terão início em janeiro de 2013 e devem durar 12 meses, podendo estender-se até 15 meses quando incluir curso de idioma.


Lançado em dezembro de 2011, o CsF já concedeu cerca de 18 mil bolsas. A meta do programa é oferecer 101 mil bolsas até 2015. Serão 75 mil por parte do governo federal e o restante com ajuda da iniciativa privada. A expectativa até o fim deste ano é chegar a 20 mil bolsas, com investimento aproximado de R$ 1,12 bilhão.

O programa promove a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio e da mobilidade internacionais de estudantes, professores e pesquisadores. A oferta de bolsas prevê as modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação ; doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado.

Pelo programa, estudantes de graduação e de pós-graduação podem fazer estágio no exterior para manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, o Ciência sem Fronteiras tenta atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar, por tempo determinado, no Brasil.


Acesse os .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação