Trabalho e Formacao

Universidades russas abrem 60 vagas para estudantes brasileiros

postado em 10/01/2013 16:09

Estão abertas as inscrições para estudantes brasileiros que desejam estudar na Rússia. As vagas são direcionadas às áreas de gás e petróleo, turismo, direito internacional, relações internacionais e educação física nas universidades Estatal de Belgorod, RUDN (Amizade dos Povos em Moscou) e MGU (Universidade Estadual de Moscou Lomonosov). O projeto é organizado pela Aliança Russa de Ensino Superior no Brasil desde 2005 e já levou mais de 270 brasileiros para estudar no país. Interessados devem se inscrever até 25 de janeiro. O embarque será em abril.

São 20 vagas para cada universidade e todos os alunos selecionados passam por um curso preparatório intensivo de 15 meses para aprender o idioma russo antes de iniciar a graduação. Serão ministradas aulas diárias com duração de 6 horas, de segunda a sábado. A seleção inclui reunião com os pais, análise do histórico escolar e entrevista com o candidato, que deve já ter concluído o ensino médio.

;Essa é uma experiência enriquecedora que tem tido grande procura;, avalia Carolina Perecini, diretora da Aliança Russa brasileira. A diretora ainda esclarece que, caso seja necessário, os certificados russos podem ser validados na volta ao Brasil. Fica a cargo das universidades nacionais aplicarem provas de conhecimentos para atestar a validade do certificado.

As universidades conveniadas estão entre as melhores do mundo e recebem estudantes de vários países. A MGU, localizada em Moscou, além de ocupar uma colocação no topo do ranking de qualidade internacional, possui o maior complexo universitário do mundo. A RUDN, também na capital do país, é uma das instituições de ensino que proporciona maior intercâmbio cultural entre estudantes, recebendo jovens de 140 países. A Universidade Estatal de Belgorod tem estrutura moderna com cinco museus, dois teatros, quatro cinemas, seis centros culturais e 20 livrarias.

O valor cobrado por aluno é simbólico. Em média, cada estudante paga de R$ 7 mil a R$ 10 mil por ano em despesas entre curso e moradia. A duração dos cursos é de quatro anos e o aluno tem direito a seguro médico, tutoria acadêmica e moradia universitária.

Os interessados devem se inscrever pelo ou pelos telefones (11) 3854-2513, 3854-2514 e 3854-2515.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação