SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Nota Informativa sobre a seleção para candidaturas para Portugal

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/03/2013 16:29

A Capes informa que 9.691 candidatos ao programa Ciência sem Fronteiras para estudos em Portugal apresentaram pontuação acima de 600 pontos no exame ENEM, demonstrando, portanto, qualificação condizente com os critérios do programa.

Tendo em vista que a demanda qualificada para Portugal ultrapassou as candidaturas para os outros países, a Capes viabilizará a distribuição desses candidatos para outros destinos com o objetivo de alcançar maior equilíbrio na formação dos estudantes brasileiros de acordo com os objetivos estratégicos do CsF. Ademais, não é viável alocar esse elevado número de estudantes nas instituições portuguesas.

Por essa razão, a Capes está encaminhando consulta àqueles considerados elegíveis para conhecer o número de candidatos que aceitam terem suas inscrições transferidas para os Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália ou Irlanda. A partir deste levantamento, serão feitas negociações com os parceiros estrangeiros para a alocação nas respectivas instituições de destino. Cabe ressaltar que essas novas concessões serão adicionais e ocorrerão sem prejuízo das seleções em andamento das chamadas específicas para esses países.

A realização de curso de idioma no país de destino por um período de até 6 meses, em tempo integral, visa permitir àqueles que ainda não tenham o nível de proficiência linguística necessário, a possibilidade de imersão de forma eficiente e rápida no aprendizado do idioma estrangeiro antes do início do curso. Esse período foi definido com base em evidências de que é possível alcançar proficiência linguística condizente com as atividades acadêmicas voltadas para o nível de graduação, sobretudo nas áreas tecnológicas e outras científicas. Além disso, no caso de países de língua inglesa, será disponibilizada, prioritariamente, senha pessoal de acesso ao curso de inglês online disponível no Portal de Periódicos da Capes.

A possibilidade de fazer o curso de línguas no exterior atende a um dos objetivos do programa Ciência sem Fronteiras, o de aprimorar a proficiência em língua estrangeira. A questão da proficiência do idioma estrangeiro dos candidatos à bolsa no exterior no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras está sendo tratada dentro de um conjunto de ações adotadas pelo Ministério da Educação com o objetivo de propiciar uma mudança abrangente e estruturante relativa ao ensino de idioma estrangeiro nas universidades do país como um todo.

A Capes esclarece ainda que, a exemplo de outros países, não há um número definido de bolsas a serem concedidas para Portugal. Essa definição depende de um conjunto de variáveis tais como: as áreas e cursos dos candidatos, as instituições estrangeiras de qualidade aptas a receber os estudantes, os calendários acadêmicos, a negociação com os parceiros estrangeiros, a oferta de alojamento e acomodações, bem como o número total de candidatos aprovados.

 

 

Tags:

publicidade

publicidade